Olyng

Dicas e Estratégias de Marketing Digital

Como descobrir as palavras-chave mais usadas pelo seu público?
SEO

Como descobrir as palavras-chave mais usadas pelo seu público?

Encontrar as palavras-chave mais usadas pelo seu público fazem toda diferença quando o assunto é ter um negócio de sucesso.

Neste artigo iremos aprender sobre as principais ferramentas que muitos profissionais usam para descobrir as tendencias das palavras-chave mais utilizadas por seus públicos.

Quer descobrir como? Acompanhe este artigo até o final 😉

O que iremos aprender hoje?

Autocomplete do Google

A maneira mais fácil e gratuita para descobrir quais os termos e frases que o seu público pode estar buscando, é usando a própria ferramenta do Google em seu favor.

O Google possui uma funcionalidade conhecida como autocomplete, e ela funciona de uma maneira tão obvia que você já deve ter usado ela em algum momento da sua busca e nem percebeu.

Sabe quando você abre o campo de pesquisa no Google, seja na página do próprio buscador ou no campo de URL do navegador do Google Chrome, e conforme você digita aparece algumas sugestões de pesquisas?

Autocomplete do Google para a palavra-chave whey protein

Essas sugestões são conhecidas como previsões do Google, mas para nós profissionais de marketing nós conhecemos isso como o autocomplete do Google.

É importante saber que os termos gerados nessas previsões, são com base na quantidade de pessoas que realizaram a busca por essas palavras.

No caso do exemplo acima, eu inseri o termo “Whey Protein” e o Google me recomendou alguns outros termos como: “Whey Protein Isolate”, “Whey Protein Isolado”, “Whey Protein Concentrado” e entre outros.

Isso quer dizer que em algum momento da busca, a maioria das pessoas que pesquisaram por “Whey Protein” também buscaram por “Whey Protein Isolate… Isolado…. Concentrado”.

E a medida em que vamos seguindo essas sugestões, novas sugestões aparecem, como podemos acompanhar na imagem abaixo:

Autocompleye do Google para a palavra-chave Whey Protein Isolado

Esta funcionalidade é uma ótima forma de gerar ideias de palavras-chave que de uma certa forma são as mais procuradas pelo seu público, e que se usadas corretamente podem causar um grande impulsionamento nos seus resultados.

Rodapé do Google

Ainda com a ferramenta de pesquisa do Google, podemos ter acesso aos termos relacionados com o termo que acabamos de buscar.

Se você fizer uma busca por algum termo qualquer no buscador, no final da página, na maioria das vezes – Não é sempre que ele mostra esses resultados -, o Google vai te mostrar algumas pesquisas feitas pela maioria das pessoas que também pesquisaram pelo seu termo.

Pesquisas relacionadas a whey protein isolado.

Isso quer dizer que as pessoas que buscaram por “Whey Protein Isolado”, voltaram em algum momento da busca e refinaram os termos de pesquisa fazendo uma busca um pouco mais detalhada sobre o assunto. Como é o caso do “Whey Protein Isolado para que serve” e “Whey Protein Isolado benefícios”.

Google Keyword Planner

Uma das maiores e mais populares ferramentas usadas da atualidade voltada para a obtenção de novas ideias de palavras-chave, não poderia ficar de fora da nossa lista, não é mesmo?

Se você ainda não conhece sobre ela, é porque você nunca divulgou algum tipo de negócio pela mídia paga do Google (Vulgo Google Adwords).

Mas fique tranquilo que iremos usa-la a partir de agora 😃

A ferramenta ela é gratuita, e para acessa-la você precisa entrar no site da ferramenta do Keyword Planner, e clicar no botão Acesse o planejador de palavras-chave.

Botão de entrar da ferramenta do Google Keyword Planner.

Observação: Você precisa ter uma conta no Google Adwords para ter acesso a esta ferramenta. Se você ainda não tem basta seguir o passo a passo do Google, e quando acabar volte neste artigo, acesse novamente o site da ferramenta e acompanhe os próximos passos abaixo.

Dentro da ferramenta você terá acesso a duas opções, selecione a opção Descubra novas palavras-chave.

Opção do keyword planner para descobrir novas ideias de palavras-chave.

Logo em seguida, irá abrir um campo para que você possa digitar suas palavras-chave que você desejar para se obter ideias.

Descubra novas palavras-chave inserir termos.

Basta inseri-las manualmente neste campo, se preferir você pode inserir mais de uma palavra-chave, para isso basta colocar uma virgula (,) e dar um espaço.

Descubra novas palavras-chave, usando os termos whey protein e whey protein isolado.

Ainda neste campo, você ainda pode inserir uma URL qualquer para que a ferramenta se encarregue de acessar o site, e assim consiga extrair algumas ideias de palavras-chave de acordo com o conteúdo existente naquela página.

Colocou todas as suas ideias de palavras-chave? Agora basta clicar no botão COMEÇAR para iniciar a nossa brincadeira.

