Recentemente Jean-Baptiste Audras anunciou por meio do blog do WordPress, um novo projeto que busca trazer atualizações automáticas para temas e plugins.
Este projeto estará presente na próxima atualização do WordPress, versão 5.5, pelo qual expandirá recursos automatizados para o gerenciamento de temas e plugins, sem a necessidade de ações manuais.
Por enquanto esta nova atualização se encontra disponível apenas para o CORE do WordPress CMS.
Assim como qualquer outro sistema, o wordpress está e provavelmente estará (porque nada é perfeito), sob ameaça de novas invasões por hackers.
Não é nenhuma novidade que diversos sites feitos em wordpress já foram hackeados e invadidos por pessoas mal intencionadas.
Cabendo aos próprios administradores do CMS (desenvolvedores do WordPress), lançarem novas atualizações de segurança capazes de bloquear essas lacunas.
O ponto bom disso tudo, é que com essas atualizações automáticas, os proprietários do site não precisarão mais se preocupar em manter seus plugins atualizados manualmente, atuando como um esforço a fim de evitar invasões indesejadas.
Dessa forma, os proprietários, poderão instalar seus plugins e esquecer das atualizações manuais, uma vez que isso já sera feito automaticamente.
O plugin encontra-se em versão beta
Em fevereiro deste ano, a equipe do wordpress lançou a versão beta de um plugin chamado WordPress Auto-updates.
Até o momento este plugin está programado para funcionar apenas com a versão 7.2 do PHP ou posterior.
O que é um tanto estranho, uma vez que como se trata de um plugin de recursos que atua diretamente no CORE do WordPress, esse tipo de coisa costuma ser compatível com a versão 5.6 do PHP.
Por enquanto o desenvolvimento deste plugin se encontra um tanto quanto atrasado, visto que pela lógica e pela quantidade de tickets abertos por usuários do wordpress, essa funcionalidade já teria que ser implementada a séculos.
O desenvolvimento deste plugin ainda está ocorrendo no repositório do GitHub de Jean-Baptiste Audras, mas que pode ser movido para o GitHub oficial do WordPress a qualquer momento.
Como funcionaria esta atualização automatica?
De acordo com os desenvolvedores do plugin, um dos principais objetivos do projeto é criar uma interface (uma tela) aonde o proprietário do site poderá gerenciar quais plugins e temas ele gostaria que recebessem atualizações automáticas.
O único problema é que existem certos plugins e temas, que ao passar do tempo se tornam incompatíveis com outros, fazendo com que seu site fique fora do ar (Erro 500).
Além disso, o projeto planeja enviar notificações por e-mail sempre ao final de cada atualização.
Também haverá ganchos (hooks) que podem ser configurados pelos próprios desenvolvedores do plugin/tema, para que estes possam ter controle sobre as atualizações automáticas.
Como este plugin era para ter sido lançado ainda em 2019, ele não foi entregue a tempo e acabou caindo no esquecimento.
Agora, teremos oportunidade de ver-lo na próxima atualização do WordPress 5.5 que estará lotada de novos recursos.
Sendo assim, o que nos resta é aguardar 😉
Comentários