O que são e como diferenciar dados quantitativos de dados qualitativos

O que são e como diferenciar dados quantitativos de dados qualitativos

Você certamente já ouviu falar sobre dados quantitativos ou quem sabe sobre os dados qualitativos, não é verdade?

Isto é, caso você tenha caído aqui de paraquedas. E se este for o seu caso

Talvez você já tenha os utilizado em algum momento da sua vida, mas o que poucos sabem é que o marketing também pode fazer uso desse tipo de informação.

Mas será que ambos são usados no mundo do marketing ou apenas um? Isso você vai descobrir daqui a pouquinho 😁

O que iremos aprender hoje?

Quantitativos VS Qualitativos

Antes de dizermos qual é utilizado no marketing é preciso compreender qual a diferença que esses conceitos possuem e como eles podem ser usados para analisar dados.

Quando falamos de empresa, sabemos que ela possui uma grande variedade de dados, e que eles precisam ser lidos corretamente, pois influenciam o processo de tomada de decisão dos gestores.

Com o marketing isso também acontece, pois esses dados vão ajudar na compreensão dos aspectos envolvidos na estratégia adotada.

Além disso, ajudaa na tomada de decisões de forma que atinja os objetivos de forma mais certeira.

Mas para que tudo isso seja possível é preciso conhecer esses métodos de análise de dados. Saber como eles se complementam, também é essencial para aproveitar ao máximo todas as informações, afim de ajuda-lo a criar campanhas mais eficientes.

O que são dados qualitativos?

Como o próprio nome já diz, dados qualitativos, representam alguma qualidade, o que já é de se imaginar que não são representados por números.

Nesse caso, os dados qualitativos fazem referência a qualidade que determinada situação ou coisa apresenta.

Ou seja, trata-se de uma informação sobre uma característica, na qual o seu entendimento é muito melhor quando expressado através de palavras, e não de números.

Isso permite entender mais profundamente o assunto que está sendo avaliado.

Por exemplo, vamos supor que você esta fazendo uma pequena entrevista com diversos candidatos que estão concorrendo a uma vaga de SEO na sua empresa.

No seu caso, você esta segurando uma prancheta que contém uma caneta e uma folha de papel, e a sua missão é fazer todas as anotações que você achar necessário sobre determinado candidato.

Desconsidere todo e qualquer requisito necessário que aquele candidato deveria ter para preencher aquela vaga, ok?

Ao final das entrevistas você terá diversas anotações sobre diversos candidatos diferentes, alguns são mais leigos no assunto, outros já trabalham a bastante tempo, alguns usam ferramentas, já outros estão acostumados a colocar a mão diretamente no código.

Não temos números, nem planilhas avançadas, muito menos como ordenar esses candidatos, pois os dados que possuímos são apenas dados que representam qualidades, que no caso, são as qualidades das pessoas que foram entrevistadas.

Um outro exemplo é a pesquisa de satisfação que é feita junto ao cliente. Sensações, sentimentos e características do cliente são os dados qualitativos, pois expressam conceitos mais abstratos e que não são fáceis de serem quantificados.

Ao fazer uma coleta dos dados qualitativos é possível perceber qual o comportamento padrão que o consumidor apresenta. Essa informação permite que a empresa tenha uma visão amplificada do cenário que está sendo analisado.

Exemplos de dados qualitativos

Vejamos abaixo, alguns exemplos de dados qualitativos:

Diários

Cientistas e pesquisadores que trabalham com analise de estudo comportamental, seja de pessoas, animais ou experimentos científicos, tem o costume de coletar e analisar o histórico de pessoas, ou as reações de determinado experimento.

Com relação ao diário de pessoas, os participantes registram entradas nesse diário relacionadas a atividades ou experiências que vivenciaram em determinado dia e horário, e as envia de volta ao pesquisador.

Essas atividades podem ser registradas em um papel, vídeos, mensagens de texto, contas de e-mail e afins.

