Aprenda a ter sucesso trabalhando como um freelancer de SEO

Aprenda a ter sucesso trabalhando como um freelancer de SEO

Já ouviu falar sobre o trabalho do freelancer de SEO ou está pretendendo ser esse profissional?

O trabalho freelancer está crescendo cada vez mais, e uma das razões para isso é a possibilidade de trabalhar sem ter um patrão, um chefe ou quem sabe um líder pegando no seu pé fazendo cobranças.

Um Freelancer é sinônimo de fazer seu próprio horário, trabalhar nos dias que quiser (ou aqueles que você definiu com seu cliente) e ter a liberdade.

Razões estas, que atiçam muito a curiosidade de pessoas que um dia sempre desejaram trabalhar desta forma.

Independente de qual seja a razão que leva um profissional a se tornar um freelancer, ele sempre deve agir com dedicação e profissionalismo.

Desempenhar um trabalho de alta qualidade é uma forma de agradar o cliente e fazer com que ele retorne e até indique para mais alguém. Mas somente isso não garante que o freelancer tenha sucesso.

Existem diversas formas de conseguir atingir o sucesso sendo freelancer. Neste artigo veremos com mais detalhes cada uma delas 😉

O que iremos aprender hoje?

Prós de ser freelancer de SEO

Existem inúmeros prós de trabalhar como um profissional freelancer assim como existem alguns pontos negativos. Por exemplo, há muita dedicação e não é incomum que a jornada de trabalho entre pela noite e que até nos fins de semana e feriados seja preciso trabalhar.

Tom tomando um susto após saber que trabalhar como um freelancer de seo não é lá essas coisas

Uooou… não quero te assustar, no inicio desse artigo mencionamos um termo muito forte chamado de “LIBERDADE”, e agora eu venho falar coisas como “Trabalhar de madrugada”, “Trabalhar em fins de semana” e “até em feriados” 😲

Isso é muito contraditório, não? Trabalhar assim não é ter liberdade!

Diferente do que muitos pensam, o termo “LIBERDADE” refere-se a:

“Independência absoluta ou legal de um indivíduo, de uma -cultura, povo ou nação, sendo nomeado como modelo”.

Dito isso, só de pensar que você pode fazer seu próprio horário, seja de manha, de tarde ou de madrugada, e que foi você mesmo que estabeleceu isso (e não um terceiro), então podemos chamar isso de liberdade, não? SIM 😁

Apesar disso tudo, os prós são muito bons e têm chamado, e muito, a atenção de inúmeros profissionais das mais diversas áreas. De forma geral, as principais vantagens de se tornar um freelancer de SEO são:

Administrar o próprio tempo

Quem nunca precisou pedir permissão ao chefe para poder fazer uma consulta médica, por exemplo? Ao ser freelancer quem determina o dia que terá folga é você, mas sempre de olho se há algum projeto para ser entregue naquela data para não deixar o cliente insatisfeito. Quem controla sua agenda é você.

Mas se você perder o cliente… bem, você não perde o emprego, você ainda continua trabalhando como freelancer, maaaas:

  • Pode ser que você perca um cliente que te traga bons lucros;
  • Pode ser que você fique mal falado no mercado de trabalho;
  • Ou quem sabe sua nota (quantidade de estrelas) na plataforma de freelancers fique um pouco baixa;

Portanto, defina sua própria agenda, e seja fiel a ela.

Salário pode ser muito interessante

O salário de um profissional freelancer varia conforme a quantidade de trabalho que ele possui. Entretanto, não é incomum que o freelancer de SEO consiga ter um ótimo salário em pouco tempo e que ele cresça cada vez mais.

Limite de salário mensal ou anual? Isso é muito comum quando se trabalha em empresas, mas o profissional freelancer não possui essa limitação. Tudo depende do seu desempenho e da quantidade de projetos que consegue entregar.

Tudo bem que enquanto você for assalariado, por vezes terá meses que você trabalhará bem menos, mas em compensação receberá a mesma quantidade de dinheiro do que dos meses em você trabalhou bem mais, isto é, dependendo do tipo de trabalho é claro rs

Lida diretamente com a clientela

Nas empresas geralmente tem algum profissional contratado especialmente para lidar com o público e os clientes. Caso você for ele saiba que estou me referindo a você 😄

Não é incomum que aconteçam até alguns equívocos porque o que foi solicitado não foi compreendido corretamente. Entretanto, quando se é freelancer de SEO isso não acontece porque você lida diretamente com o cliente.

Isso permite que a compreensão do que ele deseja seja muito melhor, afinal, vai conseguir identificar o que é para priorizar e fazer uma estimativa do quanto se esforçará para causar determinado impacto.

Dicas para ter sucesso como freelancer de SEO

Todo profissional deseja alcançar o sucesso e com o freelancer de SEO não é diferente. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para ajudar a trilhar esse caminho e obter resultados cada vez melhores.

Contate outros freelancers

Contar com a experiência de alguém que atua na área é muito valioso principalmente quando se é iniciante ou já atua a certo tempo, mas não consegue ter um bom desempenho. Contatar outros freelancers para trocar ideias, receber alguns conselhos e saber um pouco da experiência deles pode ser muito benéfico.

Para isso, é preciso chegar até elas de forma respeitosa, afinal, eles também possuem seus trabalhos e o tempo é limitado. As perguntas devem ser específicas para que as respostas possibilitem encontrar a solução que tanto procura.

Presença online é muito importante para um freelancer de SEO

De que adianta ter um conhecimento profundo e saber utilizar o SEO com uma qualidade inigualável se ninguém te conhece? É preciso mostrar que você existe e que o trabalho que desempenha é de qualidade ímpar. Uma das melhores formas de conseguir isso é estando presente nas redes sociais.

