Olyng

Dicas e Estratégias de Marketing Digital

Hoje ou amanha? Descubra a frequência de postagem ideal para seu blog
Blog, Marketing Digital

Hoje ou amanha? Descubra a frequência de postagem ideal para seu blog

Se você tem um blog e esta começando agora uma estratégia de marketing de conteúdo, talvez você já tenha se perguntado “Com que frequência eu devo postar no meu blog” ou quem sabe “Qual a frequência de postagem ideal para blogs”.

Se você caiu neste artigo de paraquedas, saiba que você esta no lugar certo!

Independente se for domingo de manha, sábado a noite ou em uma madrugada qualquer, a dica que te dou é: POSTE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!

Mas tenha em mente que… postar no seu blog é uma coisa, divulgar a sua postagens em redes sociais e campanhas de e-mail marketing é outra!

Enquanto no blog você deve publicar sempre que possível, nas redes sociais e em plataformas de e-mail, você terá que descobrir os horários em que seu público costuma ficar online, para então publicar o seu conteúdo.

O que iremos aprender hoje?

Poste o mais rápido possível

De acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot, empresas que publicam mais de 16 posts em um único mês, recebem 4,5 vezes mais clientes do que empresas que publicam menos de 5 posts por mês.

É claro que quanto mais conteúdo você publica mensalmente no seu blog, mais trafego orgânico você recebe.

Em um benchmark de 2015 publicado pela Hubspot descobriu-se que empresas com um total de mais de 400 posts publicados em seus blogs recebem mais que o dobro de tráfego daquelas que possuem menos que 400 posts.

Isso significa que se você seguir o cronograma de 16 posts por mês – considerando que você ainda não tenha nenhum post em seu blog -, ao longo de 2 anos e meio você terá uma media de mais de 400 posts no total.

É por conta disso que o marketing de conteúdo é reconhecido, e deve ser encarada como uma estratégia a longo prazo.

Qual é a lógica por trás do “Poste o mais rápido possível”?

Não há nenhum mistério em saber que quanto mais postagens você fizer em seu blog, mais rápido os buscadores – Google principalmente – irão indexar e ranquear seus artigos.

Diferente das redes sociais e do e-mail marketing, em que você deve publicar seu conteúdo sempre nos horários de pico, que são aqueles horários em que você sabe que o seu cliente esta olhando o feed ou talvez checando seus próprios e-mails. Por um outro lado, a postagem em blogs deve ser encarada como uma ação totalmente oposta.

Sendo assim, quando se trata de postagens em blogs use sempre aquele ditado “Não deixe para amanha o que você pode fazer hoje” – Principalmente quando você esta começando.

Até porque, se a gente for pensar um pouquinho, diferente das redes socias e do e-mail marketing, seus posts estarão sempre a disposição dos visitantes do Google assim que estes realizarem uma pesquisa pelas suas palavras-chave.

Nesse caso não importa o dia, a data e a hora em que o Google indexou o seu post, se um visitante buscar pela sua palavra-chave, a sua página vai aparecer de qualquer forma.

Já nas redes sociais isso não acontece, uma vez que quem aparece primeiro geralmente é o conteúdo que esta em alta ou que foi publicado recentemente.

Portanto se você publicar um conteúdo as 03:00 de segunda-feira, e seu concorrente publicar um outro conteúdo as 07:00. Na hora que o seu cliente abrir o feed de noticias – considerando que ele sempre faça isso as 07:20 – ele receberá primeiro a postagem do seu concorrente e por ultimo a sua – Isto é, se não houverem mais postagens que foram feitas logo após a sua.

E como consequência disso, a sua publicação pode acabar se perdendo (não sendo vista) e talvez seu cliente nunca mais a encontre em seu feed 😥

Assim como nos buscadores, nas redes sociais você também precisa ter uma frequência de postagem uma vez que lá o mais valia é ter consistência.

E o que o Google pensa sobre isso?

