Olyng

Dicas e Estratégias de Marketing Digital

Solicitando a indexação da sua página usando o Search Console
Ferramentas de Automação, Web Analytics

Solicitando a indexação da sua página usando o Search Console

Sabe aquele momento que a gente acaba de lançar um novo post no blog, ou criar uma nova página para o nosso site, e queremos que o Google faça a indexação daquele conteúdo logo após a publicação?

Como todos nos já sabemos, o Google e os outros buscadores online, demoram um tempo para reconhecer nossas novas páginas, tempo esse que pode variar entre minutos, horas, dias, semanas ou até meses.

Tudo vai depender da periodicidade com que você posta conteúdos no seu site.

Entretanto, existe uma ferramenta que é muito utilizada pelos Webmasters, capaz de fazer com que o seu mais novo conteúdo seja indexado em questão de alguns minutos.

Acompanhe este artigo e descubra como solicitar a indexação da sua página usando o Google Search Console.

O que iremos aprender hoje?

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console, é uma ferramenta gratuita feita especialmente para Webmasters, que tem por objetivo mostrar como o buscador (Google) entende e vê o seu site como um todo, te ajudando na correção de erros e na aplicabilidade de ações de otimização necessárias.

Muita utilizada por especialistas de SEO, o Search Console é uma ferramenta indispensável para qualquer um que tenha e administre um site online.

Veja abaixo um resumo das principais funcionalidades que essa ferramenta te oferece:

  • Search Appearance: Mostra a forma como o Google vê cada aspecto da sua página, como tags, títulos, descrições e afins.
  • Search Traffic: Mostra quantos cliques orgânicos sua página obteve nos últimos dias e meses, além do posicionamento e as palavras-chave que as pessoas usaram para cair na sua página.
  • Security Problems: Mostra os problemas de segurança e indexação relacionados com as páginas do seu site.
  • Recursos Adicionais: Além disso você poderá encontrar muitas outras ferramentas como assistentes de negócio, google index, sitemaps e entre outros.

Se você quiser saber mais sobre essa ferramenta, não deixe de acompanhar nosso artigo sobre os Primeiros Passos com o Google Search Console.

Tenha em mente que você precisa ter uma conta configurada, com uma propriedade (domínio) validada na ferramenta antes de prosseguir com este artigo.

Como enviar um site para a Indexação com o Google Search Console?

Com uma conta configurada e uma propriedade validada, você pode solicitar que o Google indexe mais rapidamente qualquer página do seu site.

Para isso você precisa ter em mãos a URL do seu post ou a página do seu site que você quer indexar.

Url que será feita a indexação pelo search console

Em seguida entre no painel inicial do Search Console, e selecione a propriedade referente a URL que você quer indexar:

Mudando a propriedade com o search console

No exemplo acima, como eu quero indexar uma página do meu blog, eu vou selecionar a propriedade referente a URL que quero indexar (que seria a propriedade do meu blog).

Após isso, cole a URL que será indexada no campo de busca aonde esta escrito “Inspecionar Qualquer URL de…”, e pressione a tecla [Enter] do seu teclado para efetuar a inspeção (Ou se preferir clique no ícone de lupa, presente do lado esquerdo do campo de busca).

Campo de inspecionar url

Automaticamente a ferramenta vai verificar se a sua URL (mais especificamente o conteúdo da sua página) pode ser indexado pelo Google.

Testando se o URL publicado pode ser indexado

Este processo pode levar de 1 ou 2 minutos dependendo do tamanho do conteúdo da sua página. É importante ressaltar que durante esse processo de teste, a ferramenta vai verificar desde problemas de segurança até erros de otimização (Título, Descrição, Imagens e afins).

Em seguida a ferramenta vai te dar um relatório completo da página que acabou de ser testada, se durante a analise não for encontrado nenhum problema, ótimo, agora basta agora que você clique no botão chamado “Solicitar Indexação”, para pedir que o Google faça a indexação da sua página o mais rápido possível.

O URL não está no Google

Por fim o Google irá dizer que uma indexação acaba de ser solicitada e a URL foi adicionada a uma fila de rastreamento prioritário:

Indexação Solicitada

Faça isso sempre quando uma nova página for criada ou quando você tiver alterado alguma parte do conteúdo da sua página.

Enviando um sitemap para o Google Search Console

Uma outra maneira de enviar suas URL’s para serem indexadas de uma maneira mais rápida pelo Google é enviando o link do arquivo de sitemap.

Com o link do arquivo em mãos, abra o painel inicial do Search Console e selecione a sua propriedade referente as URL’s existentes dentro do arquivo sitemap.

Selecionando a propriedade referente aos arquivos sitemap

Em seguida selecione o menu “Sitemaps”:

Menu sitemap do search console

Agora basta que você insira a URL do sitemap no campo de texto e clique no botão “Enviar”:

Search console adicionar um novo sitemap

Após isso a ferramenta se encarregará de crawlear todas as suas URL’s visando a indexação de cada uma delas.

Conclusão

Eu preciso fazer algum desses procedimentos sempre que eu lançar um novo conteúdo/páginas no meu site?

Não necessariamente, uma vez que, quando o Google reconhece o seu site ele costuma fazer analises periódicas que dependendo do site (e da periodicidade com que você posta novos conteúdos) variam entre horas ou até dias.

Sendo assim, fazer a indexação do seu conteúdo usando o search console, é atualmente a maneira mais rápida da sua página ser encontrada pelo Google.

Gostou dessa dica e quer aprender mais sobre as ferramentas de marketing digital? Então não deixe de acompanhar nosso blog!

Até a próxima 😉

Escrito por William Lima - 20 de dezembro de 2019 - 244 Views

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of