Ou seja, é fazer o seu próprio SEO pessoal!

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social voltada especificamente para o lado profissional. Pode ser uma ótima ideia criar seu perfil ali, compartilhar seu conteúdo, mostrar aos outros que você existe e que trabalha com SEO.

Ao ter uma presença online você consegue mostrar a todos a capacidade que possui, compartilhar um pouco do trabalho que desempenha, a qualidade que ele apresenta. Certamente isso fará com que mais e mais clientes surjam.

Você é o seu negócio

Não é porque você trabalha de casa e nas horas disponíveis que suas obrigações vão deixar de existir. Existem impostos que devem ser pagos, contas entre outras responsabilidades que são comuns a todos os profissionais independente de onde trabalha.

Para conseguir arcar com tudo isso e ainda ter a sua parte é preciso fazer uma boa precificação do trabalho que realiza. A taxa horária não é o suficiente para precificar seus serviços. É preciso que todas as despesas sejam custeadas e que também reste uma quantia para investir no trabalho e para si.

Precificação dos serviços

Como você é seu próprio negócio então como deve ser feita a precificação dos serviços que presta? Para isso, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração para que o valor cobrado faça jus ao trabalho desempenhado.

O primeiro ponto é se lembrar que o valor não pode ser muito baixo, pois corre-se o risco de acabar “trabalhando de graça”.

Para não correr esse risco uma ótima ideia é usar como base o valor que outros freelancers de SEO cobram em seus projetos. Assim é possível verificar o valor da hora deles e usar isso na sua precificação.

Outro ponto muito importante para determinar o valor do seu serviço é sempre se capacitar. Quanto mais cursos você fizer na área melhor será, pois estará adquirindo mais e mais conhecimentos.

Em compensação, conhecimento é poder e você pode aumentar seus preços conforme for se capacitando.

Aprender a vender

Quem trabalha ou está iniciando os trabalhos de freelancer de SEO já deve ter ouvido falar que se for realmente bom não vai faltar cliente. Entretanto, isso não é verdade. Você precisa, além de ter uma presença digital, saber vender seus serviços.

Isso não quer dizer que você deve sair contatando todos que cruzar seu caminho, seja pessoalmente ou por meio do ambiente digital. É preciso contatar as pessoas que realmente possuem algum interesse nos serviços que presta e isso deve ser feito de forma correta.

Ou seja, para ser um freelancer de SEO não basta ter conhecimento apenas nessa área, também é preciso saber vender. Para isso, conhecer ao menos algumas técnicas de venda e de divulgação na web podem ajudar, e muito.

Divulgar seu trabalho, sua história, compartilhar algum conteúdo criado por você. Tudo isso ajuda a prospectar novos clientes e a conseguir novas vendas.

Tenha processos e sistemas

Criar processos e sistemas vai fazer com que seu negócio se torne muito mais eficiente e que suas margens melhorem.

Por esse motivo, é fundamental ter essas ferramentas mesmo que não seja no início. Mas em que os processos irão ajudar?

Com os processos você consegue delegar para estágios posteriores caso contrate alguém para ajudar.

Quer dizer que tem de ser algo muito extravagante ou mirabolante? Claro que não. No começo pode fazer uma lista de verificação muito simples que conforme o tempo vai passando ela possa ser expandida.

Construção de ativos como um freelancer de SEO

Uma ótima forma de conseguir o sucesso trabalhando como freelancer de SEO é construindo ativos. Mas o que é isso? Nesse tipo de trabalho existem vários tipos de ativos como, por exemplo, assinatura paga e e-book. Você pode vender seus serviços, mas também pode oferecer produtos.

Ao construir seus ativos você consegue obter uma renda passiva. Além do mais, quando estiver com poucos trabalhos poderá se ocupar com os ativos e melhorá-los. Isso pode fazer com que posteriormente eles cresçam e se tornem até uma referência para o seu trabalho.

A jornada de um Freelancer de SEO pode ser longa

Existem muitos prós de trabalhar como freelancer, mas ninguém pode dizer que a jornada é fácil e muito simples. É preciso descobrir inúmeras coisas e de forma rápida para não perder muito tempo. Muitas vezes, a jornada é solitária e muito cansativa por causa do excesso de trabalho.

Um freelancer de seo pode ter uma jornada muito longa até se estabelecer profissionalmente

Saber equilibrar a vida pessoal com o trabalho muitas vezes não é uma tarefa fácil, mas é algo essencial. Mas como fazer para conseguir esse equilíbrio após ingressar na vida de freelancer de SEO? Algumas ótimas dicas você consegue conferir a seguir:

  • Ter um grupo de apoio para dar aquela animada. Pode ser amigos, familiares ou quem puder desempenhar essa função para aliviar o estresse;
  • Ter um hobby totalmente diferente do trabalho é essencial. Mas atenção, é importante que essa atividade não envolva o computador, pois você já passa várias horas na frente dele ao desempenhar seu trabalho;
  • Dedique um pouco do tempo para o lazer e a família. Busque fazer uma rotina que dê prioridade a isso;
  • Tenha bem definido os limites. Não é interessante que as horas de trabalho sejam sempre muito superiores. Determine o horário de iniciar a realizar os serviços, o horário das pausas e também o fim do seu expediente de trabalho como freelancer de SEO.

Entretanto, os serviços de SEO são cada vez mais essenciais para as empresas que pretendem aparecer e principalmente crescer no mercado digital.

Como freelancer de SEO você tem uma excelente oportunidade de crescer e ganhar bastante dinheiro fazendo aquilo que gosta 😉

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x