O que é Web Analytics ?

O que é Web Analytics ?

Web Analytics nada mais é do que a coleta e análise de todas as interações que os usuários realizam dentro de um site, a fim de auxiliar você na tomada de decisões mais assertivas nas suas estratégias de marketing, seja na melhoria da usabilidade das suas páginas, ou quem sabe verificar se as suas campanhas de marketing estão surtindo efeito e trazendo mais trafego para o seu website.

Toda vez que um visitante qualquer acessa uma determinada página do seu website, existe a possibilidade de você coletar alguns dados desse visitante.

Esses dados podem ser desde o seu ip, o tempo de permanência, o navegador que ele utilizou, de onde esse visitante veio até chegar na sua página, e em alguns casos você também consegue saber em quais partes esse visitante clicou na sua página.

Quando pensamos em marketing digital, também é preciso pensar em fazer uma análise dos dados apresentados. Através dessa análise de dados feita com o Web Analytics, que será possível criar as estratégias adequadas.

Hoje você vai descobrir neste artigo o que vem a ser Web Analytics, e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio digital 😀

O que vou Aprender Hoje ?

O que é o Web Analytics ?

Falando em termos mais simples, Web Analytics nada mais é do que o processo de você visualizar e medir todo o comportamento que o seu consumidor, visitante ou usuário fez ou deixou de fazer em cada uma de suas páginas do seu website.

E como dito anteriormente, quando um determinado visitante acessa uma de suas páginas, você consegue coletar alguns dados como:

  • O IP desse visitante (E futuramente verificar de qual pais e região veio essa conexão).
  • Quanto tempo ele permaneceu em cada uma de suas páginas.
  • O website em que esse visitante estava até chegar na sua página (Descobrindo de onde ele veio).
  • O Navegador que ele utilizou (Google Chrome, Internet Explorer…).
  • A quantidade de acessos que suas páginas tiveram.
  • A resolução do monitor dos seus usuários (1920×1080, 1280×1024…).
  • Se esses visitantes acessaram por meio de dispositivos moveis (celulares e tablets) ou desktops (computadores de mesa ou notebooks).

E não acaba por aí, hoje em dia existem tecnologias capazes de identificar quais movimentos do mouse você fez na página (cliques e rolagens do mouse) além da capacidade de gravar tudo o que o usuário fez ou deixou de fazer dentro de suas páginas.

Rapaz surpreso em saber a quantidade de dados que um website pode coletar

Interessante, não ?

E a brincadeira começa a ficar mais legal quando você trabalha em conjunto com uma das ferramentas que serão apresentadas aqui neste artigo, chamada Google Analytics.

Com ela você consegue identificar mais informações dos seus visitantes desde a idade, comportamentos e interesses, que já foram previamente analisados pelo Google.

Acredito que depois dessa pequena introdução sobre Web Analytics a sua navegação em sites nunca mais será a mesma.

Porque ele é tão importante nos dias atuais ?

Antes de criar qualquer tipo de estratégia de marketing visando atrair mais visitantes para o seu negócio digital, é necessário e de extrema importância que exista uma forma de acompanhar e analisar os dados desse visitante, para que caso algo não saia como o planejado, você já tenha os dados que possam mostrar o melhor caminho a ser seguido.

Porque imagina o seguinte, você está fazendo uma campanha de marketing com o objetivo de atrair mais visitantes para a sua página de vendas.

Só que ao mesmo tempo você não tem uma forma de acompanhar a quantidade de visitantes que chegam até as suas páginas.

Nesse caso, como é que você vai saber se a sua ação de marketing realmente está funcionando, uma vez que você não tem sequer uma ferramenta capaz de mensurar esse tipo de coisa ?

Bem, ao menos que alguém compre um de seus produtos e você receba uma notificação de nova venda por e-mail, não há uma forma de saber a quantidade de visitantes que chega até as suas páginas, muito menos saber o comportamento.

