Google para PMEs: Aumente a sua presença online

Google para PMEs: Aumente a sua presença online

Recentemente (08/10) a Google lançou uma nova ferramenta online chamada Google para PMEs com o intuito de ajudar pequenas e médias empresas a dar os primeiros passos para colocarem seus negócios na internet.

A ferramenta foi desenvolvida exclusivamente para empreendedores leigos que estão em busca de começar um negócio pela internet (entrar de cabeça no mundo digital).

Ela esta disponível em português do brasil e conta com um passo a passo seguido de perguntas e respostas que podem ser respondidas tranquilamente independentemente do seu grau de conhecimento no ramo digital.

Neste post iremos te ensinar detalhadamente tudo o que você precisa fazer para criar uma conta e colocar seu negócio online!

O que iremos aprender hoje?

O que é PME?

Se você ainda é novo neste ramo ou caiu de paraquedas neste post, é bom deixar claro o significado das siglas desde já.

PME significa Pequena e Média Empresa, e é usualmente usada para classificar o porte da empresa em prol da quantidade de funcionários que ela possui.

Por exemplo, se a sua empresa conta com no máximo até 19 empregados (funcionários, melhor dizendo) sua empresa é caracterizada como microempresa.

Agora se a sua empresa possui entre 20 a 99 empregados ela pode ser considerada como uma pequena empresa, ou também conhecida popularmente como empresa de pequeno porte.

Passou dos 99 até no máximo 499 empregados – Parabéns, você já deve estar rico financeiramente rs – sua empresa já pode ser considerada de médio porte.

Mais do que 499 empregados – digo dos 500 funcionários pra cima – sua empresa já tem gente e capital o suficiente para ser chamada de grande empresa, ou empresa de grande porte.

Contudo se a sua empresa ainda não tem presença na web e esta entrando agora no mundo digital, não importa de que tamanho ela for, a Google para PMEs vai ajuda-la nessa nova jornada.

Google para PMEs: Crie planos personalizados para pequenas e médias empresas

Com o objetivo de ajudar o ecossistema crescente de empreendedores aqui do brasil, a Google para PMEs vem se tornando a ferramenta perfeita para a ocasião.

Por ela o empreendedor vai conseguir cadastrar o seu negócio online, definir objetivos e as metas que mais importam no momento, além da ferramenta conseguir criar um relatório personalizado com um passo a passo que vai o ensinar a como usufruir das diversas ferramentas da Google, procurando expandir sua presença online.

💡 Você sabia que 40% das PMEs brasileiras ainda não possuem presença na web?

A Google para PMEs reúne as melhores ferramentas de gestão, de analise de dados, inteligencia de mercado e que são oferecidas gratuitamente pela própria Google como:

E não acaba por aí… ainda na ferramenta você pode encontrar treinamentos presenciais ministrados pela Google.

Observação: É importante ressaltar que esta ferramenta é 100% gratuita, portanto alguns insights (dados relevantes) podem ser exportados e trabalhados pela sua empresa.

Primeiros Passos com a Google para PMEs

Antes de continuarmos, quero deixar claro que vou criar duas empresas fictícias de ramos totalmente diferentes que servirão como base na hora em que estivermos configurando a nossa conta.

Para acessar a ferramenta, basta clicar neste link.

Passo 1: Nome da Empresa

Google para PMEs: Conte o nome da sua empresa para nós

Nesta primeira etapa você precisa colocar o nome da sua empresa (serve o nome fantasia) para poder seguir em frente.

No meu caso eu inseri:

  • Williams E-commerces (Que vai ser minha empresa fictícia de varejo online);
  • Rolls Ambiental (Empresa de meio ambiente);

Quando você começar a digitar, irá aparecer algumas sugestões de empresas que já foram cadastradas em alguma das ferramentas do Google.

Sugestões do campo de nome do Google para PMEs

Se você encontrar a sua empresa ali, é porque em algum momento você usou o Google meu negócio ou inseriu o endereço do seu estabelecimento/empresa pela Google Maps.

Caso sua empresa apareça naquela lista clique em cima dela, caso não, basta selecionar a última opção que diz “Não encontrou? Continue para saber como cadastrar”.

Passo 2: Qual o seu principal objetivo hoje?

Qual o seu principal objetivo hoje?

Independente se você selecionou a opção de “Não encontrou? Continue para saber como cadastrar” ou não, você é automaticamente redirecionado para esta tela de objetivo principal.

No meu caso….

  • Williams E-commerces: Me diga como posso alcançar mais clientes;
  • Rolls Ambiental: Me ajude a aparecer na internet;

Passo 3: A empresa tem um site?

A empresa tem um site?

Se a sua empresa ainda não tem um site… em verdade te digo meu caro leitor: Você precisa criar um site imediatamente se quiser melhorar ainda mais a sua presença online. Caso não o tenha basta selecionar a opção “Ainda não tenho site”.

Entretanto, se este não for o seu caso, basta colocar o site (URL) da sua empresa ali, e por fim clicar em enter ou selecionar o ícone da cor azul que representa uma seta para a direita (ele vai aparecer assim que você terminar de digitar a URL do seu site)

  • Williams E-commerces: williamsecommerces.com.br
  • Rolls Ambiental: rollsambientemaisverde.com.br

Passo 4: Onde você atende seus clientes?

Onde você atende seus clientes?

Na última etapa como o nome já diz, basta selecionar a opção que melhor te atende.

  • Williams E-commerces: On-line;
  • Rolls Ambiental: Em uma área especifica;

Passo 5: Recomendações do Google para PMEs

Recomendações do Google para PMEs

Após ter preenchido as etapas anteriores com as informações da sua empresa, o Google vai gerar algumas recomendações personalizadas para o seu tipo de negócio e o público-alvo que você quer atingir.

Basta que agora você siga todas as etapas e implemente todas as ferramentas recomendadas pela Google para PMEs, fique tranquilo o passo a passo é bem fácil 😉

Eu não tenho local físico, a Google para PMEs vai funcionar para o meu negócio?

Sim, apesar da etapa do Google meu negócio requerer um local físico – uma vez que tal informação vai para o Google Maps -, é uma das etapas que você poderá pular posteriormente.

Acreditamos que depois desse post a sua empresa acabou de sair do quadrante dos 40% que não possuem presença na web, para os 60% daqueles que possuem, seja bem vindo 😀

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x