O quão útil está sendo o Google Trends durante o coronavírus?

O quão útil está sendo o Google Trends durante o coronavírus?

A pandemia de coronavírus tem mudando bastante a forma como as pessoas estão interagindo com o meio digital.

Isoladas em suas casas, a maioria de nós estamos recorrendo a serviços de entregas online, desde a restaurantes até supermercados.

Em consequência disso, a medida em que novas pessoas usam o Google para realizarem suas buscas, muitos insights e tendências de pesquisa ficam disponíveis para nós via Google Trends.

Dessa forma, a grande comunidade de profissionais de marketing e publicitários, estão correndo em direção ao trends para obter informações e hábitos de pesquisa.

Que podem ser de grande valia quando o assunto é a aplicabilidade de ações de marketing, voltada para as tendências de consumo dos consumidores.

O que você vai ver nesta notícia?

As tendências de pesquisa estão mudando

De maneira assustadora e nunca vista anteriormente, as tendências de pesquisa estão mudando quase que em tempo real.

Observe abaixo a tendência de pesquisa dos últimos 30 dias para o termo “receita de arroz”:

Tendência de pesquisa para o termo receita de arroz

O gráfico acima mostra a popularidade pelo termo de pesquisa “receita de arroz”, podemos perceber que conforme mais e mais pessoas ficam em casa, mais o interesse aumenta.

É importante ressaltar que o gráfico de interesse vai de 0 á 100, mais isso não quer dizer que são 100 pessoas pesquisando esse termo por dia. 100 na verdade, significa que o número de buscas é muito alto.

É como se fosse 100 (muito alto), 75 (alto), 50 (médio), 25 (baixo) e 0 (muito baixo).

Observe agora um outro exemplo para o termo que ficou muito em alta nesses dias aqui no brasil, o termo “Home Office”:

Tendência de pesquisa para o termo home office

Com diversas recomendações governamentais pedindo para que as pessoas ficassem em casa, muita empresas aderiram ao famoso “Home Office” (trabalho remoto).

A situação fica mais evidente quando pesquisamos pelo termo “cloroquina”, que de uma hora pra outra ficou popularmente conhecida pela sua eficácia no tratamento dos sintomas do covid-19.

Tendência de pesquisa para o termo cloroquina

Dê uma olhada nessa lapse de tempo, que compara os meses de janeiro, fevereiro e março, aonde mostra o interesse por sub-região do termo “cloroquina”:

interesse por sub-região da cloroquina

Descobrindo informações com lapses de temporais

É importante ressaltar que o Google ainda não possui uma funcionalidade comparativa capaz de comparar dias, meses e anos, tal como visto no gif acima.

Sendo assim, se você quer obter informações usando lapses temporais, terá que fazer isso sozinho.

Para isso, você precisará fazer o bom uso das configurações de tempos personalizados.

No exemplo de sub-região do termo “cloroquina” que vimos acima, tivemos que selecionar um período personalizado, onde selecionamos do dia 01/01/2020 até o dia 31/01/2020 e tiramos um print.

Depois fizemos a mesma coisa com o mês de fevereiro e finalmente março, e por fim, colocamos todos esses prints dentro de um GIF (imagem animada).

Coronavírus e o mercado de ações

Com a economia lá em baixo, e as ações de algumas empresas afundando cada vez mais, muitos acionistas dizem que essa é a hora de comprar ações para que num futuro próximo elas possam se valorizar novamente.

O gráfico abaixo mostra o termo “como comprar ações” nos últimos 90 dias, observe o BOOM de interesse nos primeiros dias de março:

Tendência de pesquisa para o termo comprar ações

As consultas relacionadas, digamos que mais aprofundadas, também seguem em alta:

Consultas relacionadas para o termo comprar ações

Tédio ou Ansiedade?

Sim, pelo menos ao que parece, fazendo uma breve pesquisa pelo termo “tédio” em pleno isolamento social, vemos um crescente nível de interesse por esse termo:

Tendência de pesquisa para o termo tédio

Provavelmente está sendo um “tédio” ficar trancado em casa esse tempo todo, não acha?

Sabendo disso, o que será que os blogs e sites de notícias andam produzindo por aí?

Resultados do google notícias para o termo tédio

A mesma coisa acontece com o termo “ansiedade”, veja o pico de pesquisas por esse termo nos últimos dias:

Tendência de pesquisa para o termo ansiedade

Apesar da constante pesquisa por esse termo, podemos percebe que a medida em que o isolamento se faz presente, mais pessoas se tornam ansiosas.

Isso se torna evidente, quando aumentamos o interesse ao longo do tempo para 12 meses:

Tendência de pesquisa para o termo ansiedade nos últimos 12 meses

Como esta a busca por papel higiênico ao redor do mundo?

Assim como no brasil, a busca por esse termo segue em alta, mas e em outros países?

Tendência de pesquisa para o termo papel higiênico na espanha

O gráfico acima, mostra a busca pelo termo “Papel Higiênico” na Espanha, e de uma certa forma isso nos deixa aliviados – é bom saber que não estamos sozinhos.

Google Trends pode te oferecer insights

Quem diria que algo tão banal quanto “como fazer arroz”, “como fazer feijão” fosse capaz de gerar insights sobre comportamentos de pessoas em determinadas épocas?

A ideia deste post é fazer com que você pense fora da caixa, ou seja, sabendo dessas tendências como posso adaptar meu negócio para atende-las?

Pegando o gancho do termo “como fazer arroz” ou “receita de arroz”, se você fosse um canal de receitas, poderia usar esses insights do trends e investir na criação de “receitas simples para fazer em casa durante a quarentena”, por exemplo.

A mesma coisa vale para os produtos e serviços que você vende, portanto use a sua criatividade e pense como seu cliente, o que ele anda pesquisando? Qual será sua tendência de pesquisa?

E com isso, você será capaz de desenvolver novos conteúdos para atender as necessidades desse público.

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x