E é exatamente por isso que o Web Analytics é tão importante, uma vez que ele se trata de uma estrutura e análise de dados capazes de te mostrar um panorama geral dos dados coletados dos seus visitantes que acessam o seu website, te auxiliando na sua tomada de decisões.

Com isso, os resultados tendem a vir com mais clareza e são bem mais satisfatórios. E tudo isso é feito apenas com uma leitura mais específica de todas as informações colhidas.

A cada dia que se passa, as empresas fazem cada vez mais uso de informações através de dados para suas tomadas de decisões, e com isso resulta nos melhores resultados possíveis diante do mercado.

Tudo isso que o Web Analytics oferece faz com que sejam usadas de forma inteligentes as informações filtradas através das análises.

Então resumindo… O Web Analytics faz uma análise detalhada do trabalho e do comportamento do consumidor.

Isso ajuda a criar estratégias de marketing cada vez mais precisas e direcionadas.

E se sua empresa precisa de uma estratégia que consiga oferecer crescimento satisfatório e comprovado, as estratégias de Web Analytics são as melhores.

Como surgiu o Web Analytics ?

Podemos dizer que o Web Analytics, de uma certa forma sempre existiu desde o primeiro momento em que a primeira rede de computadores foi criada, a famosa arpanet.

Até porque, sempre quando fazemos uma requisição para uma rede de computadores ou servidores, por padrão, o sistema ele sempre faz um registro de quem o acessou, quando o acessou e que tipo de requisição foi feita.

E na internet não é diferente, toda vez que você acessa um determinado website, o servidor de hospedagem por padrão ele gera um registro aonde contém todos os acessos que foram efetuados no servidor.

E esse registro que armazena os dados dos seus visitantes é conhecido como log de acessos.

E durante muito tempo esse log foi usado principalmente pelas pessoas que administravam os websites, uma vez que esses logs, eles forneciam o número total de requisições que foram feitas no servidor, que por sua vez indicavam o número total de visitas.

E com o surgimento de novas tecnologias de navegação, surgiram muitas outras formas de mensurar os dados dos visitantes.

A linguagem de programação conhecida como Javascript é um exemplo disso.

Como ela é executada pelo navegador do seu usuário, ela possibilitou que alguns dados como a taxa de cliques, a origem de onde esse usuário veio e muitas outras coisas pudessem ser enviadas para um servidor externo capaz de coletar e armazenar cada uma dessas essas informações.

Para que futuramente fossem usadas como métricas para mensurar o comportamento dos seus visitantes.

Uma ferramenta que se tornou muito famosa na época e que é usado até hoje em alguns websites é o famoso “Contador de Visitas”.

Representação de 10 contadores de visitas diferentes

E foi graças ao javascript, que muitas ferramentas de web analytics foram criadas e são o que são até hoje, até porque se não fosse por ele não teríamos muitas das animações e efeitos que vemos por aí na internet.

Como o Web Analytics pode ajudar o seu negócio digital ?

Aquele que conhece os seus resultados elimina o achismo e toma decisões futuras com uma maior precisão e tem mais chances de sucesso.

Aderir ao Web Analytics resulta em uma maior relevância para qualquer uma de suas estratégias de marketing digital que você for fazer no seu negócio.

Por isso que o Web Analytics é tão importante para o seu negócio, uma vez que ele fornece um nível de detalhes um pouco mais profundo sobre como seus visitantes, como por exemplo?

  • A maneira como eles acessam o seu site e navegam pelas suas páginas.
  • Como eles se comportam quando estão em seu site.
  • As ações que executam dentro do seu site.
  • As páginas que visualizam.
  • O caminho que eles usam para navegar.
  • E as páginas em que eles costumam acessar.

E com isso você consegue:

  • Obter métricas reais dos seus consumidores que acessam as suas páginas
  • Eliminar o uso do achismo, fazendo com que você pense que está tudo bem, enquanto na verdade pode não estar.
  • Te ajuda a analisar se as suas metas foram atingidas.
  • Além de te dar a possibilidade de acompanhar o desempenho das suas ações de marketing e analisar se tudo está ocorrendo como planejado.

