O que são Topic Clusters, e como eles se relacionam com o SEO?

O que são Topic Clusters, e como eles se relacionam com o SEO?

O que são Topic Clusters, e como eles se relacionam com o SEO?

O mundo digital está em constante evolução, e o SEO (Search Engine Optimization) não é exceção. Uma das estratégias emergentes no campo do SEO, é o uso de Topic Clusters de conteúdo.

Mas o que são clusters e como eles se relacionam com o SEO?

Os Topic Clusters são uma poderosa estratégia de SEO que ajuda os sites a ganharem visibilidade e alavancar o tráfego orgânico.

Podemos dizer que ele é um “booster”, um “super nitro” que irá otimizar seus esforços de SEO, de modo a trazer resultados mais rápidos 🚀

As mudanças no mundo digital é uma condição natural, haja vista que o avanço tecnológico se dá de modo bastante acelerado.

Nesse panorama, os mecanismos de buscas não ficam de fora, passam também por constantes transformações a fim de oferecer uma experiência cada vez melhor para os usuários.

Neste artigo buscamos apresentar a importância dessa tecnologia, bem como alguns aspetos técnicos importantes a fim de ambientá-los a essa ferramenta. Esperamos ajudá-lo a destravar estratégias para melhorar sua performance de SEO!

Então, vamos nessa! 😉

O que iremos aprender hoje?

Topic Clusters: um "super nitro" no universo de SEO?

Topic Cluster o super nitro no universo do SEO

No contexto do SEO, um cluster refere-se a um grupo de páginas da web que estão interligadas para fornecer informações abrangentes sobre um determinado tópico.

Cada cluster inclui uma página principal, conhecida como “página pilar”, e várias subpáginas relacionadas, conhecidas como “posts de cluster”.

No Marketing Digital, área de constante evolução, essa tecnologia surge trazendo um novo paradigma de diálogo entre uma marca e o seu público, oferecendo mais eficiência sendo considerada uma estratégica inteligente e precisa.

Dessa forma, as diversas empresas e profissionais de marketing, que cada vez mais se veem sob um cenário de alta competitividade, ao dominarem os Topic Clusters, não se tornam obsoletos frente aos seus concorrentes.

Cada vez mais promissores no mundo digital, os Clusters trazem tempos que exigem conhecê-los e dominá-los prontamente, pois permitem compreender a forma como as pessoas buscam e interagem com o conteúdo, além de ajudar na leitura dos próprios buscadores, e como eles e selecionam esse tipo de conteúdo.

Então, podemos dizer que Topic Clusters são grupos de conteúdos que se organizam em torno de um tema principal? Sim!

Ao invés de ter uma única categoria agrupando todos os posts acerca do assunto, você aposta em um conteúdo completo, usando como referência os conteúdos mais aprofundados sobre o tema, gerando links internos entre eles.

Portanto, não se pode negar que essa tecnologia é um grande diferencial para os profissionais que atuam no seguimento do Marketing Digital, sendo pré-requisito para que a performance profissional do SEO tenha maior eficiência e resultados satisfatórios.

Conhecê-la é, atualmente, uma condição fundamental.

Este artigo busca, portanto, além de trazer noções preliminares sobre tal tecnologia, reforçar a importância e sensibilizar a curiosidades dos leitores para aprofundamento neste tema cada vez mais recorrente no universo competitivo do SEO.

Então se você já chegou até aqui, não vá embora, pois apresentaremos algumas informações técnicas importantes sobre os Topic Clusters. 🙂

Como os Clusters funcionam?

Estratégia criada pela HubSpot, os Topic Clusters são uma maneira de sistematização de conteúdo, ou seja, foi a partir de diversos acompanhamentos e estudos relacionados ao funcionamento das buscas online, que nasceu a estratégia de organizar o conteúdo em formato de grupos de conteúdos que giram em torno de um tópico principal e INTERCONECTADO!

A página pilar atua como o principal hub de conteúdo, com cada post de cluster vinculado de volta a ela. Os posts do cluster também estão interligados entre si, criando uma rede de conteúdo interligados que é fácil para os motores de busca indexarem e para os usuários navegarem.

Como podemos observar na ilustração abaixo, a estrutura de um topic cluster possuem três elementos principais:

  • Post Pilar (ou Página Pilar)
  • Clusters Content (Conteúdos Específicos)
  • Hyperlinks (Links que conectam cada um desses conteúdos)
Exemplo de uma estratégia de Topic Cluster

É importante observar que o comportamento dos usuários conectados à rede está mudando, e essa nova configuração chega à forma como são realizadas as pesquisas nos buscadores.