No ano de 2007, o Google desenvolveu um algoritmo que ficou conhecido popularmente como Google’s Freshness (Resultados mais recentes), cujo objetivo era dar mais notoriedade para novos conteúdos nos resultados de busca.

Este algoritmo surgiu como uma forma de gerenciar, priorizar e classificar novos conteúdos que vinham surgindo ao longo dos anos nos resultados de pesquisa, o que levou o Google a desenvolver um algoritmo que atendesse a esta demanda.

Você sabia 💡 Uma pesquisa realizada pela App Developer Magazine, previu que no ano de 2017 em diante nós criaríamos mais dados (Conteúdos, Textos, Vídeos, Imagens e etc) do que aqueles que foram criados 5.000 anos anteriores da humanidade – Hoje em 2019 (ano em que foi escrito este artigo) essa previsão se tornou realidade e esse numero dobra a cada 3 meses.

Desde sua primeira aparição ele já afetou 35% das consultas, priorizando resultados recentes e de qualidade.

Segundo a própria Google existem alguns estilos de busca que foram diretamente impactados por esse algoritmo, são eles:

Eventos recentes ou tópicos quentes: A maioria das pessoas que pesquisam no Google, em sua grande maioria, querem encontrar os resultados mais recentes imediatamente. Nesse caso, os resultados priorizados são aqueles que possuem alta qualidade de conteúdo, dando preferência aqueles que foram postados minutos atrás.

Um exemplo disso pode ser aplicado na área de marketing digital. Com um mundo cada vez mais globalizado, novas estratégias de marketing surgem a cada momento. Nesse caso um artigo de 2011 que fala sobre “25 estratégias de marketing digital” poderá ser substituído por um novo artigo que fale sobre o mesmo assunto, mas que tenha um conteúdo mais recente e atual.

Atualmente você como usuário que esta procurando por estratégias de marketing digital, você prefere ler um artigo do ano de 2011, ou um que foi publicado recentemente (mais atualizado)?

Uma estratégia de marketing digital que funcionava antes (época de 2011) talvez não funcione hoje em dia, simples assim, e esse foi um dos grandes motivos pelo qual houve a necessidade de desenvolver este novo algoritmo.

Eventos recorrentes e regulares: Alguns eventos do mundo real, ocorrem regularmente como eleições presidenciais ou conferencias anuais, nesse caso, dependendo das palavras-chave o seu conteúdo poderá ser priorizado nos resultados de busca.

Atualizações constantes: Além dos tópicos quentes e eventos recorrentes, existem também informações que mudam com frequência, como “melhores câmeras”, “novas estratégias de marketing”, “Carros do ano” e afins.

Nesse caso, a mesma logica do artigo “25 estratégias de marketing digital” se aplica aqui também.

Você sabia 💡 Segundo um caso de estudo feito por Brian Dean, notou-se que o Google prefere conteúdos recentes, mas uma página antiga que recebe atualizações constantes, pode superar uma página nova pelo simples fato dela já possuir uma autoridade estabelecida.

O que funciona para uma empresa, pode não necessariamente funcionar para outra

Frequência de Postagem: O que funciona para uma empresa, pode não necessariamente funcionar para outra.

A estratégia de “poste o mais rápido possível” é totalmente indicada para blogs que:

  • Estão começando a investir em marketing de conteúdo;
  • Que possuem poucos posts publicados;
  • E que buscam aumentar significativamente a quantidade de trafego advindo da busca orgânica do Google apostando na alta frequência de postagem;

Ainda de acordo com um estudo dirigido pela HubSpot, os blogueiros que postam com uma maior frequência, conseguem volumes de tráfego maiores.

No inicio de uma estratégia de marketing de conteúdo, tudo o que você almeja é ser encontrado, para isso você precisa apostar na criação de conteúdos que serão indexados e ranqueados pelo Google – E para isso você tem que aumentar a sua frequência de postagem.

Vai ser através do seu conteúdo que as pessoas te encontrarão pelos motores de busca, e se você quiser ser encontrado com mais frequência pelo seu público, terá que produzir mais e mais conteúdo.