E para que isso seja possível, é necessário que você saiba usar as métricas ao seu favor, até porque não adianta nada você ter um grande volume de dados sobre seus consumidores e não saber o que fazer com esses dados.

Sem fazer o uso do Web Analytics você acaba deixando passar algumas métricas de desempenho valiosas, que fazem toda a diferença na tomada de decisões estratégicas.

Um bom profissional de marketing antes de aplicar qualquer estratégia que visa atrair mais tráfego, em primeiro lugar ele sempre vai implementar uma ferramenta capaz de coletar os dados dos consumidores que acessam o site, para que assim que ele for aplicar uma estratégia, ele tenha dados o suficiente para chegar pra você e dizer o seguinte:

“Olha Fulano, o seu website tinha X número de visitas, agora ele tem Y com Z novos usuários que permanecem durante tanto tempo na página tal totalizando aí um aumento de 200% com relação aos últimos 3 meses.”.

Quais as principais ferramentas de Web Analytics ?

Pessoas fazendo analises de dados (Web Analytics)

Quando falamos de Web Analytics, estamos falando de uma forma de análise de dados que vai muito além das análises, a mesma oferece uma série de ferramentas que são muito utilizadas e talvez você já tenha usado e nem tenha percebido.

Ferramentas essas, que te ajudam na análise de todo a informação relevante para a tomada de decisões que tem por objetivo a criação de um marketing eficiente.

Vejamos uma lista das principais ferramentas de Web Analytics:

Google Analytics

É a ferramenta de Web Analytics mundialmente conhecida e mais usada pela maioria dos profissionais de marketing.

Este tipo de plataforma é capaz de entregar todos os dados dos seus visitantes que acessam o seu website, além disso é a única ferramenta capaz de te mostrar dados como:

  • Idade dos seus visitantes
  • Informações Geográficas
  • Interesses
  • E comportamentos dos mesmos

Mas como o Google Analytics consegue tantos dados assim ?

Devemos entender que o Google nos dias atuais está constantemente presente em nossas vidas, seja nos aparelhos celulares (android), seja nos ajudando a realizar pesquisas na internet, nos atualizando com notícias, recebendo e-mails pra gente (Gmail) ou nos guiando pelas ruas (Google Maps).

Lembra quando você criou seu primeiro e-mail no Gmail ou quem sabe criou uma conta no Google + ou teve que configurar uma conta no Google por causa do seu celular android ?

Então… lembra que além do seu nome e sobrenome ele pediu mais informações como:

  • Pais
  • Idade
  • Gênero
  • E afins ?

É a partir daí que ele sabe suas informações, então quando alguém está fazendo uma pesquisa no Google (de preferência logado no Google), acha seu website nos resultados de busca, acessa o seu website e o mesmo está integrado com o Google Analytics… pronto!

Você pode ter certeza que o administrador do website conseguira visualizar alguns de seus dados pelo Google Analytics.

Mas fique tranquilo que o Google não repassa seu nome, seu e-mail, ou localização exata de onde você está.

O que vemos na verdade é um resumo das principais características dos usuários que acessaram uma de nossas páginas como:

  • Idade: 20% entre 20 a 30 anos… 15% entre 30 a 40 anos…
  • Principais países: 90% brasil… 10% Canada…
  • Além dos interesses e comportamentos.

E como ele consegue extrair os comportamentos ou os interesses de cada visitante ?

Simples, toda vez que você faz uma determinada pesquisa no Google, no Youtube (Sim o Youtube é da Google), Google Shopping, Google Maps, Google Notícias… Ele entende quais são os principais termos que você pesquisa, o que você curte, o que você compartilha, e é através disso que ele sabe seus interesses e comportamentos.

E é exatamente por conta dessas características que a ferramenta do Google Analytics ganha em disparada das demais.

Quer saber como configurar a ferramenta do Google Analytics passo a passo ? Veja o nosso artigo sobre Primeiros Passos com o Google Analytics

Adobe Analytics

Uma ferramenta bem completa que consegue te entregar dados precisos dos seus consumidores.

