Links negativos? Site rebaixado? Webmaster da Google explica o motivo!

Links negativos? Site rebaixado? Webmaster da Google explica o motivo!

Site rebaixado? Links Negativos? É culpa dos meus concorrentes? Fui des-indexado? e agora, o que faço?

Homem chorando após saber que seu site foi rebaixado.

Recentemente durante um hangout que aconteceu dia 17 de março de 2020, aonde John Mueller (Analista de tendências para webmasters no Google) esteve presente, houve uma resposta inusitada.

Surgiu uma dúvida muita interessante de um editor, que postou uma lista de diversas razões pelas quais o seu próprio site poderia ter sido rebaixado (perdido ranqueamento).

Em contra partida, John Mueller explicou que os problemas apresentados pelo editor, não eram necessariamente o real motivo, pelo qual o site tinha perdido ranqueamento nos resultados de pesquisa.

O que você vai ver nesta notícia?

Meu site foi rebaixado, e agora, o que eu faço?

Durante o hangout, o editor levantou diversas questões relacionadas ao por que de seu próprio site perder classificação, e quase sumir dos resultados de busca.

Segundo ele, seu próprio site de notícias (aprovado e reconhecido pelo google notícias), desapareceu completamente dos resultados de pesquisa a partir do dia 12 de março.

Ainda de acordo com o editor, ele constatou o recebimento de mais de 3.000 backlinks ruins, e reclamações falsas de DMCA que segundo ele, foram criados por seus próprios concorrentes a fim de prejudica-lo.

Sim, se você tem um blog ou um portal de notícias, você deve ficar ciente de que coisas como essas, tal como aconteceu com o editor, são plausíveis de serem feitas por concorrentes mal intencionados.

Uma vez que, até então, nós profissionais de SEO, sabiamos que:

Se meu site recebe links de qualidade, o Google reconhece isso e dá classificação para ele, entretanto, se meu site começa a receber links de má qualidade, o contrário acontece e eu perco minha classificação.

Lógica bem simples, não?

Mas não foi o que pareceu de acordo com a resposta de John Mueller.

Você não precisa pedir remoção de links negativos no Search Console

Em resposta ao editor, Mueller, minimiza a eficácia dos backlinks ruins que foram lhes atribuídos por seus concorrentes.

O fato mais interessante disso tudo, é que Mueller não recomendou ao editor para que este enviasse um arquivo contendo todos os links ruins para o Search Console.

Em vez disso, ele citou a eficiência do Google em reconhecer esse tipo de coisa e ignora-las.

“Em geral, não me preocuparia muito com esses 3.000 backlinks ruins dos concorrentes. Nossos sistemas são muito bons em reconhecer esses tipos de coisas e ignorá-los. Então, isso é algo em que eu não focaria muito. Com relação às reclamações da DMCA, obviamente, responder a elas se forem inválidas é a abordagem correta…”

Qual a diferença entre um site des-indexado e um site que perdeu classificação?

Quando dizemos que um site foi ‘des-indexado’, estamos nos referindo aqueles sites que um dia apareceram nos resultados de pesquisa do Google e hoje não aparecem mais.

Isso ocorre quando os algoritmos detectam um problema muito significativo de spam, conteúdo ilícito (ou impróprio) ou o compartilhamento de arquivos perigosos.

Dessa forma, quando essas coisas acontecem, temos certeza de que o Search Console se encarregará de enviar uma notificação aos editores e webmasters, explicando os motivos da remoção do índice de pesquisa.

Já quando um site é ‘rebaixado’ (perde classificação), significa que ele não está mais recebendo a mesma visibilidade do que antes, seja no número de acessos ou pelas vezes em que ele aparece nas primeiras posições do Google.

Isso acontece por diversos motivos, como duplicação de conteúdo, qualidade do conteúdo em geral, tipo de configuração do site, problemas de redirecionamentos de certas páginas e muitos outros fatores.

Meu site foi des-indexado ou perdi classificação, como proceder?

Nem sempre os motivos mais obvios, como é o caso dos backlinks ruins que o editor recebeu, são a resposta definitiva para a solução do seu problema.

A primeira coisa que devemos fazer é ficarmos calmos, e tentarmos entender a raiz do problema.

Portanto, separamos 3 dicas que você pode tomar caso isso aconteça:

  1. Verifique as notificações do Search Console (As vezes ele pode te ajudar com o problema).
  2. Fique a par de todas as atualizações ou modificações que aconteceram no seu site, antes da ocorrência do problema.
  3. Caso você estiver batendo muita cabeça em busca de uma solução, peça ajuda a alguém com experiência na área.

Apesar de John Mueller não ter recomendado a utilização da funcionalidade de remoção de links presente no Search Console, isso acaba gerando um dilema:

“Se john Mueller, nos disse não é necessário a sua utilização, uma vez que o Google é inteligente o suficiente para identificar tais ações, porque ainda existe aquela funcionalidade no Search Console? Porque ainda não removeram ela de lá? Porque até agora não fizeram um comunicado oficial de qual tal funcionalidade será descontinuada?”.

Por via das dúvidas, é sempre bom investir um tempo a mandar um arquivo de links pra remoção, não acha? 😉

Acompanhe o hangout aonde John explica as diferenças entre ‘des-indexado’ e ‘rebaixado’:

Você também pode gostar de ler nosso artigo sobre BackList do Google, o que é e como sair?

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x