Rastreie instantaneamente suas páginas com a API de indexação do Bing

Rastreie instantaneamente suas páginas com a API de indexação do Bing

Diferente do Google, que pode demorar até 3 dias para rastrear e indexar suas páginas e seus respectivos conteúdos, por um outro lado, seu maior concorrente (bing), vem trabalhando em atualizações constantes visando tornar a experiência de seus usuários a mais perfeita possível.

Recentemente, Christi Olson (Pesquisa e Publicidade da Microsoft) através da sua conta no twitter, anunciou uma nova API do bing, que permite que os webmasters indexem instantâneamente suas páginas enviadas por essa plataforma.

Com essa nova funcionalidade, os webmasters não precisarão mais aguardar horas ou dias para terem suas páginas indexadas (reconhecidas) pelo bing.

Dessa forma, você será capaz de ter suas páginas e novos conteúdos indexados pelo buscador em tempo real, possibilitando também, o envio de milhares de páginas sem ter que esperar a boa vontade do buscador para rastrea-las.

O que você vai ver nesta notícia?

Como enviar suas URL’s para o Bing?

Por enquanto, essa nova funcionalidade não está aberta ao público em geral, mas nada impede que você faça parte do programa de testadores da API 😉

Ao clicar no link acima, você será direcionado a página oficial da nova funcionalidade. Para começar basta clicar no botão “Start Now”.

URL and content submission api: bing webmaster tools

Após isso você irá para a página de login, aonde ele pedira para que você entre com a sua conta da microsoft, Google ou Facebook para começar a usar as ferramenta do buscador.

tela de login: suporte para ferramentas webmaster do bing

Em seguida você precisa permitir que o bing acesse as informações da sua conta (caso você tenha entrado com uma conta da microsoft, e está for a sua primeira vez).

Deixar a aplicação acessar suas informações? Sim!

Por fim, você terá acesso a página do Bing aonde poderá enviar suas URL’s ou seus arquivos sitemap.xml.

Tela inicial do bing webmaster

Tenha em mente que se esta for a sua primeira vez com a ferramenta webmaster do bing, assim que você tentar enviar uma URL, a plataforma irá verificar se a propriedade (domínio em si) é realmente seu.

Caso for, você poderá enviar suas URL’s normalmente pela plataforma, para isso basta que você confirme sua propriedade inserindo um código de rastreio no html das suas páginas, um arquivo .xml no diretorio do site ou via DNS.

O tutorial do bing é bem intuitivo nesse aspecto, então acreditamos que você não encontrará dificuldades na hora de verificar a sua propriedade.

É importante ressaltar que o bing não indexará todas as URL’s enviadas, visto que ele ainda aplica algorítimos para validar se aquele conteúdo atende os padrões de qualidade estabelecidos pela Microsoft.

Caso atenda, sua URL aparecerá nos mecanismos de pesquisa do bing em apenas alguns minutos.

Documentação para desenvolvedores

Se você é desenvolvedor ou é uma empresa que disponha de devs, você pode acessar a página de documentação do bing, aonde nela é explicado passo a passo de como você pode enviar suas URL’s de forma automática via método HTTP (POST).

Tenha em mente que apesar do anúncio feito pelo bing, aonde foi declarada a possibilidade do envio de milhões de URL’s simultâneas, a documentação define um limite de 500 URL’s por vez.

“O número máximo de URLs que podem ser enviados em um lote é 500, a menos que exceda a cota disponível. GetUrlSubmissionQuota (String) deve ser chamado para determinar a quantidade de URLs que podem ser enviadas. ”

Com a API você não precisará mais entrar no painel do webmaster e ficar enviando novas URL’s a cada nova publicação no seu site.

Em vez disso você pode automatizar seu site, para que a cada nova publicação, uma requisição de indexação seja enviada diretamente para a API do bing 🤓

Os benefícios da indexação instantânea

Quem trabalha com SEO a bastante tempo, sabe da expectativa em ter suas URL’s indexadas de forma rápida pelo buscador, principalmente quando estamos falando de sites de notícias.

Quanto mais rápido o buscador indexar aquele conteúdo mais rápido ele estará disponível para os usuários daquele buscador.

Existe um conceito chamado Newsjacking, que visa criar conteúdos aproveitando os assuntos que estão em alta naquele momento, atraindo assim, uma larga quantidade de visitantes únicos para suas páginas.

Se devido ao acaso, o buscador demorar bastante tempo para indexar uma “notícia quente” do seu site, existe uma grande possibilidade de você perder a “onda” do newsjacking.

Por exemplo, vamos supor que uma marca famosa de smartphones, acaba vazando um rumo sobre uma possível especificação do seu mais novo aparelho.

Se tratando de uma marca famosa, é bem provável que essa notícia fique em evidencia nos maiores portais de notícias do mundo.

Mas como todos nós já sabemos, toda notícia tem prazo de validade, logo, os primeiros sites que a divulgarem, terão um grande número de visitantes.

E a tendência é que ela caia em esquecimento gradativamente a medida em que novos assuntos vão surgindo.

Imagina agora, você noticiando aquele rumor no exato momento em que ele veio a tona, mas de alguma forma desconhecida, o buscador ainda não indexou o seu conteúdo, tanto que ele demorou 3 dias para faze-lo.

3 dias é tempo suficiente para que aquela notícia já tenha sido amplamente divulgada, de forma a mais ninguém ter interesse em pesquisa-la.

Com isso você perde a oportunidade de atrair um grande número de visitantes, para que estes posteriormente conheçam a sua marca.

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x