Ela é bastante usada para se obter insights dos seus principais visitantes que acessam o seu website além de ter a capacidade de integração com alguns serviços online.

Web Trend

Uma Ferramenta de Web Analytics que consegue mensurar as conversões que acontecem no seu website, além de te dar a capacidade de realizar testes A/b.

AT Internet

Esta ferramenta é capaz de te mostrar dados dos seus consumidores que nem as outras ferramentas vistas aqui neste post.

A única diferença das demais é que além do sistema ela também conta com profissionais capazes para te guiar e auxiliar no processo de análise de dados.

Aidax

A proposta dessa ferramenta de analytics é ser totalmente disruptiva uma vez que ela consegue te fornecer dados em tempo real dos perfis do seu consumidor.

Além da capacidade de fazer integração com o seu negócio digital uma vez que ela fornece uma API para te ajudar nessa empreitada.

Navegg

Uma solução brasileira que consegue te mostrar dados dos seus consumidores que acessam o seu website.

Trabalhando com a inteligência de dados para te mostrar métricas e insights precisos sobre seus consumidores, além de te ajudar a definir as personas ideais para o seu negócio.

São muitas soluções…

Enfim, são muitas as opções que você terá a sua disposição de ferramentas que poderão auxiliar na análise de dados para a criação de uma estratégia de dados apropriada.

Dessa forma podemos ver que o Web Analytics não é apenas uma forma de estratégia de análise de dados, mas que também oferece ferramentas que podem ajudar no planejamento da estratégia correta para cada tipo de negócio.

Como é feito o trabalho do Web Analytics ?

Mais uma ótima pergunta, tenho certeza de que vai ser bastante útil para as demais pessoas. Muitos pontos são envolvidos ao fazer uma análise de dados.

O trabalho do Web Analytics é:

  • Fazer o acompanhamento do desempenho das campanhas, como os acessos de todos os sites;
  • Fazer o acompanhamento das visitas, conversões e vendas dos sites;
  • Acompanhar o desempenho das campanhas de marketing feitas;
  • Através das análises dos dados, buscar melhorias constantes;
  • Criar relatórios de desempenho;
  • Fazer a análise das metas criadas dos sites.

Estas são algumas formas de como é feito o trabalho do Web Analytics.

Principais métricas do Web Analytics

Dependendo da ferramenta que você for utilizar para coletar dados dos seus consumidores, é importante ficar de olho em algumas métricas que serão apresentadas aqui.

Elas são de extrema importância pois serão com elas que você poderá analisar se os resultados do seu negócio estão seguindo para o caminho certo.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O famoso CAC, ou também chamado Custo de Aquisição de Clientes, nada mais é do que a relação entre o número de clientes e o seu gasto com marketing digital.

Ela tem como objetivo saber o quanto você precisa investir para conseguir um novo cliente.

A formula para se calcular o CAC é:

CAC = Custos por destinados a aquisição de clientes / Novos Clientes

Exemplo: Supondo que você gastou R$ 10.000 (dez mil reais) no mês atual e com eles você conseguiu 80 clientes neste mesmo mês, basta calcular:

CAC = R$ 10.000 / 80

CAC = R$ 125,00

Ou seja, cada cliente que você consegue para o seu negócio tem um custo de R$ 125,00.

A meta é sempre tentar diminuir esse valor o máximo possível, e quem vai fazer isso por você é a criatividade com que você consegue novos clientes através de promoções e estudos do mercado.

LifeTime Value (LTV)

Aqui é quando falamos de serviços de pagamentos recorrentes (assinaturas mensais), ele calcula quanto valor tem o seu cliente para você, o quanto ele investiu na sua empresa, exemplo:

Valor da mensalidade: R$ 50,00

Quantos meses ficou ativo: 5 meses

LifeTime Value: R$ 250,00

O lifetime value pode ser por dia, por semana e afins. Quanto ele investe ou gasta no seu negócio por mês, por dia, por hora, por semana, bienal e tudo mais.