Nesse caso, o tráfego do seu blog depende primordialmente do número total de posts que você já publicou. Quanto maior for o seu total de posts, mais autoridade terá seu site.

É claro que lá na frente quando seu site já estiver abastecido de uma grande quantidade de conteúdo com um número relativamente alto de tráfego mensal, você pode diminuir um pouco a sua frequência de postagem, mas desde que você e o seu time mantenha um ritmo constante.

Um fator que pode limitar a sua frequência de postagem

Existe um fator limitante que pode impossibilitar este tipo de estratégia de publicação afetando diretamente na frequência de postagem do seu time, no caso estamos nos referindo a limitação editorial.

Limitação Editorial

Geralmente quando você e a sua equipe escolhem investir no marketing de conteúdo, a primeira pergunta que vem em mente (ou que deveria vir) é: “Quantos posts por mês nós conseguimos lançar?”.

A resposta desta pergunta é que vai definir o limite de publicações mensais que a sua empresa pode produzir por mês.

As vezes os seus “redatores” possuem múltiplas funções, e focar diariamente na produção de conteúdo poderá aglomerar atrasos em outras tarefas.

Por vezes, o seu time ainda é pequeno e contratar um redator freelancer que escreva 16 posts por mês ainda esteja fora do seu orçamento.

Mas independentemente de qual situação a sua empresa se encontra, é de suma importância que você saiba a quantidade de posts que você e a sua equipe conseguem produzir por mês.

Qualidade X Periodicidade

A receita mágica do marketing de conteúdo voltando para as estratégias de SEO, é equilibrar a relação entre Qualidade e Periodicidade.

Não adianta você publicar uma enxurrada de novos conteúdos todos os dias se eles possuem uma baixa qualidade de produção, da mesma forma que também não funciona ficar postando 1 conteúdo por mês com uma qualidade excepcional.

Tudo o que você precisa fazer é encontrar um ponto de equilíbrio entre a qualidade de produção dos seus artigos tendo uma periodicidade de publicações mensais.

Mas não há problema nenhum focar na quantidade de posts caso o seu blog ainda esteja nos estágios inicias de vida, lembre-se de que você precisa gerar conteúdo para começar a atrair mais visitantes.

Entretanto, se você já tem um blog estabelecido e com uma grande autoridade na internet, o ideal seria apostar na qualidade do seu conteúdo.

Definindo o ritmo ideal

O ritmo ideal depende exclusivamente do seu segmento de atuação.

Se o seu segmento de atuação é um portal de notícias, veja a periodicidade de publicações dos portais concorrentes, quantos posts eles costumam postar por dia ou por mês?

Uma dica legal, é você entrar nos blogs dos seus concorrentes e analisar a data de cada publicação postada, você verá que alguns postam pelo menos 2 vezes por semana, outros fazem publicações mensais e alguns postam mais de uma vez por dia – Como é o caso dos portais de noticias.

Fique tranquilo se você ainda não tem o mesmo “pique periódico” dos seus concorrentes, isso não é sinônimo de que você não terá trafego e nenhum visitante no seu site no final do mês – Mas é aquele ditado, “você colhe o que você planta”, e quanto mais posts você plantar, mais tráfego você irá colher ao longo do tempo.

Um outro ponto importante é analisar a qualidade do conteúdo do seu concorrente, qual a media de palavras usadas em cada artigo? Será que a maioria dos posts possuem mais de 6.000 palavras? Quantas imagens eles costumam usar em cada post? Eles criam infográficos? As imagens usadas são de autoria deles?

Para começar separamos algumas estratégias de publicação que você pode inserir no seu edital:

Postar varias vezes em um dia

Se você é um portal de notícias e precisa cobrir atualizações recentes do seu segmento (ou de vários segmentos), postar mais de uma vez por dia é essencial para se manter no topo.

O ideal seria você explorar diferentes tipos de conteúdos como artigos, dicas, infográficos, podcasts, vídeos ou e-books, isso para não cansar a sua audiência.

