Olyng

Dicas e Estratégias de Marketing Digital

Episódio 11: Como alterar suas informações no Google meu Negócio?
Noticias & Novidades, SEO

Episódio 11: Como alterar suas informações no Google meu Negócio?

Para aqueles ainda que não sabem, o Google tem um canal no Youtube chamado Google Webmasters, que foi criado com o objetivo de informar profissionais de SEO sobre as novidades e atualizações da plataforma.

Ao longo de 11 episódios, o canal criou uma série chamada ‘Pesquisa para Iniciantes’, aonde foi disponibilizando vídeos que ajudavam iniciantes a ganharem mais presença nos mecanismos de busca online.

O vídeo mais recente, e último da série, é voltado para o SEO Local, que nos ensina como atualizar o endereço e algumas outras informações do nosso negócio, usando a ferramenta do Google Meu Negócio.

Apesar desta série ser indicada para iniciantes da área e que nunca tiveram contato com a ferramenta, se você já é expert em SEO local, é bem provável que você já tenha um conhecimento prévio das informações que serão apresentadas aqui.

Neste artigo, vamos fazer uma recapitulação rápida do último vídeo da série ‘Pesquisa para Iniciantes’.

O que iremos aprender hoje?

O que é o Google Meu Negócio?

Experimente ir agora no Google, e pesquisar pela loja da apple que fica localizada dentro de um shopping no Rio de Janeiro: “apple village mall”.

Loja da apple village mall, google meu negócio

Sabe aquele grande retângulo que aparece do lado direito das pesquisas, que mostra algumas informações sobre o local, sempre quando o Google entende que o termo pesquisado possuí um estabelecimento físico?

Então, esse bloco de informações é o Google Meu Negócio em ação.

Dessa forma, a ferramenta, que por sinal é gratuita, permite que os donos de empresas sejam encontrados com mais facilidade pelos seus usuários, e o melhor, de forma totalmente orgânica.

O Google Meu Negócio, por vezes conhecido como Google My Business, surgiu pelo fato de que em 2017, 95% dos usuários da plataforma, usaram o Google para endereços físicos de algumas empresas.

Se meus usuários também fazem pesquisas visando encontrar o endereço de certos estabelecimentos, porque não oferecer esse tipo de informação logo na primeira página?

Usando esse insight, o Google desenvolveu essa ferramenta com o intuito de ajudar pequenos e grandes negócios a serem encontrados mais facilmente pelos seus usuários, de forma que nem o usuário nem o dono do estabelecimento precisem pagar nenhum centavo por isso.

Por meio de uma plataforma online, os donos do negócio poderão submeter seus estabelecimentos, além de poder informar as seguintes informações sobre ele:

  • Nome da Empresa;
  • Horário de Funcionamento;
  • Dias de Funcionamento;
  • Categoria do Negócio;
  • Números de Telefone;
  • URL do Site;
  • Endereço Físico;
  • Adicionar fotos da empresa;
  • E data de abertura (caso o negócio ainda não foi aberto);

Não tenho um negócio físico, mesmo assim posso adicionar algumas informações sobre ele?

Infelizmente não, uma vez que você precisa do endereço físico do seu negócio, para poder revindica-lo no Google Maps e posteriormente aparecer de maneira orgânica para seus usuários.

Dessa forma, o Google Meu Negócio é uma ferramenta estritamente para empresas que possuem locais físicos.

É importante ressaltar que empresas atuantes na área, mas que não possuem local próprio, podem revindicar suas informações na lista, desde que tenham algum tipo de equipe e um horário de funcionamento pré-estabelecido.

Google Meu Negócio vai além de simples resultados na pesquisa

Você sabia que além da possibilidade de ser encontrado na busca orgânica e no Google Maps, os visitantes ainda podem entrar em contato com você?

Sim, além disso tudo, seus clientes ainda poderão interagir com o estabelecimento, seja mandando uma mensagem ou dando uma recomendação positiva sobre o mesmo.

Não preciso nem dizer que isso aumenta e muito a forma como seus futuros clientes verão seu negócio, não é verdade?

Segundo o próprio Google, as empresas pertencentes e que possuem informações no Google Meu Negócio, tem mais chances de atrair mais tráfego orgânico, e consequentemente serem bem vistas pelos usuários.

Como editar as informações do meu negócio usando o Google Meu Negócio?

Primeiro de tudo, certifique-se de que você já tem um negócio revindicado pela plataforma, caso contrário, você deverá fazer as configurações iniciais por aqui.

Após isso, faça login na ferramenta, e no menu lateral da esquerda clique em informações, automaticamente você irá para a página aonde poderá editar as informações do seu negócio, depois da editação clique em aplicar.

O último episódio da série já esta no ar, só falta você assistir 😉

Escrito por William Lima - 3 de abril de 2020 - 30 Views

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of