Olyng

Dicas e Estratégias de Marketing Digital

O Que São Mídias Sociais?
Redes Sociais

O Que São Mídias Sociais?

Atualmente cada vez mais as pessoas passam a utilizar a internet e com isso as empresas passam a ver a real necessidade de estar presente nesse mundo digital. No entanto, para estar presente de modo assertivo, é necessário que haja um bom conhecimento sobre esse mundo e entender o que são as famosas mídias sociais.

Quando uma empresa entende o que são mídias sociais, ela passa a utilizar estratégias do marketing digital que possam trazer um melhor resultado, fazendo um bom uso dessas ferramentas para o seu negócio.

As mídias sociais, se bem utilizadas, são ferramentas capazes de alavancar qualquer marca ou ideia na internet, e como sabemos, o número de usuários cresce cada vez mais e nesse meio é possível atingir milhares de pessoas em um curto período de tempo.

O que iremos aprender hoje?

O que são mídias sociais?

Mas afinal de contas, o que são mídias sociais? Bom, embora muitos acreditem que mídias sociais e redes sociais sejam sinônimos, isso não é verdade, pois as redes sociais são apenas uma das categorias presentes nas mídias sociais.

As mídias sociais podem ser definidas como canais em que os usuários utilizam para se comunicar, trocar sugestões, publicar de forma negativa ou positiva a respeito de alguma marca ou produto. Nesses canais os usuários podem fazer contribuições a qualquer hora e de qualquer lugar, sem restrições.

Nesses canais de comunicação uma empresa não pode controlar ou prever o que é publicado ao seu respeito, o que no caso é caracterizado como a mídia orgânica, quando a empresa não está pagando para ser promovida, tudo acontece de forma natural e espontânea pelos usuários de acordo com a sua experiência.

Por este motivo, ao entender o que são mídias sociais, podemos deduzir que o sucesso nessas ferramentas está altamente ligado com um bom marketing digital e com a disponibilização dos melhores produtos ou serviços.

A disponibilização de excelência no atendimento e qualidade do serviço e/ou produto são fatores que farão o usuário ter uma melhor experiência de compra e com isso irão disseminar a marca de forma positiva nas mídias sociais.

Alguns exemplos de mídias sociais são:

  • As redes sociais (Facebook, Google+, Linkedin, Twitter, Instagram e etc);
  • Blogs;
  • Fóruns;
  • Sites e outros que possibilitem essa comunicação;

Vantagens de utilizar as mídias sociais nas estratégias de marketing digital

Descubra as vantagens das mídias sociais

Após entender o que são mídias sociais é interessante entender também quais são as vantagens de utilizá-las para disseminar o seu negócio na internet. Como foi dito, existem milhões de pessoas que possuem acesso e utilizam a internet; sendo que conteúdos digitais podem alcançar mais pessoas em menos tempo.

Com isso, ao utilizar as mídias sociais corretamente você aumentará a visibilidade do seu negócio e aumentará a sensação de confiança dos usuários por que terá uma comunicação mais clara e objetiva com o seu público.

As mídias sociais também possibilitam um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e reduz os custos com o marketing, pois as mídias tradicionais de marketing custam muito caro e nem sempre são tão eficientes quanto as mídias sociais presentes no marketing digital.

Além disso, você pode aumentar a sua taxa de conversão com a mídias sociais, já que estará mostrando que valoriza o seu público disponibilizando uma comunicação mais rápida e próxima, o que está relacionado diretamente com a confiança que ele passará a ter com relação ao seu negócio.

Mas afinal, mídias sociais e redes sociais são a mesma coisa?

Embora sejam parecidas, há diferenças entre ambas. No começo, a mídia social era chamada de nova mídia, por profissionais de marketing digital.

Mídias sociais, na verdade, trata-se de uma ferramenta online, onde os clientes podem postar conteúdos que agreguem valor para os usuários. Aqui, todos têm a possibilidade de compartilhar o conteúdo.

Já as redes sociais, no entanto, são úteis para unir pessoas que tenham interesses em comum. Quando foram lançadas no mercado, essas redes eram conhecidas como sites de relacionamento.