Embora ela nunca tenha sido inflexível, a maneira como essa informação era fornecida pelos motores de buscas há alguns anos exigia que as pesquisas fossem bastante específicas e os resultados alternavam de acordo com as palavras digitadas.

Atualmente, as mudanças nos buscadores — e até mesmo o modo como as pessoas estão se relacionando com a internet — vem trazendo transformação nos resultados das buscas, os tornando mais orientados pela intencionalidade das pesquisas dos usuários.

Isso significa que a interação entre os usuários e máquinas tem sido cada vez mais humanizada, abrindo novas perspectivas de tempos nos quais as máquinas e os seres humanos estarão cada vez mais integrados, isso inclui o modo operativo das ferramentas de SEO.

Não é inocente, portanto, que os diversos motores de buscas vêm investindo cada vez mais nas pesquisas via comando de voz, realizadas cada vez mais de modo espontâneo e integrados com tecnologias de IA, tendências que revelam o caráter evolutivo acelerado do SEO para um futuro não muito distante.

Então, você quer ser o rei ou a rainha da SERP, certo? Quer que o os motores de buscas sejam seus melhores amigos e coloque seu site no topo dos resultados de pesquisa?

Nesse caso, você precisa entender e responder à intenção de busca do usuário. E isso é como tentar ler a mente do seu animal de estimação - você nunca sabe realmente o que eles estão pensando, mas você tenta adivinhar de qualquer maneira! 😺🐶

Agora, imagine que você está tendo uma conversa com o Google. Você diz:

“Ei, Google, quero que as pessoas encontrem meu site quando procurarem por ‘como treinar seu dragão’”.

E o Google, sendo o bom ouvinte que é, responde:

“Claro, vou fazer o meu melhor!”.

Isso é basicamente o que acontece quando você faz uma pesquisa.

E o que isso tem a ver com os topic clusters?

Tudo! É como se você estivesse dando ao Google um mapa do tesouro, mostrando onde encontrar todas as informações valiosas em seu site.

Mas, em vez do ‘X’ marcar o local... são as palavras-chave que guiam o caminho.

Mas aqui está o segredo: você não pode simplesmente jogar um monte de palavras-chave e esperar que o Google faça o resto, para isso você precisa fornecer um CONTEXTO!

É aí que entram os topic clusters. Eles são como um guia turístico para o seu site, mostrando ao motor de busca todas as coisas incríveis que você tem para oferecer.

Então, como isso acontece na prática? Bem, é hora de rolar as mangas e mergulhar no mundo maravilhoso do SEO! Vamos nessa!

Aprendendo a organizar um Topic Cluster

Aprendendo a organizar um Topic Cluster

Tentando ainda decifrar o enigma dos Clusters de Tópicos? Não precisa ficar desesperado. Desbravaremos uma aventura no mundo do SEO para você.

Post Pilar

O que é um Post Pilar?

Vamos começar com o Post Pilar. Imagine que é como o rei ou a rainha do seu castelo de conteúdo. Ele é o grande chefão, o cabeça, o cara que mantém tudo junto. E como você escolhe esse rei ou rainha? Bem, ele ou ela deve ser alguém que conhece o tópico de dentro para fora, de cima para baixo, de frente para trás.

Na prática, isso significa que o post pilar será feito em torno de uma palavra-chave que é tipo o assunto mais popular da festa.

Agora, não se confunda aqui. Embora essas palavras-chave geralmente sejam as mais faladas e estejam no topo do funil, nem sempre é esse o caso.

E o post pilar deve ser super relevante para a sua estratégia de rankeamento e conversão, abordando temas que são como o pão com manteiga do seu negócio.

Por exemplo, se pegarmos a exemplo os principais sites referências na produção de conteúdo, podemos pensar em “Marketing de Conteúdo” como o rei ou a rainha do castelo.

É um tema que é superimportante para a estratégia, para o negócio e também para o funil de vendas da empresa.

Exemplo de outros posts que podem atuar como pilares:

  • Tudo o que você precisa saber sobre SEO. (Palavra-chave: SEO)
  • Aprenda mais sobre Marketing de Conteúdo. (Palavra-chave: Marketing de Conteúdo)
  • O que é Inbound Marketing? (Palavra-chave: Inbound Marketing).

Percebe que conteúdos assim estão no topo do funil e atuam como uma introdução ao conteúdo?

Clusters

O que são clusters?

