O que são gatilhos mentais e como aplicá-los no seu negócio?

O que são gatilhos mentais e como aplicá-los no seu negócio?

Em um mundo saturado de informações e ofertas, como você pode se destacar e conquistar a atenção do seu público? A resposta pode estar nos gatilhos mentais.

Eles podem ser empregados como alternativa para influenciar as pessoas a escolherem o produto ou serviço que você esteja oferecendo, deixando, em um mundo altamente competitivo, a concorrência de lado.

Se bem empregada, essa estratégia pode dar uma super vantagem no mundo dos Copys, contribuindo para que a escolha que seu público tomar, elas sejam estimuladas a seu favor e possibilite a fidelização da sua marca.

Ficou interessando? Quer saber mais sobre essa importante ferramenta do mundo do copywriting?

Então chega mais que preparamos um conteúdo exclusivo para que você possa ficar antenado nas nossas super dicas 😁

O que iremos aprender hoje?

O que são gatilhos mentais?

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são atalhos mentais que influenciam nossas decisões e comportamentos, muitas vezes de forma inconsciente.

São como botões que, quando ativados, podem levar o público a realizar uma ação desejada, como comprar um produto, se inscrever em um newsletter ou compartilhar um conteúdo.

Portanto, eles estimulam nossos impulsos ajudando-nos a tomar decisões mais rapidamente. São ferramentas extremamente importantes no marketing digital, exatamente por potencializar os resultados de vendas.

Os gatilhos mentais podem ser apresentados ao público em formato de imagens, sons, ou também pode meio do olfato.

Como os gatilhos mentais funcionam de fato?

Nosso cérebro é preguiçoso e busca constantemente maneiras de economizar energia.

Por isso, muitas vezes tomamos decisões automáticas, baseadas em atalhos mentais e em emoções. Os gatilhos mentais exploram essas tendências naturais do nosso cérebro para influenciar nosso comportamento.

Ela possibilita a automatização do pensamento, é uma ferramenta de persuasão que torna as escolhas mais ágeis e evita o esgotamento de tantas decisões que fazemos diariamente.

Dessa forma, nosso cérebro se comporta como um filtro, separando as resoluções que realmente serão importantes por exigirem maior concentração.

Assim, funciona para nós como um facilitador para as demandas mais imediatas e cotidianas.

Você sabia que também é possível criar gatilhos mentais nas pessoas? Vou te contar um fato sobre a minha vida:

"Durante a minha adolescencia eu amava passar altas horas da noite jogando no meu computador, e como meus pais sempre ficavam no meu pé, era certo que após ás 21h meu pai chegasse no meu quarto mandando eu desligar a máquina. Certo dia, ele me questionou se eu não estava cansado em ficar o dia inteiro, e que eu precisava dormir. A partir desse dia, toda vez que ele pedia para desligar a máquina, eu boçejava e começava a sentir sono, mesmo não estando...".

Sendo assim, podemos dizer que os gatilhos mentais costumam engajar o seu público, atraindo-o e captando a atenção dele para seus produtos e serviços.

Além disso, são um grande facilitador para suas vendas. Sendo considerados uma excelente estratégia, pois, agem mais rápido que nossas decisões conscientes.

Os gatilhos mentais agem no nosso inconsciente, justamente para que não cheguemos à consciência, amparadas por escolhas cujas justificativas são mais racionais, ou seja, os gatilhos mentais foram feitos para não pensarmos muito 😆

De forma prática é possível elencar alguns dos principais gatilhos que quando utilizados por seu negócio, potencializam sua performance de vendas.

Como criar um gatilho mental?

Existem diversas formas de se criar gatilhos mentais na mente do seu público, veremos abaixo alguns exemplos de gatilhos mentais.

Prova Social

Prova Social

Somos mais propensos a comprar um produto ou serviço se virmos que outras pessoas o estão fazendo, isso libera um certo nível de curiosidade na mente das outras pessoas, o que as fazem tomar uma ação.

É importante ressaltar que nem todo mundo vai ser ativado com este tipo de gatilho mental, pois existem certas pessoas que são desconfiadas por natureza.

Além disso, as provas sociais é uma comprovação de que um produto/serviço funciona, o que gera mais confiabilidade (e segurança) na sua aquisição.

Escassez

Escassez

De forma natural, temos tendências em valorizar aquilo que é escasso, o ouro é um grande exemplo disso, por isso ele custa tão caro.

Perceber que um produto é limitado ou está acabando pode levar a uma compra impulsiva, mesmo quando a pessoa não tem a intenção de comprar, quer um exemplo?

Vamos supor que um carro 0KM que tem um preço de R$ 500.000 (quinhetos mil reais) esteja saindo por apenas R$ 21.000 (vinte e um mil reais) e isso não é uma pegadinha.

