Agendando posts do Instagram com o Estúdio de Criação

Agendando posts do Instagram com o Estúdio de Criação

Sabe aquele momento em que você queria deixar uma postagem programada para daqui a algumas horas, mas acabou se frustando pelo simples fato do Instagram ainda não possuir esse tipo de funcionalidade?

Pois saiba que seus problemas acabaram!

Papagaio Dançante sabendo que agora é possivel agendar posts no instagram de graça

A partir de agora você poderá agendar suas publicações no feed ou no IGTV, tudo isso graças a uma nova funcionalidade capaz de permitir que as suas postagens sejam agendadas e publicadas na data que você definiu.

Se você é um usuário comum ou produtor de conteúdo, você veio ao lugar certo! Neste post você aprenderá mais sobre essa nova funcionalidade e tudo o que você precisa saber para começar a agendar seus posts AGORA MESMO!

Acompanhe!

O que iremos aprender hoje?

Agende suas publicações no Instagram

Antigamente era preciso recorrer a alguma ferramenta externa capaz de agendar conteúdos para serem publicados automaticamente no feed do seu instagram.

Mas com o passar do tempo, e após anos de reclamações e sugestões enviadas a equipe do instagram, finalmente a empresa resolveu lançar uma funcionalidade capaz de agendar postagens através do Estúdio de Criação do Facebook.

Entretanto, essa nova funcionalidade ainda não está 100% possuindo algumas limitações que acreditamos que serão corrigidas com o tempo.

Seus posts por exemplo, devem ser criados e agendados no estúdio de criação do facebook através do uso de um computador (Desktop), e não… não é possível fazer isso direto pelo aplicativo do instagram.

Outro ponto que ainda deixa a desejar é o fato de termos que conectar a nossa conta do Instagram com uma conta de negócios do Facebook (Facebook Business).

Mas fora isso, essa nova funcionalidade esta demonstrando cada vez mais o seu valor, tanto na economia de tempo quanto na economia de esforço.

Porque agendar meus posts do instagram?

Sabe aquele momento que você pensa em ter um instagram de sucesso e de repente pá… vem na sua mente que para isso você precisa ter consistência nas suas postagens?

Você já deve ter ouvido falar que “A consistência é a chave para um negócio de sucesso”, e isso não só se limita as redes sociais mas como também surte efeito em blogs (Vulgo Marketing de Conteúdo para os mais íntimos).

Dai você para e pensa: “Então quer dizer que quanto mais conteúdo eu gerar, mais chances eu tenho de quem sabe chegar a marca de 1 milhão de seguidores?”.

Exato, mas foque na criação de um conteúdo de qualidade, ok? Lembre-se: Qualidade é melhor que Quantidade!

Contudo, se você não souber administrar isso, uma hora ou hora você vai acabar ficando sem tempo pra nada, isso de tanto ficar criando, editando e publicando conteúdos consistentemente sem parar.

Entretanto, existe uma técnica popularmente conhecida como “Ganhar Tempo”, e se você parar pra pensar um pouco, essa técnica responde muito bem a pergunta desse tópico que é “Porque agendar meus posts do instagram?”.

O objetivo de agendar suas postagens esta muito atrelado ao ganho de tempo, fazendo com que você foque em outras coisas mais importantes e não tenha que ficar fazendo publicações manuais toda hora.

Até porque sem o recurso capaz de agendar postagens, você como produtor de conteúdo (ou como dono da propriedade) é obrigado a entrar na sua conta, fazer upload do seu conteúdo e clicar em postar sempre no horário estabelecido pela sua marca.

Ou seja, se o horário estabelecido é de publicar um novo conteúdo todos os dias sempre ás 08:00 (oito horas) da manha, e em seguida publicar uma resenha de um livro logo no horário de almoço por exemplo.

Tanto o seu público, quanto o sistema do instagram (Algoritmos para os mais sabidos) esperam encontrar novos conteúdos todos os dias sempre as 08:00 da manha e outro durante o horário de almoço.

Agora imagina você construindo um público e os acostumando a ver suas postagens sempre as 08 da manha, ai de repente eles chegam lá e não encontram nenhuma postagem sua… frustrante não? – Alguns chegam até pensar que você desistiu do seu perfil ou que aconteceu algo de grave com você 😆

Sendo assim, qual é a estratégia que muitas empresas e produtores de conteúdo vem aplicando atualmente com relação ao ganho de tempo?

De uma forma simples e concisa – uma vez que já estou falando até demais rs -, a estratégia é possuir uma gama de posts pré editados prontos para serem lançados.

ou seja, a ideia é ter artigos e conteúdos estocados prontos para serem publicados.

Aqui na Olyng a gente trabalha muito com este tipo de estratégia, quando publicamos este artigo (que você esta lendo agora) no nosso blog, já tínhamos 3 ou mais artigos prontos para serem publicados – E alguns estavam sendo escritos neste exato momento.

