Twitter lança um calendário para ajudar profissionais de marketing

Twitter lança um calendário para ajudar profissionais de marketing

Sabe aquele momento em que você está sem ideia de qual conteúdo publicar em seu perfil do twitter?

Pensando nesse grande dilema que atormenta constantemente a vida de muitos profissionais de marketing, ou de pelo menos alguns.

O Twitter resolveu lançar um calendário aonde reúne os principais eventos que acontecem ao longo dos meses, com isso, o calendário acaba oferecendo ideias de que tipos de conteúdos o profissional pode postar.

Segundo o Twitter, a ideia surgiu como forma de auxiliar os profissionais de marketing a planejarem uma publicação diária, através de novas ideias de tweets.

O Calendário pode ser baixado gratuitamente por este link.

O que veremos nesta notícia?

De que forma o calendário pode me ajudar a planejar meu conteúdo?

Todo profissional de marketing de conteúdo, sabe da importância de um bom planejamento e a diferença que isso faz na obtenção de resultados a longo prazo.

Uma das características de um bom plano de conteúdo é a criação de pautas, são elas que direcionam os tipos de conteúdos que devem ser postados de forma consistente nos meios de comunicação que você utiliza.

Do contrário do que muitos pensam, isso requer planejamento e tempo de desenvolvimento, que conta com ajuda de redatores, profissionais de marketing, estudos de mercadológicos, análises de comportamento do consumidor e também da ajuda de designers.

Apesar que no final das contas tudo isso acaba sendo feito por uma única pessoa ou no máximo duas, há de se imaginar que haja uma leve sobrecarga quando o assunto é a execução de novos conteúdos a serem publicados.

Seja porque a empresa é pequena e não tem investimentos suficientes para fazer a contratação de redatores, designers e profissionais de marketing, ou pelo fato dela ser gerida por uma única pessoal, como é o caso de blogs pessoais, vlogs e afins.

Independentemente de qual situação ou estágio a sua empresa se encontra, acredito que seria bem legal caso dispuséssemos de um calendário que nos ajudasse a ter novas ideias de quais conteúdos podemos postar.

É como se tivéssemos uma especie de mapa do tesouro, aonde indicasse o caminho correto junto com todas as ações que precisaríamos fazer para obter aquele baú de jóias.

Acredito que dessa forma, nós como criadores de conteúdo podemos nos antecipar e deixar conteúdos programados para essas datas específicas, o que nos tira um pouco daquela sensação de urgência.

Na Olyng por exemplo, o artigo que é postado hoje, já foi planejado e executado 3 a 4 semanas atrás.

Portanto, o Calendário de Tweets te ajuda a planejar suas campanhas de conteúdo além de servir como fonte de inspiração sobre o que twittar ao longo dos meses.

O mês dos Tweets

Ainda como forma de ajudar nas ideias e insights sobre o que postar, além do calendário, o Twitter lançou recentemente um segundo calendário, contendo os dias da semana.

Mês dos tweets

Cada dia da semana contém uma proposta de conteúdo diferente, ou seja, cada semana você vai encontrar uma ideia sobre que tipo de conteúdo você pode postar. Será que hoje é dia de postar um vídeo? Um texto? Um infográfico?

FAQ (Perguntas e Repostas): Pegue alguma pergunta frequente que seu cliente faz a sua marca ou a algum conteúdo, e dê uma resposta para isso.

Retweet (Retwitar): Que tal retwitar algo de seus próprios clientes, parceiros, influencers ou líderes do seu setor?

Pro tip (Dica Profissional): Dê algumas dicas a seus seguidores, por exemplo: de que forma eles poderão ter mais eficiência com seu produto ou serviço?

Retweet with comment (Retweetar com comentário): Na busca, procure por menções usando o @ e encontre perguntas relacionadas ao nicho da sua empresa que precisam de respostas (sem ser invasivo, ok?).

Behind The Scenes Pic (Mostre o que há nos bastidores): Humanize a sua empresa destacando pessoas e lugares que existem por trás da sua marca.

#MondayMotivation: Use esta hashtag em português (#SegundaInspiradora) com um texto, foto ou vídeo que sirva de inspiração para outras pessoas.

Key Piece of Content (Pedaço de algum conteúdo): Que tal publicar um link para seu artigo do blog, um vídeo da empresa, uma notícia do seu jornal, ou quem sabe uma página de download de um material?

Gif: Escreva uma frase inspiradora, engraçada ou informacional usando um simples gif.

Statistic (Estátisticas): Pegue alguns dados que são valiosos para o seu público, e represente isso graficamente (infográficos são perfeitos!).

Meme (Quebra Gelo): Faço o uso daquilo que esta mais em alta no momento, fazendo seu público rir um pouco.

Twitter Poll (Pesquisas): Envola seus seguidores com pesquisas relacionadas ao seu negócio.

Ask a Question (Faça uma pergunta): Interação é sempre muito bom, além de gerar conteúdo e muito engajamento com a sua marca.

#WednesdayWisdom: Compartilhe dicas práticas e específicas da sua marca, junto com frases motivadoras. No brasil usamos #quartafeira, #motivacao, #frasedodia.

Successful Past tweet (Tweet de Sucesso): Sabe aquela última vez que você twitou e teve um grande engajamento, então… twita de novo 😆

Shoutout (Dê uma mensagem): Destaque um comentário, feedback de cliente ou algo relevante da sua marca que foi feito por um terceiro.

UGC (User-Generated Content) (Conteúdo gerado pelo cliente): Compartilhe um conteúdo que foi feito pelo seu cliente.

Vídeo: poste um vídeo sobre o seu negócio ou conteúdo que você criou.

Live (Ao Vivo): Que tal ir ao vivo e gerar conteúdo dessa forma?

On-liner (Frase): Por fim, compartilhe um pequeno Tweet em formato de texto.

Lembrando que esse calendário e tudo o que foi dito até aqui não são verdades absolutas e portanto não devem ser seguidos a risca, eles nos dão somente uma ideia do que pode ser feito.

Se está gerando resultados pra você, é sinal de que a estratégia do calendário está funcionando.

Mês de Abril (Exemplo)

calendário do twitter mês de abril

No calendário do mês de abril por exemplo, conta com diversas datas importantes.

A ideia aqui é pensar da seguinte forma: Quais conteúdos posso criar antecipadamente para serem postados nessas datas?

Isso evita que você fique correndo para postar conteúdos próximos a essas datas (em cima da hora).

Referência: https://business.twitter.com/en/blog/month-of-tweet-ideas.html

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x