Considerando que o carro esteja em perfeitas condições e que esteja tudo legalizado, dúvido muito que você não se sinta instigado a compra-lo.

A ideia é ressaltar o valor do produto a partir do potencial dificuldade de obtê-lo. Isso promove um sentimento de que você precisa adquiri-lo antes que a única oportunidade seja extinta (ou que alguem compre antes de você 🤣)

É importante ressaltar que essa estratégia já está conhecida pela maioria dos clientes, fazendo com que muitos não deem a importância necessária. O motivo disso se dá pelo fato de que outros profissionais de marketing usaram a abusaram desse tipo de gatilho mental.

Urgência

Urgência

Criar um senso de urgência, como ofertas por tempo limitado, pode impulsionar a ação imediata.

Esse gatilho, consiste em atribuir aos seus produtos e serviços, prazos limitados para serem adquiridos em condições facilitadas para seu cliente, fazendo com que em busca de condições especiais e sob o risco de perdê-las, eles tomem uma decisão rápida de compra.

Um exemplo disso é quando alguem chega em um grupo e diz: "Consegui apenas 10 ingressos para ver o filme Duna Parte 2 com tudo pago!".

Dependendo de quantas pessoas tem naquele grupo, é invevitável que os ingressos acabem rápido.

Importante observar esse recurso só deve ser empregado quando de fato se tem um prazo de urgência ou para terminar, e deve estabelecer justificativa plausível para o prazo limitado.

Isso porque ao apresentar uma justificativa que denote verdade, contribuirá para uma história legitimada tornando o gatilho mais eficiente. 

Então nada de criar uma Landing Page com um temporizador de 14 minutos para pegar um super desconto, sendo que se o usuário abrir a mesma página em outro navegador, o temporizador volta a contabilizar os 14 minutos novamente 😅

Isso também vale para o gatilho da Escassez.

Reciprocidade

Reciprocidade

Quando alguém nos oferece algo de graça, sentimos a necessidade de retribuir de alguma forma (bem, pelo menos a maioria das pessoas que eu conheço são assim...).

O gatilho mental da reciprocidade é uma estratégia psicológica que se baseia na tendência humana de retribuir favores ou ações positivas (por outro lado, existem pessoas que possuem a tendência a retribuir ações negativas).

Em termos simples, quando alguém faz algo por nós, sentimos uma pressão interna para retribuir de alguma forma. Esse gatilho é frequentemente utilizado em diversas áreas, incluindo marketing, negociações e relacionamentos.

No contexto do marketing, por exemplo, uma empresa pode oferecer um brinde ou desconto aos clientes como uma forma de acionar o gatilho da reciprocidade.

Portanto, seja sempre sincero e verdadeiro com o seu público, pois caso contrário, alguns deles não irão pensar duas vezes antes de falar mal da sua empresa.

Os clientes, por sua vez, são mais propensos a realizar uma compra ou ação positiva como uma forma de retribuir o favor recebido.

É importante notar que a reciprocidade pode criar um ciclo positivo de interações e fortalecer os vínculos entre as pessoas.

No entanto, é fundamental que as ações sejam genuínas e não apenas manipulações para obter benefícios.

Autoridade

Autoridade

Somos mais propensos a ser influenciados por pessoas que consideramos como autoridades em um determinado assunto, ou quando nos deparamos com marcas que estão a tanto tempo no mercado que por padrão já nos passa essa segurança.

O gatilho mental da autoridade refere-se a uma estratégia de persuasão que utiliza a figura de uma autoridade ou especialista para influenciar o comportamento das pessoas.

Este gatilho mental explora a tendência natural das pessoas em confiar e seguir aqueles que são percebidos como figuras de autoridade ou que possuem conhecimento especializado.

Na persuasão, este gatilho pode ser utilizado através da apresentação de informações que demonstrem a expertise ou credenciais da pessoa ou entidade em questão.

Por exemplo, ao mencionar títulos académicos, experiência profissional relevante ou reconhecimento por pares, cria-se uma sensação de confiança e validação, aumentando a probabilidade de que as pessoas aceitem ou sigam as sugestões apresentadas.

Novamente, seja genuino, pois algumas pessoas vão questionar a sua autoridade e ir em busca de uma validação.

Esse conceito é frequentemente utilizado em áreas como marketing, vendas e comunicação persuasiva para influenciar positivamente as decisões das pessoas.

Antecipação

Antecipação

Refere-se a um conceito psicológico relacionado à capacidade de antecipar e imaginar eventos futuros.

Esse termo é muitas vezes associado à obra do psicólogo Daniel Kahneman, que discute a dualidade do pensamento humano no livro "Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar".