Agora que você entendeu a importância do agendamento de publicações e os benefícios que esse tipo de estrategia pode lhe oferecer, chegou a hora de aprendermos a agendar nossos posts usando o Estúdio de criação do Facebook 😉

Como Agendar meus posts do Instagram usando o Estúdio de Criação do Facebook

Antes de começar certifique-se de que você tem:

Passo 1: Acesse o Estúdio de Criação do Facebook clicando aqui.

Se esta for a sua primeira vez em que você acessa o estúdio de criação, você verá uma tela como essa:

Tela inicial do estúdio de criação do Facebook feito para agendar posts no instagram

Basta clicar em Entre ou cadastre-se, que você será redirecionado para uma tela aonde você deverá entrar com a sua conta no Facebook.

Entrou com sua conta do Facebook? Show, a partir de agora você estará dentro do Estúdio de Criação 💪

Passo 2: Na parte superior clique no ícone do Instagram, ele sempre vem acompanhado da mensagem “Agora você pode conectar sua conta do Instagram”. Ele pode ser encontrado ao lado do ícone do Facebook.

Ilustrando o icone do instagram existente no estúdio de criação do facebook.

Passo 3: Se esta for a primeira vez em que você esta usando essa funcionalidade, saiba que será necessário conectar a sua conta do Instagram no estúdio de criação.

Para isso clique no botão Conectar sua conta.

Botão de conectar sua conta.

Em seguida clique em OK para permitir que o estúdio de criação possa gerenciar a sua conta do Instagram.

Botão de OK para compartilhar o acesso do instagram com a estúdio de criação do Facebook.

Uma janela abrirá automaticamente. Informe a sua conta e a sua senha do instagram e por fim clique em Entrar.

Existem casos em que o Instagram já reconhece a sua conta, bastando você clicar em Continuar com…

Caso uma outra conta aparecer (e não for sua), basta clique em Trocar de conta, inserir seus dados do Instagram e clicar em Entrar.

Observação: Você precisa ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo do Instagram. Isso significa que você não conseguirá utilizar o estúdio de criação para agendar seus posts enquanto estiver utilizando uma conta pessoal. Para resolver este problema basta que você acompanhe este artigo.

Observação 2: Você precisa vincular sua conta a uma Página do Facebook. Geralmente acontece quando você cria uma conta profissional mas pula a etapa de criação de página no Facebook. De uma olhada neste artigo.

Observação 3: Esta conta do Instagram já foi conectada a uma Página existente. Não se desespere e siga o último passo deste artigo.

Se estiver tudo ok, você será enviado a biblioteca de conteúdo do Estúdio de criação do Facebook.

Biblioteca de conteúdo do estúdio de criação do facebook

Passo 4: Para agendar seus posts, clico no botão Criar Publicação, e escolha se você deseja enviar seu post diretamente para o seu feed ou para o IGTV.

Um novo menu irá aparecer da direita para a esquerda, nele você deverá:

  • Criar uma legenda para a sua publicação;
  • Adicionar a localização;
  • Fazer upload de algum conteúdo (Foto ou Vídeo);
  • E se deseja também publicar na sua página do Facebook (Fan Page);

Ali em baixo nós temos a opção de clicar no botão Publicar, mas se fizermos isso agora o seu post será publicado automaticamente no Instagram, maaaaas como a finalidade deste artigo é te ensinar a agendar uma postagem, nós não iremos clicar naquele botão, mas sim no outro botão que tem uma setinha pra baixo 😉

Seta de mais opções ao lado do botão de Publicar, feito para agendar posts no instagram

Quando você clicar neste segundo botão um pequeno box irá aparecer com mais opções de publicação.

Box do botão de mais opções de publicação para agendar posts no instagram

Para agendar o seu post, basta selecionar a opção programação e escolher a data e a hora em que você quer que o seu post seja publicado.

Opção de data e hora da publicação Agendando posts do Instagram com o Estúdio de Criação

Por fim, basta clicar no botão escrito Programação para concretizar o agendamento do seu post.

De volta ao Estúdio de Criação você verá que uma nova publicação acaba de ser agendada com sucesso 😀

Exemplo de um post agendado no instagram com sucesso

Como faço para editar uma publicação programada?

Bem, como a funcionalidade de agendar posts ainda é nova e acredito que esteja nas suas primeiras versões, não existe essa possibilidade de editar um publicação previamente programada.

Sendo assim você deverá excluir a publicação e criar uma nova.

Para excluir uma publicação basta passar o mouse em cima da publicação desejada, clicar no ícone de 3 pontinhos e selecionar a opção Excluir.

Menu com a opção de excluir publicação

Ainda com o estúdio de criação você pode acompanhar algumas métricas como Atividades, visualizar alguns dados do seu público e gerenciar outras contas do Instagram.

Se gostou deste artigo não deixe de acompanhar o nosso blog e ficar por dentro das novidades que aparecem por aqui 🤓

Até mais!

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x