Uma vez que você tenha definido seu rei ou rainha, é hora de pensar nos súditos, ou seja, o grupo de conteúdos que vão trabalhar juntos para fazer do seu rei ou rainha a estrela do show.

Enquanto os reis e rainhas lidam com temas mais amplos, os súditos podem (e muitas vezes devem) ser mais específicos. Mas cuidado! Isso não significa que eles são apenas para o meio ou fundo do funil.

Ao definir seus súditos, eles devem ser abordados de forma precisa e específica, sem se desviar muito do assunto, como é o caso do rei ou rainha. O súdito deve se comprometer com um assunto específico e abordá-lo da forma mais detalhada possível.

E, claro, é importante que o rei ou rainha faça referência e explore, mesmo que brevemente, todos os súditos.

Para cada rei ou rainha, em geral, devem ser pensados em 10 a 30 súditos, embora não haja uma regra definida em torno desse número.

Então, como descobrir seus súditos? Bem, sugiro que você faça uma pesquisa de palavras-chave e descubra aquelas que podem ser incluídas dentro do seu conteúdo.

Por exemplo, supondo que o seu post pilar (rei ou rainha) seja o conteúdo que fala sobre Aprenda mais sobre Marketing de Conteúdo.

Seus clusters devem ser conteúdos relacionados com o assunto principal, por exemplo:

  • Conheça as 10 melhores plataformas que te auxiliam no seu marketing de conteúdo.
  • Quais são as melhores técnicas de SEO que você pode aplicar no seu conteúdo?
  • Como criar um calendário editorial de forma eficiente?
  • Marketing de conteúdo voltado para as redes sociais.

Percebe que cada um dos posts acima representa um detalhamento do assunto principal? Isso são os clusters!

Hyperlinks

O que são HyperLinks?

Por fim, para fechar com chave de ouro a sua estrátegia, precisamos fazer o uso dos Hyperlinks.

Hyperlinks nada mais são do que links que levam o seu usuário para alguma outra página do seu site, no nosso caso, eles vão conectar os posts.

Geralmente os Hyperlinks costumam ficar por último em uma estratégia de Topic Clusters, até porque, primeiro você já deve ter alguns clusters, bastando apenas criar o post pilar e conectar os links.

Lembre-se que o Post Pilar deve conter links para todos os seus clusters, ok?

Criando uma estratégia de Topic Clusters na prática.

Agora que você já entende a teoria por trás do assunto, vamos ver alguns exemplos de como aplicar a estratégia de Topic Clusters na prática 🙂

Tudo começa quando você cria e publica seu POST PILAR, que no nosso exemplo, vai ser o artigo cujo título é:

  • Tudo o que você precisa saber sobre SEO

Dentro desse artigo você vai criar um conteúdo que vai dar uma passada de pano geral em todos (se não a grande maioria) dos assuntos sobre SEO. Mas não entre em detalhes, ok?

Em seguida, depois de publicado, você deve fazer uma força tarefa de modo a criar outros artigos (clusters) que se relacionem com o conteúdo do POST PILAR, por exemplo:

  • Técnicas para otimizar títulos, meta descriptions, headings, URLs e imagens.
  • Melhores práticas para otimização de velocidade do site.
  • Como criar um site com uma estrutura amigável para SEO.
  • Estratégias para obter backlinks de qualidade.

Observe que os conteúdos acima fazem parte do universo que chamamos de SEO!

Por fim, você deve editar o seu conteúdo principal (post pilar), de modo a inserir links (hyperlinks) que levem o usuário para cada um dos subposts (clusters) que você criou.

Nesse caso, você pode criar uma seção dentro de [Tudo o que você precisa saber sobre SEO] que contenha alguns links uteis, onde dentro dele você lista todos os seus clusters (com links é claro).

Uma outra estratégia é fazer isso dentro de um assunto específico, por exemplo: Supondo que dentro de [Tudo o que você precisa saber sobre SEO], você começou a falar sobre backlinks.

Com isso você pode adicionar um link no termo backlinks, de modo a levar seu usuário a um cluster que fala sobre backlinks ([Estratégias para obter backlinks de qualidade]).

Ou caso desejar, no final da seção de backlinks, você pode adicionar um link na frase: Quer aprender mais sobre backlinks? Conheça as estratégias para obter backlinks de qualidade.

Perguntas e Respostas

Um post pilar deve conter todos os links dos clusters?

Se possível, sim! Mas isso não é uma regra.

Clusters podem conter links para outros clusters?