Mídia Social = Rede Social + Publicação

A definição mais simplista para diferenciar uma mídia social de uma rede social, é que para uma plataforma ser reconhecida como uma mídia social, ela vai precisar juntar a comunicação + a publicação.

No inicio plataformas como Facebook, Twitter e Myspace, tinham como sua própria missão apenas promover o encontro e a comunicação entre pessoas, por exemplo:

Facebook: TheFacebook, assim como também era chamado, era um diretorio online que conectava pessoas de uma determinada faculdade.

Twitter: Era uma comunidade mundial de amigos e pessoas desconhecidas que poderiam responder apenas uma simples pergunta: “O que você fazendo?”.

MySpace: Somente permitia o compartilhamento de fotos, revistas e interesses com apenas a sua rede de amigos em comum.

Diferente dos dias atuais, nenhuma delas dava a possibilidade de realizar publicações públicas, no máximo ali você poderia apenas compartilhar com a sua rede de amigos, o que caracterizava uma publicação privada.

A partir do momento em que essas redes sociais começaram a implementar a capacidade de disseminar informações de uma maneira geral (Não somente para a sua rede de amigos), foi o que transformou as redes sociais em mídias sociais.

Mas isso não quer dizer que plataformas como Facebook, Twitter e Instagram ainda não sejam consideradas redes sociais, elas ainda são sim, mas agora elas também podem ser chamadas de mídias sociais, graças a possibilidade:

  • Publicação em Massa;
  • Possibilidade de criação de perfis públicos voltados a organizações ou Artistas;
  • Possibilidade de realizar promoções e divulgações de produtos, postagens, vídeos e páginas;

Quando falamos de mídias sociais, falamos de divulgação, de publicação, e as redes sociais foram o estopim sobra a qual as mídias sociais foram construídas.

Como é o estilo de comunicação entre ambas?

A comunicação feita em redes sociais, se dá basicamente pelo seu envolvimento com as pessoas, sejam elas desconhecidos ou a sua própria lista de amigos, havendo conversação e escuta na maioria das vezes.

Basicamente nas redes sociais, você deve ter tempo apenas para se envolver com os outros, e toda a comunicação se dá de um para um.

Se por um acaso, você tentar fazer a divulgação da sua empresa, da sua pessoa ou dos seus posts em uma plataforma considerada como apenas uma rede social, é bem provável que você não consiga o devido respeito que você merece, alem de ter que fazer um grande trabalho de divulgação (De um para um).

Imagina, você enviando mensagens de promoção da sua marca para a sua lista de amigos, depois ter que adicionar desconhecidos, publicar em grupos e etc.

Já nas mídias sociais, você esta tentando gerar envolvimento com as pessoas que estão ao seu redor, seja amigos, fãs e desconhecidos, esperando que eles façam algum tipo de interação com a sua marca ou tomem uma determinada ação.

E isso geralmente é feito através da publicação de diversos tipos de conteúdos como: imagens, textos, artigos, vídeos, e-books, infográficos, informações oficiais sobre a sua empresa e muito mais.

Nesse caso a comunicação se dá de um para muitos.

Quais são os objetivos de cada uma delas?

Tudo depende exclusivamente do objetivo que você esta tentando alcançar.

Se você quer construir uma rede de seguidores, fãs e estimular esses relacionamentos, uma rede social é a melhor alternativa nesses casos.

Agora, se durante esses relacionamentos, alguns te levarem fazer novos negócios, será uma incógnita, mas tenha em mente que este não é o objetivo principal.

Nas mídias sociais o objetivo é um pouco diferente, nelas como já mencionado neste artigo, você as usa para fazer interações com outras pessoas, visando é claro, aumentar a sua lucratividade, e isso significa que você esta em busca de aquisição de dados para gerar leads para o seu produto ou serviço.

É importante ressaltar, que plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e afins, funcionam tanto como Redes Sociais quanto como Mídias Sociais, tudo depende de qual o seu objetivo e como você pretende usa-las.

Qual tipo de conteúdo deverá ser usado?

O tipo de conteúdo que você usa nas redes sociais deve ser diferente daquele que é usado nas mídias sociais.