O gatilho da antecipação refere-se à capacidade de antecipar as consequências de nossas ações antes de realizá-las.

No contexto da psicologia e comportamento humano, isso implica que as pessoas muitas vezes avaliam as situações com base em suas expectativas sobre o que acontecerá a seguir.

Este conceito pode ser aplicado em diversas áreas, como tomada de decisões, planejamento e avaliação de riscos.

Esse gatilho estimular o público em relação a algo que virá no futuro, criando expectativas e desejos de participar do evento, lançamento ou novidade, seja de um produto ou serviço.

Existem vários exemplos do uso do gatilho da antecipação no dia a dia. Por exemplo, quando o trailer de um filme muito esperado é lançado, ele cria um gatilho da antecipação nas pessoas que querem assistir ao filme.

Você pode aprender como usar o gatilho da antecipação para si, seja para vender algo, divulgar um evento, ou simplesmente deixar as pessoas animadas com alguma coisa que você vai fazer.

História

História

Quando se trata de "gatilho mental história", refere-se à estratégias que envolvem contar histórias para criar uma conexão emocional e capturar a atenção das pessoas.

Contar histórias é uma forma poderosa de comunicar uma mensagem, pois envolve os ouvintes em um nível mais profundo.

No marketing, as histórias podem ser usadas para criar empatia, transmitir valores da marca e inspirar ação.

Alguns exemplos são histórias de origem da marca, história do produto (marketing de produto); histórias de impacto, história de Mudança (campanhas sociais); estudo de caso, histórias de sucesso (Educação e Treinamento); histórias de casos de sucesso, histórias de fracasso e solução.

Esses são apenas alguns exemplos e a aplicação do "gatilho mental história" pode variar de acordo com o contexto e os objetivos específicos de comunicação.

Novidade

Novidade

A estratégia de marketing do gatilho mental novidade é centrada na utilização do elemento surpresa e inovação para atrair a atenção do público- alvo.

Esse gatilho explora a tendência humana de se interessar por coisas novas e diferentes. Ao destacar características únicas, lançamentos exclusivos ou informações inovadoras sobre um produto ou serviço, as marcas buscam despertar a curiosidade e o interesse do consumidor.

Ao incorporar a novidade nas campanhas de marketing, as empresas podem criar um senso de urgência e excitação, levando os clientes a sentirem que estão participando de algo exclusivo e atual.

A comunicação eficaz desses elementos novos e empolgantes pode influenciar positivamente a percepção do público em relação à marca, gerando engajamento e aumentando as chances de conversão.

É importante que as estratégias de marketing baseadas neste gatilho mental sejam alinhadas com a autenticidade da marca e que realmente entreguem valor aos consumidores.

A gestão cuidadosa dessa abordagem pode contribuir para o sucesso das campanhas, estimulando a preferência do público e construindo uma imagem de marca dinâmica e atualizada.

Como aplicar os gatilhos mentais no seu negócio?

Você pode aplicar os gatilhos mentais vistos acima em 3 grandes áreas da sua empresa, são elas:

Marketing: Utilize gatilhos mentais em suas campanhas de marketing para aumentar o engajamento, as conversões e as vendas.

Vendas: Utilize gatilhos mentais durante o processo de vendas para aumentar as chances de fechar negócio.

Conteúdo: Crie conteúdo que utilize gatilhos mentais para atrair e fidelizar seu público.

É importante lembrar que os gatilhos mentais são ferramentas poderosas, mas devem ser usados com ética e responsabilidade.

Não se trata de manipular as pessoas, mas sim de oferecer a elas informações relevantes e que as ajudem a tomar decisões conscientes.

Conclusão

Como vimos, as estratégias de marketing do gatilho mental envolvem o uso de técnicas psicológicas para influenciar o comportamento do consumidor.

São estímulos que ativam respostas automáticas no cérebro, sendo utilizados para despertar o interesse, criar urgência e incentivar a ação do público-alvo.

Existem diversos tipos de gatilhos mentais, aqui apresentamos alguns que utilizados corretamente poderão tornar mais eficiente suas vendas.

Por exemplo, ao criar uma campanha de marketing utilizando o gatilho da escassez, a ideia é destacar a limitação de um produto ou serviço, incentivando a compra imediata devido à percepção de que a oferta é única ou temporária.

No contexto do marketing digital, o uso de gatilhos mentais tornou-se uma prática comum para otimizar campanhas online.

A compreensão dos comportamentos e motivações humanas é essencial para implementar estratégias eficazes que explorem esses gatilhos de maneira ética e relevante, visando aumentar a conversão e o engajamento do público-alvo.

Dito isto, chegou a hora de criar seus gatilhos mentais e melhorar a performance das suas estratégias de marketing digital 😍

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x