Youtube permite a monetização de conteúdos sobre o coronavírus

Youtube permite a monetização de conteúdos sobre o coronavírus

Há algumas semanas, atrás o youtube tomou a decisão de desmonetizar qualquer tipo de vídeo que faça referência ao coronavírus, seja através de texto na descrição, imagens ou áudios presentes durante o vídeo.

Segundo eles, essa medida foi tomada para frear a quantidade de informações úteis e inúteis (fake news e conteúdos conspiratórios) que estavam sendo divulgadas sobre a pandemia.

Em um comunicado feito por Susan Wojcicki (atual CEO do Youtube) ele diz que:

“Nos próximos dias, permitiremos anúncios de conteúdo que discutam o coronavírus em um número limitado de canais, incluindo criadores que se auto certificam com precisão e vários parceiros de notícias. Estamos preparando nossas políticas e processos de aplicação para expandir a monetização para mais criadores e organizações de notícias nas próximas semanas.”

Até uns dias atrás, qualquer vídeo que fazia menção ao coronavírus, pelo mínimo que seja, poderia ter seu conteúdo desmonetizado e removido da plataforma sem aviso prévio.

O único problema, era que essa decisão impedia criadores de conteúdo e instituições de confiança, a produzirem conteúdos informativos sobre o tema.

Provavelmente eles perceberam que em situações como essas, o melhor a ser feito, é deixar com que as pessoas e organizações continuem produzindo conteúdos oportunos com informações atualizadas, mantendo as pessoas informadas sobre a pandemia.

Afinal, o Youtube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos da atualidade, e tomar uma decisão como essas, é pedir para que os produtores e outras empresas arrumem uma outra plataforma de vídeos nas quais possam posta-los sem essas restrições.

Não preciso nem dizer que isso poderia reduzir o market share do youtube, não?

É importante ressaltar que o Youtube continuará, dando prioridade para as fontes autorizadas tanto na rede de pesquisa quanto nas recomendações, e removerá os vídeos que ferem suas políticas.

Principalmente aqueles vídeos mentirosos que incitam as pessoas a não procurar tratamento médico em casos de suspeitas de coronavírus.

Estes por sua vez, serão removidos da plataforma.

Referência: Coronavirus: An update on creator support and resources

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x