Aprenda a escrever um texto informal para o seu blog

Aprenda a escrever um texto informal para o seu blog

Nesses anos, dedicados à escrita para web, percebi que uma das dificuldades recorrentes na minha equipe que acontecia muito comigo no começo, é seguir a linguagem que se exige no pitch.

Percebi uma maior facilidade que nós redatores temos em escrever com uma linguagem formal, e isso não é difícil de explicar.

Acontece que quando estamos escrevendo um texto que não seja para uma rede social, é exatamente essa linguagem que escolhemos, e a um sentido automático de monitoramento da escrita a fim de atender aspectos de maior polidez e refinamento.

Dessa forma tendemos aassumir um tom mais cuidadoso para com a linguagem, contudo, em certos contextos em que se pretende intencionalmente a linguagem informal, é importante saber adequar-se ao tom dessa situação de comunicação, com efeitos expressivos específicos.

Portanto, não devemos tomá-la como um erro, ou uma linguagem de menor valor. Inclusive, escrever adequando-se a esse tom implica em fazer uso de técnicas próprias já que as características dessa linguagem são próprias a fim de atender os textos para web.

Então, se você deseja aprender mais sobre escrever um texto informal para seu blog, continue a leitura, pois trataremos disso nesse artigo.

O que iremos aprender hoje?

12 dicas de ouro para não errar em um texto informal

12 Dicas de ouro para não errar em um texto informal

Que tal dar uma repaginada no seu texto e deixá-lo mais informal e descontraído? Não é difícil, basta seguir algumas dicas simples que eu vou te dar agora. Vamos lá?

#1: Palavras Rebuscadas, jamais!

Esqueça as palavras complicadas. Sabe aquelas palavras que a gente só vê em livro de escola, redações do enem ou em contrato de banco?

Pois é, elas não combinam com um texto informal. Então, nada de usar "imprescindível" se você pode dizer "muito importante", certo?

Quando você terminar de escrever, dê uma olhada no seu texto e veja se tem alguma palavra dessas. Se tiver, troque por uma mais simples e comum.

#2: Atenção as formas verbais

A ideia principal aqui é que você sempre simplifique os verbos utilizados em suas sentenças.

Outra coisa que acontece regularmente na escrita, é quando trocamos os verbos mais simples por uns mais rebuscados.

Por exemplo: em vez de dizer "ter", "fazer"; ou "usar", a gente diz "possuir", "realizar" ou "utilizar". Parece que fica mais bonito, mas na verdade fica mais formal.

Então, se você quer um texto informal, use os verbos mais simples e diretos. Assim, o seu texto fica mais fácil de ler e entender.

#3: Articule expressões interativas, é fundamental!

Converse com o leitor. Uma boa maneira de deixar o seu texto mais informal é interagir com quem está lendo.

Você pode fazer isso usando saudações no começo ou no final do texto, dando exemplos do dia a dia e fazendo perguntas que não precisam de resposta.

Isso faz com que o leitor se sinta mais próximo de você e do assunto.

#4: Use primeira pessoa do discurso

Outra dica para deixar o seu texto mais informal é usar um tom pessoal. Você pode fazer isso usando a primeira pessoa do plural (ou do singular, se for o caso) e chamando o leitor de "você". Assim, você cria uma relação de confiança e intimidade com quem lê o seu texto.

#5: Mobilize o humor na medida certa

Brinque com as palavras. A parte mais legal de escrever um texto informal é que você pode se divertir com as palavras e o conteúdo. Você pode usar um pouco de humor e expressões populares que todo mundo conhece e entende.

Mas cuidado para não exagerar nas piadas: lembre-se de que o seu texto tem um objetivo e um conteúdo. Então, use o humor com moderação e bom senso.

#6: Seja criativo

Que tal dar uma animada nos seus intertítulos?

Uma dica bacana para deixar seu texto mais descontraído e informal é dar uma sacudida nos intertítulos. Em vez de usar o mesmo de sempre, tente inventar algo mais divertido e diferente.

Por exemplo, outro dia eu li um texto sobre crioterapia (aquele método que os atletas usam para ficar mergulhados numa banheira de gelo e evitar lesões), e um dos intertítulos era “Gelando a cuca!”. Bem legal, né?

#7: Lembre-se sempre, informal não é oba-oba

Cuidado com os excessos! Mas não pense que só porque a linguagem é informal você pode escrever de qualquer jeito! Ainda vale seguir as normas de ortografia e gramática, tá?

Então, não exagere nas gírias e nos regionalismos: lembre-se que seu texto vai estar na internet, e pode ser lido por pessoas de vários lugares do mundo, eles podem não entender algumas expressões que você usar.

#8: Adeque-se à persona

Conheça a sua persona, isso é outra coisa muito importante que você precisa saber.

Alguns escritores acham que todos os textos na web precisam seguir os padrões de língua portuguesa que eles aprenderam na escola. Mas isso não é totalmente verdade.