Com relação as redes sociais, geralmente você esta tendo conversas profundas e informativas, procurando estabelecer uma conexão, a fim de conquistar um fã ou um seguidor, enquanto desenvolve a sua autoridade na rede.

Já nas mídias sociais, você deve procurar impulsionar o engajamento das pessoas com o seu produto ou serviço, nesse caso, você precisa postar e compartilhar conteúdos como:

  • Imagens;
  • Artigos;
  • Textos;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • E-books;

Além de outros conteúdos que possuem um valor para o seu público, de uma forma que os mantenha engajados e interessados com a sua marca.

Existem maneiras automatizadas?

Se você é uma pessoa que usa ativamente as mídias sociais para fazer divulgação, provavelmente você já deve ter pesquisado ou ouvido falar de ferramentas online capazes de realizar auto postagens e medir resultados – Como é o caso da HootSuit.

Com as redes sociais, não existe ainda uma maneira tão automatizada quanto existe nas mídias sociais, de desenvolver relacionamentos, pois como dito anteriormente a relação aqui se dá de um para um, e isso significa que cada interação que você fizer precisa de uma atenção única, e algumas vezes personalizada.

Você pode sim, criar mensagens automáticas e usar alguma ferramenta capaz de sair adicionando desconhecidos por ai em busca de aumentar a sua base de seguidores, mas faça isso com cautela.

Como mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) de cada uma delas?

Cada uma delas possuem desafios diferentes quanto o assunto é medir o retorno sobre o investimento.

Com relação as redes sociais, é um pouco mais fácil, uma vez que, se a sua rede de fãs e seguidores estiver aumento, então isso diz a respeito que esta havendo um retorno sobre o investimento daquilo que você fez.

Nas mídias sociais, o seu objetivo é gerar engajamento com o conteúdo que você posta, e dependendo do seu objetivo, as coisas podem se tornar um pouco mais difíceis de ser mensuradas com relação a uma rede social.

Enquanto na rede social você pode medir o seu ROI somente pelo numero total de seguidores, nas mídias sociais, você não só pode medir o seu ROI pelo total de seguidores, mas também pelas visualizações, download de um determinado material, quantos comparam determinado item, quantos chegaram até determinado site, quantos usaram o chat para entrar em contato e etc.

Conheça as principais redes sociais do mercado

Conheça as principais redes sociais do mercado

Para se relacionar, e ter mais proximidade com o público, marcas e pessoas usam as redes sociais todos os dias. Esse meio de comunicação, costuma dar mais liberdade para os usuários, o que não acontece com outras mídias. Veja a seguir, os tipos de redes mais comuns da atualidade:

  • Microblogs, como o Twitter;
  • Redes sociais de conteúdo, como o Facebook, e o YouTube;
  • Redes sociais, como o Google+;
  • Blogs.

Para aqueles que desejam ter um blog, fica a dica, invista em SEO para melhorar o tráfego de sua página.

As 10 redes sociais mais usadas de 2019

De acordo com um relatório levantado pela GlobalWebIndex, mais de 90 mil pessoas entre as idades de 16 á 64 anos serviram como base para saber qual é a rede social mais usada atualmente.

Observe abaixo, as top 10 redes sociais que lideram a corrida.

1° Facebook

Membros/Usuários cadastrados: 85%.

Visitantes/Usuários Ativos: 79%.

2° YouTube

Membros/Usuários cadastrados: 79%.

Visitantes/Usuários Ativos: 86%.

3° Facebook (Messenger)

Membros/Usuários cadastrados: 72%.

Visitantes/Usuários Ativos: 55%.

4° WhatsApp

Membros/Usuários cadastrados: 66%.

Visitantes/Usuários Ativos: 60%.

5° Instagram

Membros/Usuários cadastrados: 63%.

Visitantes/Usuários Ativos: 58%.

6° Twitter

Membros/Usuários cadastrados: 56%.

Visitantes/Usuários Ativos: 43%.

7° Google+

Membros/Usuários cadastrados: 51%.

Visitantes/Usuários Ativos: 40%.

8° Linked in

Membros/Usuários cadastrados: 40%.

