13 Perguntas para te ajudar a documentar a sua estratégia de conteúdo

13 Perguntas para te ajudar a documentar a sua estratégia de conteúdo

Como diz um famoso ditado: “Navio sem rumo, qualquer porto serve”, se colocássemos isso no mundo do marketing, ele ficaria mais ou menos assim: “Para qualquer estratégia de conteúdo (ou de marketing) não documentada, qualquer resultado serve”.

É por essas e outras que é tão importante documentar todas as suas ações de marketing, principalmente quando estamos falando de estratégias de médio a longo prazo, como é o caso do marketing de conteúdo.

Para te ajudar com isso, separamos 13 perguntas que serão de grande utilidade na hora que você for documentar sua estratégia de marketing de conteúdo, preparado?

O que iremos aprender hoje?

Documentar seus passos é vital para um bom crescimento do seu negócio

O marketing sempre foi e sempre será um dos aspectos mais importantes de qualquer empresa, pois ele é o principal responsável por atrair mais consumidores para que estes aumentem o fluxo de caixa da empresa, fazendo com que o seu negócio esteja cada vez mais perto e se tornar um empreendimento de sucesso.

Entretanto, existe uma área do marketing que muitos profissionais da área não dão a devida atenção, sempre deixando esse tipo de coisa para um segundo momento, e no caso, estamos falando da documentação.

Documentar nada mais é do que o fato de registrar alguma ação ou acontecimento por meio de documentos e arquivos digitais, para que mais tarde, eles possam servir como base para algum questionamento ou guias para ações futuras.

No Marketing, a documentação serve para que os profissionais entendam se as ações que eles estão executando (ou já executaram) estão tendo resultados satisfatórios.

Uma boa documentação elimina achismos e leva você a tomar decisões mais inteligentes.

Quando você documenta uma ação de marketing, além das especificações técnicas que foram realizadas, deve existir também a resposta para a pergunta “Quais os resultados que obtivemos com essa ação?”.

A partir da resposta desta pergunta é que seu time saberá se vai valer a pena executar novamente essa estratégia, e evita que a mesma estratégia seja aplicada novamente como se fosse a primeira vez.

Como se fosse a primeira vez? Sim, muitas empresas aplicam 1001 estratégias diferentes de marketing ao longo do tempo, e se a empresa não documentar todas essas estratégias, pode acontecer da empresa aplicar essa mesma estratégia novamente pensando que é a primeira vez que ela faz isso – e que talvez não tenha dado muito certo no passado.

E como consequência, ela pode cometer o erro duas vezes! Ou um acerto, vai que deu certo e ela não sabe 🤷‍♂

Documentar algo, por vezes ensina o profissional a aprender com seus próprios erros, para que eles não sejam cometidos novamente, até porque se você não documentar, como irá saber se aquela determinada ação deu certo ou não? – Considerando que você seja uma empresa que aplicou mais de 1001 estrategias de marketing durante 1 ano.

A maioria das empresas não tem o costume de documentar a sua estratégia de conteúdo

De acordo com uma pesquisa feita em 2015, realizada pela Content Marketing Institute, ficou comprovado que a maioria das empresas não possuem uma estratégia de marketing de conteúdo.

Porcentagem de negócios B2C que possuem uma estratégia conteúdo.

Estratégias de conteúdo costumam dar resultados em 3 a 6 meses dependendo do seu nicho de mercado e da quantidade de postagens realizadas mensalmente.

Sendo assim, se você quiser acelerar seus resultados, você terá que aumentar a sua frequência de postagens sem comprometer a qualidade do seu material.

Lembre-se, um material de qualidade, bem escrito e sem plágios vale ouro em marketing de conteúdo.

Documentando a sua estratégia de marketing de conteúdo

Apostar no marketing de conteúdo é como apostar em uma batalha de médio e longo prazo, e se você quiser vence-la, você precisará primeiramente de um pouco de paciência e saber definir muito bem os objetivos, além de alinhar as suas expectativas com esse tipo de estratégia.

Existem duas formas de documentar uma estratégias de marketing de conteúdo, a primeira delas é determinando seus objetivos usando metas SMART.

E a segunda delas seria você responder às 36 perguntas desenvolvidas pela CMI: Content Marketing Institute.