A persona deste texto, por exemplo, é um freelancer. Eu sei que você gosta de ter sua liberdade e fazer seu próprio horário. Também posso usar uma linguagem mais solta, sem zoar, né galera? Se eu errei, me desculpe. Vacilei. Ou melhor, mico.

E claro que posso falar da última temporada de La Casa de Papel, dos vídeos do Whindersson Nunes ou daquele perfil do Chaves no Instagram. E só pra deixar claro: não, não estamos bisbilhotando os seus dados. Você só se encaixa no que chamamos de “pessoa ideal” para fazer parte da nossa equipe de freelas.

#9: Nunca se esqueça! Os recursos de linguagem estão a nosso favor!

Que tal dar uma animada no seu texto informal com uns recursos de linguagem? Esses trem são bão demais pra deixar a escrita mais divertida e variada.

Por exemplo, as metáforas são um abraço quentinho no coração do leitor. A metonímia é o cheiro de sucesso na plataforma. A catacrese é o miolo do texto. Antíteses fazem o usuário viajar na maionese.

Viu só? No parágrafo acima, eu usei cada recurso de linguagem na frase que fala dele.

Mas tem mais coisa boa. O eufemismo serve pra amenizar umas coisas que podem ser meio chatas de falar. Tipo assim: João Pedro "bateu as botas" ou "foi pro andar de cima". Ana Clara "pegou emprestado" uns trocados do colega.

Já a hipérbole é pra dar uma exagerada boa. Eu sei que você "tá louco" pra usar essas dicas nos seus textos já.

Ironias, se souber usar, também ficam show. Todo mundo sabe que um bom político é aquele que faz tudo pela grana, né? É só ver o que uns caras do Congresso andam aprontando.

Na apóstrofe, você chama alguém pra dar uma força na frase: "Meu Deus do céu, que horas são e você ainda tá acordado?". Você, como freela, já deve ter escutado isso um monte. Acertei?

Paradoxos também são legais. É um jeito bacana de mostrar a sua ignorância sábia pro mundo.

Até mesmo uns bagulhos que parecem erro podem ser úteis pra deixar a linguagem maneira. Um redator e um revisor, por exemplo, formam uma dupla dinâmica de dois, né? E aí eu usei um pleonasmo.

#10: Exemplos práticos não devem ser esquecidos

Você já viu como os exemplos práticos são legais?

Eles ajudam a gente a entender melhor as coisas e a ficar mais ligado no que se está lendo. Ao longo deste artigo você pode observar alguns exemplos práticos, e eles ajuda a prender a atenção do leito, não deixe de utilizá-los.

#11: Empatia é tudo

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreender seus sentimentos, suas necessidades e suas motivações.

Ela é importante para o texto informal porque ajuda a criar uma conexão com o leitor, a transmitir uma mensagem mais clara e a evitar mal-entendidos ou ofensas.

Um texto informal é aquele que usa uma linguagem mais coloquial, mais próxima da fala, e que se dirige a um público específico ou a uma situação particular. Um texto informal pode ser um e-mail, uma carta, um blog, uma rede social ou uma conversa.

Para escrever um texto informal com empatia, é preciso levar em conta o contexto, o objetivo e o perfil do leitor.

Algumas dicas são: usar um tom cordial e respeitoso, adaptar o vocabulário e a gramática ao nível de formalidade adequado, evitar termos técnicos ou estrangeiros sem explicação, usar exemplos ou histórias pessoais para ilustrar os pontos principais, expressar opiniões com cuidado e reconhecer diferentes pontos de vista.

#12: Entender o contexto e usar referências é essencial

Escrever um texto informal não significa escrever de qualquer jeito.

É preciso levar em conta o contexto em que o texto será lido, além disso você pode utilizar referências, como citações de personagens conhecidos de grandes obras cinematográficas.

É importante, sobretudo, entender o que se quer passar, a fim de reter a atenção do leitor.

O contexto é o conjunto de circunstâncias que envolvem a comunicação, como o assunto, o objetivo, o público-alvo, o canal etc. Por isso a referência, que é a imagem que se quer transmitir ao leitor, como a credibilidade, a simpatia, a autoridade etc., deve estar dialogar com o contexto maior.

Um texto informal pode ser mais descontraído, coloquial e criativo, mas deve respeitar sempre respeitar as regras básicas da língua portuguesa e evitar erros de ortografia, gramática e pontuação.

Além disso, deve ser claro, coerente e coeso, evitando ambiguidades, contradições e repetições desnecessárias.

Um texto informal bem escrito pode ser mais eficaz na comunicação e na persuasão do que um texto formal e rígido. Por isso, é importante entender o contexto e usar a referência na produção de textos informais, trazendo, por exemplo, elementos da cultura pop.

Conclusão

Pronto, agora você pode finalmente colocar a mão na massa e criar seus próprios textos informais 😄

Então, ficamos por aqui, mas logo estaremos de volta com mais dicas web. Então continue seus estudos e até breve!

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x