Documentos

Documentos podem ser criados nas mais variadas formas, a questão de exemplo podemos citar: pôsters, agendas, calendários, e-mails, livros, currículos, planos, históricos (famosos logs), cartões de visita, panfletos, flyers…

Caso de Estudo

Um outro exemplo de dados qualitativos, são os casos de estudo, aonde contém diversos detalhes daquilo que esta sendo estudado.

Podendo conter diferenças de empresa para empresa, pessoa para pessoa, ou para um grupo e pessoas.

Fotografias

Fotografias podem expressar sentimentos e emoções, além de conter diversos outros dados abstratos naquela imagem.

Gravações de Aúdio & Vídeo

Conteúdos como podcasts, noticiários, discursos, estudos observacionais, entrevistas em profundidade são exemplos de dados qualitativos.

Assim como também, vídeos do youtube, filmes ou reportagens.

Sentidos

Visão, olfato, tato, paladar, audição fazem parte dos nossos 5 sentidos, e que também podem vir atrelado a algumas características como peso, altura, idade, aparência, tamanho daquilo que se foi observado.

Aplicações

No caso dos dados qualitativos eles são criados afim de fazer um estudo mais aprofundado sobre uma pessoa, um grupo de pessoas ou determinado experimento, de modo a entende-lo melhor, e criar soluções especificas para ele(s).

No lado da medicina por exemplo, nos temos a famosa anamnese, que busca compreender a fundo o estilo de vida e as complicações de determinado paciente, a fim de achar uma eventual cura para o seu problema.

O que são dados quantitativos?

Ilustração dos dados quantitativos

Como o próprio nome já nos diz, dados quantitativos, tem haver com quantidade, e sim, aqui nos trabalhamos com números.

Os dados quantitativos permitem que um problema seja quantificado e entender qual a dimensão que ele possui. Seus dados são numéricos e de mais fácil compreender que o dado qualitativo.

Esses dados são quaisquer informações quantificáveis que podem ser usadas para cálculos matemáticos, e análises estatísticas, de modo que o observador possa tomar decisões mais assertivas.

É comumente utilizada para metrificar a frequência de compra, o tamanho que um mercado possui ou segmento de mercado entre outros.

Esses dados são capazes de impactar de forma direta a tomada de decisão. Na prática, as informações são melhor apresentadas quando são expressadas em formato de quantidade (quantitativo).

Tomando como exemplo a entrevista de candidatos para a vaga de SEO, a diferença é que agora você não esta mais tendo que anotar tudo o que achar necessário em uma folha em branco.

Mas sim, tendo que marcar em uma planilha, se aquele candidato atende os requisitos ou não, por exemplo:

  • O candidato já trabalha com SEO a mais de 3 anos? _________. (Sim/Não)
  • O candidato conhece a ferramenta da Olyng? _________. (Sim/Não)
  • Quantas ferramentas de Inbound Marketing ele já trabalhou? __________.

E com esses dados em mãos, escritos dessa maneira, nós como gestores poderemos mensurar e comparar as características de cada um, de modo a identificar qual dos candidatos está mais apto a preencher a vaga ou não.

Os dados quantitativos por serem de fácil entendimento são comumente usados no convencimento de ideias ou estratégias.

Tipos mais comuns de dados quantitativos

Os dados quantitativos são usados em diferentes categorias, vejamos a seguir:

Em contadores

Por exemplo, o número total de downloads de um aplicativo mobile, ou a numero total de pessoas que participaram de um evento.

Medições

Podemos usa-lo para realizar a medição de qualquer objeto físico, como por exemplo a construtora mede o tamanho em m² da casa que será construída.

Ou quem sabe quantos metros de fio um engenheiro precisa para conectar duas máquinas.

Cálculo sensorial

São mecanismos que “sentem’ de forma natural um grupo de dados de forma constante, para que se possa gerar uma informação sobre eles.

Um grande exemplo disso, são sinais de Wi-Fi, sinais 5G e até câmeras digitais, que convertem informações eletromagnéticas em uma sequencia de dados numéricos.

Projeção de dados

Quando usamos ferramentas de análises matemáticas capaz de prever o futuro.

Um exemplo disso são gestores que utilizam dados de mercado, como uma forma de tentar prever os próximos passos dos concorrentes, de modo a tirar vantagem sobre eles.