Dar conta de um edital como esses, é uma tarefa trabalhosa para times pequenos e blogueiros que trabalham sozinho, em situações como essas o ideal seria contratar um time de redatores capazes de sustentar este tipo de periodicidade.

É importante ressaltar que para esta estratégia, as postagens costumam ser curtas mas informativas – Como as noticias de ultima hora, por exemplo -, além de precisar de um planejamento de pauta capaz de manter um fluxo de postagem constante cumprindo os prazos estipulados.

Postar uma vez por dia

Se o seu objetivo é informar o seu publico com novidades de algum setor ao mesmo tempo que você não tem pressa de cobrir as noticias de ultima hora, postar pelo menos uma vez por dia é o ideal para conseguir uma tração de tráfego inicial.

Postar 2 ou mais vezes por semana

Essa é uma das estratégias que praticamos aqui no blog da Olyng. A ideia das postagens semanais se torna uma vantagem pelo simples fato de você ter mais tempo para criar um conteúdo de qualidade sem estressar o seu time de redatores.

Ao menos que você seja uma pessoa que goste muito de escrever e tenha o dom da escrita, escrever todos os dias mesmo que seus conteúdos sejam relativamente curtos, fazer isso demasiadamente pode se tornar uma tarefa estressante e acabar refletindo na qualidade do seu material.

A regra é clara, se você não consegue disputar com blogs que tem uma maior frequência de postagem, tente compensar isso na qualidade dos seus posts 😉

Se por um acaso, você tiver cumprido a meta de 2 ou 4 artigos por semana e perceber que ainda sobrou mais um artigo para ser lançado, NÃO PENSE DUAS VEZES em lançar este artigo na mesma semana – Evite deixar para a semana que vem, lembre-se do ditado.

Postar 1 ou 2 vezes por mês

Se você não consegue manter um ritmo semanal de postagens, a unica alternativa seria criar pelo menos 1 a 2 posts por mês.

Nesse caso, a qualidade de cada um deles tem que ser excepcional e totalmente completa trabalhado nos mínimos detalhes.

Mas por um outro lado, isso pode se tornar uma estratégia do seu blog, que se usada de forma inteligente, pode atrair mais tráfego do que as outras dicas editoriais.

A Backlinko criada por Brian Dean é um exemplo real dessa estratégia, com apenas 32 posts publicados ao longo de um ano, ele relatou um crescimento de 500%, totalizando mais de 700 mil usuários em seu blog.

Sua estratégia foi baseada em posts ocasionais através de conteúdos que possuíam uma qualidade épica, ou seja, posts enormes que falavam sobre novas abordagens e perspectivas de um determinado segmento.

Como postar frequentemente sem comprometer a qualidade do meu conteúdo?

Existem duas formas de fazer isso.

A primeira delas é você ter uma base de artigos que já foram previamente criados e que só estão esperando para serem lançados. Muitos blogs fazem uso dessa estratégia, um artigo que é publicado hoje, na maioria das vezes foi criado semanas ou até meses antes.

A segunda forma, seria você contratar diversos redatores para atender a sua demanda de posts ajudando a manter uma frequência de postagem ideal na qual possam intercalar as pautas entre si. Por exemplo, o time A cria conteúdo para segunda-feira, o time B de terça-feira, o time A para quarta-feira e assim sucessivamente.

Independente de qual for a estratégia que a sua empresa irá adotar, tenha em mente que você precisa planejar isso tudo com antecedência através de um edital bem documentado.

Mensure os resultados

Por fim, é necessário que você e a sua equipe esteja de olho nos resultados daquilo que esta sendo feito além de saber se a sua estratégia esta dando certo ou não.

Ferramentas como Google Analytics e Google Search Console oferecem algumas estimativas de tráfego diário, semanal e mensal do seu site, o que pode te ajudar a identificar a eficiência do seu tráfego com a periodicidade das suas postagens.

Qual a frequência de postagem ideal para o meu blog? Bem… acredito que nessa altura do campeonato você já sabe da resposta 😎

Escrito por William Lima - 2 de agosto de 2019 - 422 Views

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of