Sim, é uma ótima estratégia.

Clusters podem conter links para um post pilar?

Sim, e é uma ótima forma de levar seu usuário de volta ao post principal.

Clusters podem conter links para um outro post pilar não relacionado com seu post pilar principal?

Em caso de clusters que apontam para um post pilar que possue assuntos diferentes (suditos que fazem referência a outros reis ou rainhas), você deve ter uma atenção redobrada, para não fugir do conteúdo principal e também do seu post pilar pai (rei ou rainha relacionado aquele cluster).

Percebi que tenho diversos clusters que podem fazer parte de um topic pilar que ainda não foi criado, e agora?

Simples, basta criar o topic pilar de modo a linkar para os clusters que já foram criados. Não há uma ordem certa de postagem, visto que futuramente o Google e outros buscadores se encarregarão disso.

Resumo da estrutura de um Topic Cluster

A seguir nós deixamos um passo a pass, para que você não se perca em tudo o que foi dito aqui, e possa seguir um reoteiro de etapas.

Definir o Post Pilar: O post pilar é o centro do seu cluster de conteúdo. Ele deve ser um conteúdo abrangente que cobre um tópico principal em detalhes.

Escolha um tópico que seja relevante para a sua estratégia de SEO e que tenha um volume de pesquisa significativo.

Identificar os Clusters: Os clusters são conteúdos relacionados que abordam subtemas do seu tópico principal. Eles devem ser mais específicos e detalhados do que o post pilar. Cada cluster deve estar diretamente relacionado ao post pilar e adicionar valor ao tópico principal.

Criar Links Internos: Uma vez que você tenha seu post pilar e seus clusters, o próximo passo é criar links internos entre eles. Cada cluster deve ter um link para o post pilar e vice-versa. Isso ajuda a estabelecer uma estrutura de site clara e melhora a experiência do usuário.

Monitorar e Ajustar: Depois de implementar seu Topic Cluster, é importante monitorar seu desempenho e fazer ajustes conforme necessário.

Use ferramentas de análise para acompanhar métricas como tráfego, tempo na página, taxas de rejeição e conversões.

Lembre-se, a ideia por trás dos Topic Clusters é fornecer valor aos seus usuários e melhorar a sua classificação nos motores de busca. Portanto, sempre se concentre em criar conteúdo de alta qualidade que atenda às necessidades do seu público.

A relação entre Clusters e SEO

Os clusters de conteúdo são uma estratégia eficaz de SEO por várias razões, por isso não podemos deixar de mencioná-las aqui:

Melhor Organização do Conteúdo

Os clusters ajudam a organizar o conteúdo de uma maneira que faz sentido tanto para os usuários quanto para os motores de busca. Isso pode levar a uma melhor experiência do usuário e a uma maior visibilidade nos motores de busca.

Autoridade do Tópico

Ao criar um cluster de conteúdo em torno de um tópico específico, você está essencialmente dizendo aos motores de busca que você tem uma quantidade significativa de conteúdo sobre esse tópico.

Isso pode ajudar a estabelecer a autoridade do seu site nesse tópico, o que pode levar a rankings mais altos.

Link Building Interno

Os clusters de conteúdo incentivam o link building interno, o que pode ajudar a aumentar a autoridade do seu site e melhorar seus rankings nos motores de busca.

Conclusão

Antes de concluirmos, você sabia que eu poderia criar clusters em cima dos 3 tópicos levantados acima? Por exemplo, eu poderia criar os seguintes artigos:

  • Como o Topic Cluster melhora a organização do seu conteúdo?
  • Melhorando a autoridade do seu tópico usando a estratégia de topic clusters
  • Como fazer Link Building Interno

Perceba que todos esses possíveis artigos podem fazer referência a este artigo atual?

Os clusters de conteúdo são uma estratégia de SEO poderosa e eficaz. Ao organizar seu conteúdo em clusters, você pode melhorar a experiência do usuário, aumentar a autoridade do seu site e melhorar seus rankings nos motores de busca.

Se você chegou até aqui é sinal de que você já pode começar a aplicar os Topic Clusters na sua estratégia! Sem dúvida, eles impulsionarão os resultados positivos para o seu negócio e para sua estratégia de conteúdo.

Os Topic Clusters são uma estrutura organizada, por isso devem ser feitos de forma planejada, de forma que seja possível entender o que está sendo feito, ter uma visão geral da estratégia e, claro, mensurar os resultados.

Então, continue seus estudos e até a próxima aventura digital!

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x