Pesquisas de campo

Por exemplo, pedir a taxa de recomendação (0 a 10) do quanto você recomendaria tal produto para seus amigos e familiares.

Exemplos de dados quantitativos

Caso você ainda ficou com alguma dúvida sobre o significado de dados quantitativos, separamos abaixo uma série de exemplos do mundo real 😄

  • O sistema operacional do meu notebook foi atualizado 12 vezes no ano de 2023.
  • Atualmente existe mais de 5000 leitores em nosso blog.
  • Houve um aumento de 30% na receita, com relação ao mês passado.
  • 1500 pessoas acabaram de se inscrever em nossos treinamentos.
  • Um processador core i9 da intel custa em torno de R$ 4000,00.
  • Minha melhor amiga perdeu 23 kilos em um intervalo de tempo de 7 meses.
  • Um servidor público não pode tirar mais que duas férias ao ano.

Como podemos perceber, há sempre um valor numérico atrelado a cada sentença vista acima, e isso é conhecido como dado quantitativo.

Vantagens e Desvantagens

Com relação aos dados quantitativos eles apresentam algumas vantagens e desvantagens, como por exemplo:

Uma das vantagens, é a realização de pesquisas aprofundadas sobre determinado conteúdo, junto com resultados mais precisos com um viés mínimo.

Já as desvantagens, incluem é o uso de informações restritas, o que torna difícil para o pesquisar tomar decisões com base apenas nas informações coletadas.

Principais diferenças entre dados quantitativos e dados qualitativos

Ilustração das diferenças entre os dados quantitativos e qualitativos

Você já sabe que os dados quantitativos permitem que dentro daquilo que está sendo analisado seja feita a medição da quantidade de algo.

Por exemplo, em uma pesquisa de satisfação é possível perceber, em números, quanto o consumidor está satisfeito, qual a nota que ele dá para o serviço, quantos voltariam a fazer negócio com a empresa etc.

Fazer uma análise quantitativa é de suma importância, pois ela vai permitir que os números sejam utilizados.

Isso facilita a compreensão, pois é possível perceber algo, ter a dimensão de uma coisa que não estava tão clara anteriormente. Tudo isso é possível graças à quantificação da informação.

Assim, podemos definir que a diferença entre quantitativo e qualitativo é que, o primeiro vai mensurar algo, dar um valor numérico.

Já o segundo trata da qualificação, da qualidade que determinada coisa possui, ou seja, informações mais detalhadas e não somente números.

Sendo assim, podemos listar algumas características com relação aos dados qualitativos, são elas:

  • Associado aos detalhes;
  • Utilizado quando os dados podem ser segregados em grupos bem definidos;
  • Quando os dados que foram coletados podem apenas ser observados, mas não avaliados;
  • Podemos citar como exemplo: cores, sabores, experiências, aromas, aparência e etc.

Já os dados quantitativos, nós temos:

  • Associado a números;
  • Utilizado quando os dados são numéricos e podem ser metrificados;
  • Quando os dados podem ser estatisticamente analisados;
  • Podemos citar como exemplo: peso, distancia, temperatura, altura, tempo, preço e etc.

Como fazer a análise desses dados?

Para analisar os dados é preciso seguir uma etapa muito importante: entender como eles são coletados.

Essa tarefa não é complicada nem difícil e você pode saber como ela é realizada a seguir:

Analisando os dados qualitativos

Com relação aos dados qualitativos as respostas são mais profundas e completas, e por esse motivo, é utilizada quando os dados são mais fáceis de mensurar.

