Facebook: Novos recursos de publicação de vídeos na plataforma

Facebook: Novos recursos de publicação de vídeos na plataforma

Com a crescente tendência de conteúdos em formato de vídeo, muitas plataformas estão não só aderindo, como também criando diversas funcionalidades voltadas a publicação de vídeos em suas plataformas.

A maior rede social do mundo, o Facebook, que conta com mais de 1 bilhão de usuários já cadastrados, está cada vez mais querendo que seus usuários publiquem seus próprios vídeos em sua própria plataforma.

Não é de hoje que o Facebook faz esse tipo de recomendação a seus usuários, principalmente para aqueles que fazem anúncios na plataforma, dando a ideia de que os vídeos postados por lá, serão melhores ranqueados do que aqueles que foram “embedados” (Vídeos do Youtube, por exemplo).

Foram 4 atualizações voltadas a profissionais de marketing, são elas:

  • Upload em Massa;
  • Nova Lista de Reprodução;
  • Recursos para “Ações em Massa”;
  • Séries (Possibilidade de organizar seu conteúdo como se fosse uma série de TV);

O que veremos nesta notícia?

Upload em Massa

Com essa nova atualização, os profissionais serão capazes de fazer upload em massa de seus vídeos, aonde é permitido um envio simultâneo de até 50 vídeos em uma única página.

Este recurso conta com duas características interessantes, a primeira delas, é a possibilidade de edição dos vídeos a medida em que estes estão sendo enviados.

Dessa forma, você como profissional de marketing, pode ir editando seus vídeos a medida em que o upload vai acontecendo.

upload em massa

Esse recurso possibilita a edição de:

  • Títulos;
  • Descrição;
  • Tags;
  • Agendamento;
  • E outras configurações;

Graças a funcionalidade de agendamento, os profissionais poderão selecionar a data de publicação daquele vídeo, por exemplo, dos 12 vídeos que foram enviados, é possível optar pela publicação automática dos 12 vídeos, ou dos 12 publicar um por dia, por semana, mês, ou qualquer outro intervalo.

Ações em Massa

Antigamente, os gerentes das páginas precisavam editar vídeo por vídeo e assim fazer todas as modificações necessárias, coisa que levava horas, dependendo do número de edições.

Segundo o Facebook, esse novo recurso de ações em massa, são maneiras inteligentes de se editar vídeos, aonde o usuário é capaz de alterar o estado de múltiplos vídeos concomitantemente.

Além disso, as ações em massa incluem:

  • Anúncios in-stream;
  • Programação em massa;
  • Adicionar etiquetas normais e personalizadas;
  • Legendas Automáticas;
  • Alterar as restrições de público (Disponível apenas no momento do upload);
  • Alterar restrições do vídeo;
  • Gerenciador de direitos para RM Lite e RM Pro;

Nova Lista de Reprodução

O Facebook, está fazendo diversas alterações em seu layout de modo a oferecer a seus usuários uma maneira eficiente de organização de conteúdo, sem a necessidade de abrir uma nova página.

De acordo com a plataforma, foram listados os seguintes benefícios para essa atualização:

Mais Organização: Uma maneira mais simples e totalmente flexível de organizar seus vídeos em uma única página.

Compartilhamento: Agora você pode compartilhar sua lista de reprodução como você faz com suas postagens no feed de notícias. Com isso seus seguidores e amigos poderão visualizar toda a sua lista de reprodução em uma única postagem.

Ordem de Reprodução: Os administradores e gerentes das páginas poderão controlar a ordem em que os usuários visualizarão cada um dos vídeos existentes na lista de reprodução.

Distribuição Avançada: É possível distribuir vídeos por meio de recomendações de conteúdos relacionados, assim como acontece em plataformas como o Youtube.

Destaque: Sua lista de reprodução pode aparecer destacada na sua página inicial.

URL Exclusiva: Para cada lista de reprodução que você cria, uma URL única e somente sua, é criada para que os administradores da página possam compartilha-las com outros usuários dentro ou fora do Facebook.

O Estúdio de Criação ajuda os criadores das páginas a criar, editar, gerenciar e reorganizar a sua lista de reprodução de vídeos.

Séries

Você já se imaginou criando uma mini-série dentro da sua página do Facebook? Não? Então alguém pensou e pediu.

Com esse novo recurso, um novo leque de possibilidades se abrem dentro do Facebook. Antigamente você poderia sim fazer uma mini-serie de vídeos, mas a diferença agora é que os novos layouts e a forma como o Facebook gerencia e mostra isso para o usuário, é completamente diferente.

Recurso de Séries

Dessa forma, o recurso de séries, permite que os usuários descubram vídeos por meio do Facebook Watch, nos resultados de pesquisa e no feed de notícias.

Criar uma série conceberá aos criadores os mesmos benefícios que vimos nos recursos anteriores, com os seguintes adicionais:

  • Os seus episódios serão recomendados nos vídeos a seguir ao termino do vídeo atual (Afinal, é uma série, não é mesmo?);
  • É possível assistir vídeos e séries no Facebook Watch;
  • Como todo stream de séries e vídeos, os usuários poderão voltar aonde pararam e navegar entre os episódios facilmente;

Segundo a plataforma, este recurso foi projetado quando temos um grupo de episódios que contam uma história ou ensinam algo, por exemplo, em vez de você ficar postando diversos vídeos sobre “Semana da Culinária” na sua página, você pode fazer isso usando o recurso de séries.

Aonde encontrar essas novas atualizações?

Você pode encontra-las dentro da Guia de Vídeos, lá você consegue visualizar a lista de reprodução e o recurso de séries.

Com isso o Facebook dá mais um grande passo estando cada vez mais a par dessa nova tendência em prol dos criadores de vídeos.

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x