De acordo com a proposta deste artigo, iremos focar somente nas 13 primeiras perguntas existentes no e-book disponibilizado pelo link acima.

Desenvolva um plano de negócios voltado para a inovação

De acordo com e-book, o marketing de conteúdo é considerado um processo inovador para o negócio, e antes de sair por aí aplicando qualquer estratégia de conteúdo, você precisa compreender e estruturar o plano de negócios da sua empresa.

Abaixo estão algumas perguntas que você deve responder:

Lembrando que essas perguntas são voltadas ao plano de negócios da empresa, nesse caso, esqueça marketing de conteúdo por enquanto.

Quais são os desafios que a sua empresa está tentando resolver?

Que tipo de resultado você espera obter com este processo?

Qual é o risco se você falhar?

Quais perspectivas exclusivas você precisa envolver? Se for interna, quais permissões você precisa dos seus superiores (Gerente por exemplo) para participar?

Qual é o orçamento disponibilizado pela empresa?

Com que frequência você deseja reproduzir resultados?

Se alguns problemas da vida ou de negócios atrapalharem o seu plano, o que você pode fazer de útil, sem que respingue na ideia do plano de negócios?

Como você irá executar cada ideia experimental e por quanto tempo você irá trabalhar com elas?

Filosofe! Tente responder cada pergunta com o máximo de detalhes possíveis, pense sempre no “Mas e se..”, quanto mais detalhes você informar melhor será o seu plano.

Crie um plano voltado para o marketing de conteúdo

Após criar um plano de negócios voltado para a inovação, o próximo passo é construir um plano de negócios voltado para o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é relativamente novo para a maioria das organizações, e tende a evolver muitas partes diferentes do negócio.

É importante frisar que “Plano de Negócios não é ROI (Return of Investment)” principalmente quando estamos nos referindo a plano de negócios voltado para o marketing de conteúdo.

Abaixo estão algumas perguntas que você deve responder:

Qual é a necessidade, e o que você espera realizar com o seu marketing de conteúdo?

  • Seus objetivos incluem ações de reconhecimento de marca ou reforço?
  • Seus objetivos visam a conversão de leads, nutrição dos que já existem ou conversão de clientes?

O quão grande é a necessidade de fazer marketing de conteúdo? Você tem audiência suficiente para justificar este tipo de plano?

  • Você pode usar o marketing de conteúdo para amenizar uma dor existente (tanto no seu cliente como na sua empresa), ou para melhorar o seu marketing?
  • A oportunidade de aplicar o marketing de conteúdo é grande o suficiente para justificar o tempo e o dinheiro que será gasto? Se sim, por quanto tempo?

Qual é o modelo de negócios da própria empresa? Como ele funciona, e o que temos que fazer?

  • Qual é o escopo do seu plano inicial de marketing de conteúdo?
  • Qual é a equipe que você precisará para ser capaz de estruturar esse escopo?
  • Como isso pode afetar os esforços voltados para o marketing de conteúdo?

Qual o valor diferenciador que você espera atingir com suas estratégias de marketing de conteúdo? E porque isso é mais importante que outras coisas (relacionadas ao marketing da empresa) que você esta investindo o seu tempo?

  • Será que você pode esperar um aumento significativo em um programa de marketing existente (Inbound, SEO, outbound, Email Marketing…)?
  • Existe algo que você não esta mais fazendo (ou que você não deveria estar mais fazendo?)
  • Existem programas em que o marketing de conteúdo pode ajudar a alimentar (Por exemplo, um programa de SEO ou inbound)?
  • Qual é o seu orçamento para o fracasso? (O quanto você esta disposto a investir até fracassar?)

Quais são os riscos? O que esta no seu caminho para o sucesso, ou o que aconteceria caso você falhasse?

  • Quais são as possíveis fontes e impactos de risco do marketing de conteúdo, que são capazes de atrapalhar o plano que você mesmo definiu?
  • O que você pode controlar e o que você não pode? E o que você pode fazer para tentar minimizar a possibilidade de ocorrência desses riscos?
  • Será que os planos de redução de riscos aumentam os seus custos e/ou o retorno do seu plano?

E agora?

Depois de ter documentado os seus objetivos com o marketing de conteúdo, é sempre bom saber como você faz para mensurar e descobrir quanto vale o seu conteúdo, não é verdade?

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x