Para fazer a coleta de dados para essa análise é preciso:

  • Escolher a metodologia utilizada para a pesquisa – É preciso realizar a coleta de dados e para isso existem diversas metodologias como a etnografia (não há necessidade de interação), pesquisa participativa (a pessoa ou o grupo analisado participa) e entrevistas (pode ser feita com uma ou quantas pessoas forem necessárias);
  • Criar categorias – Após os dados serem coletados o resultado precisa ser analisado e isso é feito por etapas. Primeiramente, os dados precisam ser agrupados e reduzidos e a melhor forma de fazer isso é criando categorias;
  • Fazer associações – Essas categorias podem ter alguma relação entre si. As associações ou segmentações são importantes, pois possibilitam um melhor entendimento da relação existente entre eles e também facilita o processo de filtragem das informações;
  • Cruzamento de informações – Para que o resultado seja mais refinado os dados precisam ser cruzados;
  • Definir o formato que o resultado será apresentado – Na análise dos dados qualitativos é comum que sua apresentação seja em forma de relatório com informações detalhadas. Nessa etapa o resultado obtido precisa ser avaliado para saber se está em conformidade com o objetivo principal da análise.

Analisando os dados quantitativos

A mensuração dos dados é feita comumente com a análise qualitativa, pois iremos extrair os números de lá 😉

Mas caso você não tenha nenhum dado qualitativo, você ainda pode sim, partir dos dados quantitativos.

Os passos a seguir são necessários para realizar a análise nesse tipo de informação:

  • Coleta dos dados – Questionários podem ser utilizados para fazer a coleta de dados na análise quantitativa. É importante que as perguntas estejam em conformidade com o objetivo da pesquisa. Dados já existentes podem ser utilizados como base para a pesquisa;
  • Análise dos resultados – Os dados coletados podem ser avaliados de várias formas e uma delas é a tabulação. Nela, uma comparação é feita entre os resultados com o intuito de avaliar e fazer a computação da ocorrência que cada um apresenta;
  • Apresentação – Um dashboard pode ser utilizado para apresentar os dados quantitativos. Nele, deve haver uma demonstração da ocorrência que cada indicativo apresenta e dos valores que foram apurados.

Como o marketing pode fazer uso desses dados

Quando o assunto é marketing, tanto os dados quantitativos quanto os qualitativos são importantes e acabam se complementando. É por esse motivo que é preciso entender como eles podem ser utilizados para a estratégia de marketing.

Identificação do dado de maior relevância

As suposições não são bem vindas nas estratégias de marketing e por esse motivo é preciso identificar qual dado é mais importante para aquilo que deseja realizar.

Primeiramente, a persona precisa ser definida e para que isso seja possível é necessário realizar uma pesquisa mais detalhada sobre o perfil dela.

Ao fazer um estudo sobre o perfil da persona é possível perceber quais as dores que seu público-alvo possui bem como as necessidades que ele apresenta.

Com essa informação é possível montar uma estratégia de marketing de conteúdo que foca na resolução destes problemas. Com isso, mais clientes são atraídos para a marca.

Fazer pesquisas e definir o que será avaliado é muito importante e os formatos de dados quantitativo e qualitativo podem ser utilizados, pois se complementam.

O intuito é entender qual o padrão de comportamento que a persona possui. Para isso, é preciso quantificar algumas características chave como a idade e o sexo, por exemplo.

Ferramentas e recursos

Inúmeras ferramentas estão disponibilizadas e podem ser usadas no processo de análise dos dados. Isso facilita, e muito, esse processo, pois dá mais agilidade e a precisão se torna muito maior.

Também existem ferramentas para a automação de marketing que realizam a análise dos dados quantitativos e qualitativos.

Um exemplo das funcionalidades que essas ferramentas possuem é saber qual a taxa de abertura que o e-mail marketing apresenta, ou quais os botões que foram clicados na landing page.

Técnicas e métodos

Como os dados quantitativos e qualitativos se complementam, a análise deles não precisa ser feita de forma separada.

Na estratégia de marketing é fundamental fazer uma pesquisa e, para isso, estabelecer seu objetivo.

Para realizar a pesquisa é preciso escolher a técnica, bem como o método que será utilizado com o intuito de obter informações.

Mas, se quiser, não há problema algum em utilizar os dados quantitativos e qualitativos de forma separada 😄

Conclusão

Tanto os dados quantitativos quanto os qualitativos são importantes pois nos permitem analisar situações e cenários diferentes, como também nos ajudam na compreensão dos padrões de comportamento que o consumidor apresenta e muito mais.

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x