Lembre-se que ele tem que deixar muito mais do que coce gastou lá na publicidade para conquista-lo, então se esse cliente você conseguiu digamos que pagando 10 reais pelo seu clique e ele assina seu serviço de R$ 50,00 você teve um retorno de R$ 40,00.

Qual a importância de monitorar meus visitantes ?

A importância de monitorar seus visitantes é ainda maior, já que é possível saber quantas vezes ele visitou a sua página, o tempo que o mesmo permaneceu no site, quais foram as suas ações entre outras.

Tudo isso é muito importante já que pode afetar diretamente a forma de como você faz o seu marketing. Através desse monitoramento é possível melhorar o desempenho de uma campanha.

E ainda, é possível consertar pontos falhas na mesma campanha.

Com isso, o Web Analytics vai fazer com que seus resultados sejam mais satisfatórios e mais precisos.

Você sabia que os dados mostrados pelo Web Analytics também te ajudam na definição do seu público alvo ?

Sim, e isso fica mais interessante quando trabalhamos com a ferramenta da Google Analytics.

É importante que você saiba a importância de se ter um público-alvo definido antes mesmo de iniciar as suas campanhas de marketing, para isso eu separei um artigo que fala sobre tudo o que você precisa saber sobre inbound marketing e atração de clientes.

Dicas para se trabalhar com Web Analytics

Agora que você já sabe o que vem a ser Web Analytics, seus benefícios e as principais ferramentas que você pode usar, chegou a hora de responder a seguinte pergunta:

“Legal, e agora o que eu faço com esses dados ?”.

Por conta disso eu separei aqui pra você, algumas dicas que vão te guiar nessa etapa.

#1: Entenda o que esses dados representam

A primeira coisa que devemos fazer quando começamos a receber dados em algumas daquelas ferramentas listadas no tópico de “Ferramentas do Web Analytics” é se perguntar o seguinte:

  • Quais foram os resultados gerais ?

Com essa primeira pergunta a gente já entende o porque daqueles dados estarem aparecendo ali pra gente.

A maioria das ferramentas nos mostra esses dados em percentual, como por exemplo:

  • 100 usuários nos últimos X dias
  • 50% de taxa de rejeição
  • Aumento de 103,5% das sessões dos visitantes

E são a partir desses dados que a gente já começa a entender um pouco de cada um dos resultados obtidos quem sabe com alguma de nossas campanhas de marketing.

  • Aonde eu posso melhorar os meus resultados ?

Essa pergunta te ajudar a entender em qual parte ou etapa você deve dar mais atenção para melhorar os seus resultados.

Vai ter vezes que você vai identificar que muitos visitantes acessam determinada página, mas que ao mesmo tempo essa mesma página possui uma enorme taxa de rejeição.

E o ponto principal a ser analisado com esta pergunta é identificar esses tipos de padrões.

#2: Pense em como melhorar os seus resultados

  • Que tipo de ações devo fazer para melhorar os meus resultados ?

Continuando no exemplo da pergunta anterior, nesta etapa você começa a pensar em soluções para quem sabe melhorar a taxa de rejeição da sua página.

O que será que está acontecendo com os meus usuários nessa página ?

Será que eles acharam o conteúdo chato demais ?

Será que essa página demora pra carregar e por conta disso eles estão indo em bora em menos de 1 minuto ?

A partir disso, você começa a investir em ações não só para identificar as causas, mas também encontrar formas de melhorar e otimizar cada vez mais os seus resultados.

Conclusão

Como vimos neste artigo é crucial que você faça o uso do Web Analytics no seu negócio digital.

Então se você ainda não tem uma ferramenta de Web Analytics integrada ao seu negócio, é bom você começar a pensar nisso imediatamente.

Pois é com essas ferramentas que você vai entender um pouco mais do comportamento dos seus consumidores, e com isso encontrar as melhores maneiras de se trabalhar com eles.

Portanto, a análise de dados é fundamental para entender quais ações a se tomar, e se os resultados dessas ações realmente estão dando frutos para a empresa.

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x