Visitantes/Usuários Ativos: 28%.

9° Skype

Membros/Usuários cadastrados: 35%.

Visitantes/Usuários Ativos: 28%.

10° Snapchat

Membros/Usuários cadastrados: 35%.

Visitantes/Usuários Ativos: 24%.

Como melhorar sua mídia social?

Se deseja ter seu público sempre em contato com sua página, algumas dicas são importantes para melhorar sua página. A primeira dela é mantenha o engajamento, pois os clientes sentem empatia pela sua página.

Depois, invista em conteúdo humanizado, encontre o público certo para seu produto ou serviço, use sua criatividade na hora de criar seus posts. Lembre-se, a melhoria deverá ser contínua.

O que há de novo nas mídias sociais?

O que mais há de novo nas mídias sociais

As redes sociais são atualizadas constantemente, para melhorar a experiência dos usuários e ainda trazer medidas de segurança mais eficazes para a proteção dos dados.

As mudanças ocorridas nas redes sociais nos últimos tempos, ajudou e muito as agências produtoras de conteúdo e freelancers, com relação às postagens e também com a interação com o público em geral.

Instagram

No Instagram, encontramos os stories, que como o nome já diz, permite contar histórias por meio de imagens. É muito útil para aqueles que vendem produto ou serviços.

Com este recurso, os empresários podem mostrar detalhes de seu produto, ou de se seu local de atendimento para os clientes.

Facebook

O messenger do Facebook está sendo melhorado para evitar as chamadas iscas de cliques, e atualmente os chatbots permitem incluir extensões que deixam as conversas ainda mais interativas.

Há também, a ferramenta Discovery, que auxilia os usuários a encontrarem bots de empresas, onde  eles podem contratar seus serviços ou comprar produtos.

YouTube

A cada ano, o YouTube está trabalhando para melhorar a experiência com os usuários. Recentemente, a plataforma tem facilitado o compartilhamento de vídeo, melhorou a oferta de filmes oferecidos aos seus assinantes, e criou o RSS Feeds.

Com o auxílio do relatório de qualidade, os criadores de conteúdo podem analisar se o site está tendo bom desempenho com relação ao provedor de internet e com relação aos streamings.

Atualmente, também é possível ver programas ao vivo, ou ainda ter acesso ao YouTube TV.

Porque investir em mídias sociais?

Somente no Brasil, cerca de 97% das empresas contam com uma presença online. As redes sociais têm sido o meio mais prático encontrado por empresas para manter o contato com seus clientes.

Veja a seguir, alguns motivos que levam os empresários a investirem em redes sociais:

  • Melhor custo/benefício;
  • Facilidade de analisar a concorrência;
  • Os fãs tornam-se aliados;
  • O aumento do alcance também permite aumento nas vendas.

As redes sociais são apenas uma parte da estratégia de marketing digital, os resultados devem ser mensurados semanalmente, pois eles demoram um certo tempo para dar bons frutos.

Por isso, antes de traçar metas com relação às redes sociais, saiba quem serão os usuários que irão visitar a sua página, que tipo de produto ou serviço você pretende oferecer, etc.

Dentro do marketing digital, o planejamento e a escolha das ferramentas são somente o começo para uma empresa ter sucesso no universo da internet.

Temos que manter a qualidade dos serviços, e nos atualizar constantemente para oferecer um bom conteúdo.

É importante ressaltar que a cada atualização dos buscadores e das redes, percebemos que, os profissionais que irão permanecer são aqueles que se dedicam para entregar um conteúdo original e competente.

Conclusão

Após entender o que são mídias sociais você poderá adotar estratégias do marketing digital mais eficientes de acordo com o seu tipo de negócio. As mídias sociais são extremamente importantes para as empresas atualmente, mas é importante saber utilizá-las de modo que haja o favorecimento ao negócio.

É importante lembrar que não é necessário fazer uso de todas as mídias sociais existentes, mas sim as que possuem uma maior relevância para o negócio e que proporcione os melhores resultados possíveis.

0 0 votes
Article Rating
Escrito por William Lima - 19 de junho de 2019 - 761 Views
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments