8 Exemplos Criativos de NewsJacking para você se Inspirar!

8 Exemplos Criativos de NewsJacking para você se Inspirar!

Sabe aquele momento em que uma determinada marca se aproveita de um assunto que esta em alta para se auto promover?

Se você é uma pessoa ativa nas redes sociais, já deve ter se deparado com algumas postagens de marcas famosas que fizeram menção a um assunto que estava em alta no momento.

Neste artigo vou mostrar 8 exemplos totalmente criativos para você se inspirar e pegar a manha na hora em que você for criar seu próprio conteúdo de NewsJacking, vamos nessa?

O que iremos aprender hoje?

O que é o famoso NewsJacking?

Se você ainda não sabe e está totalmente por fora deste assunto, recomendamos fortemente a leitura do nosso artigo completo sobre NewsJacking, que vai te ensinar tudo o que você precisa saber para aplicar esta técnica no seu negócio hoje!

Basicamente, o NewsJacking é um conceito criado por David Scott, que visa a utilização de notícias e assuntos que estejam em alta no momento a fim de promover a sua própria marca.

Por exemplo, supondo que você seja uma loja que venda itens de jardinagem, como vasos, plantas, sementes, aquarios, fertilizantes e afins.

Só que por um momento, você acabou identificando um movimento crescente de pessoas nas redes sociais que aderiram a uma causa chamada “Plante uma Arvore Hoje”.

E daí, surgiram diversos posts de pessoas tirando selfies com suas plantinhas recém plantada usando a hashtag #planteUmaArvoreHoje.

Você como um vendedor de itens de jardinagem, poderia criar uma postagem como essa em sua conta nas redes sociais:

Exemplo de Newsjacking #planteUmaArvoreHoje

Nesse caso, todas as pessoas que pesquisarem por #planteUmaArvoreHoje poderão se deparar com a sua postagem, e caso ela seja o tipo de pessoa que gostaria de participar da causa mas que não sabe nem por onde começar, além de não possuir os itens de jardinagem necessários… PIMBA, ela vai ser atraída pela sua marca e poderá até comprar alguns itens de jardinagem 🌳

Com isso você surfaria nessa onda atraindo muita gente para a sua marca, dando mais visibilidade a ela, e quem sabe você ainda poderia fechar algumas vendas.

Isso é NEWSJACKING!

Só que… ainda usando o exemplo da causa da arvore, assim como qualquer outro assunto ou notícia que esta em alta no momento, ela tem prazo de validade.

No começo da causa, muita gente vai tirar suas selfies usando aquela hashtag, mas a tendência é que o volume de postagens, curtidas e compartilhamento vá decaindo ao longo do tempo.

Isso se chama ciclo de vida das notícias e acontece com qualquer assunto que um dia já esteve no top do rank de popularidade…

Sendo assim, para que a sua técnica de newsjacking tenha o máximo impacto possível, você precisa lançar suas campanhas o quanto antes – digo até mais rápido do que seus concorrentes.

Ou seja, você precisa acertar no “timing” (momento certo) em que tal assunto está começando a crescer em sua popularidade, e não deixar pra fazer isso depois que ninguém mais lembra do que aconteceu.

Aquele que lançar primeiro e tiver um conteúdo de qualidade melhor que os demais, esse com certeza vai atrair bastante tráfego para a sua marca.

Bem, agora que você já sabe o que é o newsjacking e já tem mais ou menos uma pequena ideia de como aplica-lo no seu negócio, chegou o momento de você se inspirar 😍

Exemplos Criativos de NewsJacking

Separamos pra você 8 grandes exemplos de postagens extremamente criativas que fazem o uso da técnica de newsjacking, confira agora!

1- Dunkin’ Donuts

Lembra daquele vestido que ficou bem famoso nas redes sociais, que gerou um grande dilema no qual algumas pessoas enxergavam preto e azul enquanto outras branco e dourado?

Então, não vou mentir que diversas outras empresas entraram nessa onda do vestido e fizeram o uso do newsjacking para criar campanhas associadas a sua marca, no entanto uma dessas empresas acertou em cheio atingindo mais de 2 mil retweets e 4 mil curtidas, criando dois donuts deliciosos como consta na imagem abaixo:

Exemplo da Dunkin Donuts

2- Oreo

Em 2018 a empresa de biscoitos (ou bolachas rs) Oreo desenvolveu uma campanha de newsjacking quando o assunto que estava em alta era sobre a gravidez da Kate Middleton, olha que legal:

Exemplo da empresa Oreo

3- Snickers

Durante a copa do mundo de 2014, o jogador Luis Suarez em seu momento de raiva (ou de fome) acabou mordendo outro jogador de futebol durante a partida.

Rapidamente e sem perder tempo a marca snickers entrou na brincadeira e criou uma publicação aonde dizia: “Você não é você quando está com fome”.

Exemplo e Newsjacking

Eis aí um resultado extraordinário de quase 40 mil retweets e 18 mil curtidas 😯

4- kitKat

Lembra quando o iPhone 6 Plus foi lançado e as pessoas ao redor do mundo acidentalmente acabaram dobrando o smartphone, devido a sua fragilidade quando os colocaram no bolso traseiro da calça?

Enquanto todos estavam preocupados e ocupados tentando identificar as reais causas de usabilidade que fizeram o dispositivo dobrar, a KitKat foi mais esperta e acabou lançando uma campanha humorística que resultou em 23 mil retweets e 11 mil curtidas.

Exemplo do KitKat

5- Virgin Holidays

Aproveitando a vibe da legalização do casamento de pessoas do mesmo sexo que aconteceu no ano de 2014 no reino unido, a empresa virgin holidays especialista em viagens de férias, usou a criatividade para criar este anúncio:

Newsjacking da virgin holidays

6- MINI

Atenção, esta prática que iremos ver agora conseguiu uma combinação perfeita entre usar uma notícia certa no momento certo, com um toque de humor e filosofia da própria marca.

Em 2013, algumas empresas fraudulentas usaram carne de cavalo em produtos que eram rotulados como carne bovina, o que deixou os europeus indignados com essa situação, tanto que os países do bloco pediram testes de DNA em todos os produtos daquele tipo de carne.

Sabendo desta situação, a empresa Mini criou a seguinte campanha: “Carne com muitos cavalos escondidos”:

Exemplo da empresa de carros mini

7- Netflix

Para celebrar o desafio dos 10 anos e o ovo mais curtido no instagram, a netflix criou uma campanha comparando um ovo com o personagem principal do anime One Punch Man (que tinha acabado de chegar na netflix):

NetFlix usando Newsjacking

8- LEGO

Sim, aqueles brinquedinhos que você brincava quando era criança? Então, parece que eles também andaram brincando de usar algumas técnicas de newsjacking por aí 😂

lego também fez newsjacking

Assim como a netflix, ela também fez o uso da hashtag #10YearChallange, criando uma campanha aonde diz que não tem idade para se brincar de lego.

NewsJacking vai muito além do Twitter, ok?

Ao contrário do que você talvez esteja pensando, que a maioria dos exemplos de newsjacking mostrados aqui neste artigo foi no twitter, então automaticamente as técnicas de newsjacking só funcionariam no twitter… você está muito enganado.

O newsjacking vai muito além de uma simples publicação no twitter, e você também pode aplica-lo no seu site, blog, ou em qualquer outra rede social que você utilize.

💡 Você Sabia? A ferramenta do Google Trends é ideal para encontrar tendências sobre o que os usuários pesquisam no Google, o que pode te ajudar e muito na identificação dos assuntos que estão em alta.

Espero que os exemplos de newsjacking mostrados neste artigo tenham te inspirado a criar campanhas tão criativas como as que vimos aqui, até a próxima 😉

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x