Ideias de palavras-chave geradas pelo Keyword Planner para os termos whey protein e whey protein isolado.

Por fim a ferramenta nos trás diversas ideias de palavras-chave relacionadas ao volume de pesquisas mensais além de outros dados como o nível de concorrência e preços dos lances (Isso pra quem pensa em investir no Google Adwords).

💡 Você sabia? Palavras-chave com mais de dois termos são consideradas palavras-chave do tipo Long Tail e apesar de apresentar um volume de buscas um pouco mais baixo, são ranqueadas com facilidade e convertem mais.

Você pode usar o Google Keyword Planner tanto para encontrar ideias de palavras-chave quanto para encontrar palavras-chave negativas.

Google Trends

A quarta maneira de pesquisar pelas palavras-chave que estão nas tendencias de busca do seu público, também é da Google… há de se esperar, de uma certa forma todos nós queremos ser encontrados pela Google, não é mesmo?

O Google Trends é uma ferramenta capaz de pesquisar pelas principais tendencias dos termos que são pesquisados pelos visitantes em um passado recente.

Com ele, você poderá comparar termos, pesquisar por assuntos, visualizar o volume de busca por uma determinada palavra-chave desde 2004 até o atual presente (Na web, Google Images, Google Shopping e Youtube), visualizar o volume de interesses por região, país e cidade além de ter acesso aos assuntos e consultas relacionadas com este termo.

Para acessa-la basta entrar no site do Google Trends, e inserir os seus termos no campo de pesquisa e pressionar ENTER do seu teclado.

Veja o que o mundo esta pesquisando, site do Google Trends.

Na próxima tela você terá acesso a todos os dados globais do termo pesquisado, podendo acompanhar diversas métricas, como:

Interesse ao longo do tempo

Interesse ao longo do tempo da palavra-chave whey protein na tabela de interesse ao longo do tempo.

Interesse por sub-região, assuntos e consultas relacionadas

Interesse por sub-região, assuntos e consultas relacionadas

Google Search Console

E para fechar um chave de ouro (não o artigo) a maratona de ferramentas do Google, não poderia faltar a Google Search Console, a ferramenta mais querida e popular de SEO.

Já falamos sobre ela no artigo que fala sobre os Primeiros Passos com o Google Search Console, e ter uma ferramenta como essas é de extrema importância para quem tem um negócio digital.

No entanto, você também pode usa-la para obter ideias de palavras-chave, só que diferente das outras ferramentas, as ideias encontradas aqui, são os termos que os seus visitantes usaram para achar ou clicar no link do seu site nos resultados de busca do Google.

Consultas relacionadas da ferramenta Google Search Console, aqui você encontra as palavras-chave mais usadas pelo seu público.

Dentro da ferramenta, mais especificamente em Desempenho > Consultas, você vai achar as palavras-chave usadas para encontrar o seu site no Google, nesse caso, podemos dizer que essas realmente são as palavras-chave mais usadas mais pelo seu público.

Não que as outras ferramentas não mostrem valores exatos, mas convenhamos, as palavras-chave mostradas pelo Search Console, está num patamar um pouco acima das outras.

Se essa for a sua primeira vez em que você configurou esta ferramenta, tenha paciência, uma vez que o Google precisa reunir uma quantidade significativa de consultas inicias para que ele possa mostrar pra você.

WordTracker

Fechando a maratona das ferramentas do Google, existe uma ferramenta americana que consegue encontrar e gerar milhares de ideias de palavras-chave extraindo as palavras-chave usadas pelo seu concorrente.

Essa ferramenta diferentes das outras é Freemium, ou seja, algumas funcionalidades são gratuitas e as mais completas você tem que pagar.

Para acessa-la basta entrar no site da ferramenta do WordTracker, inserir sua palavra-chave e clicar no botão Search.

Ferramenta do WordTracker.

Dentro da ferramenta os dados iniciais virão em inglês, mas você pode resolver isso alterando o território (para Brazil) e o estado clicando novamente em Search.

Wordtracker, território brasileiro.

Essa ferramenta ela é completa pelo fato de conseguir buscar palavras-chave usando resultados extraídos do Google Keyword Planner e Google Autocomplete juntos.

UberSuggest

Outra ferramenta bastante simples de usar e que também trás resultados parecidos com o Keyword Planner, é uma ferramenta gratuita chamada UberSuggest – Que um dia já foi paga e agora não é mais 🎉

Para acessa-la basta entrar na página inicial da ferramenta da UberSuggest, inserir suas palavras-chave, selecionar a sua região e clicar em buscar.

Ferramenta do Ubersuggest para encontrar as palavras-chave mais usadas pelo seu público.

A principal diferença dessa ferramenta é que ela oferece outras analises agregadas como analise de sites (SEO) e a analise de concorrentes, mas em geral é uma ótima ferramenta, tanto é que o pessoal da Olyng usa ela direto rs

Ubersuggest termo whey protein

Esta ferramenta tem uma proposta diferente e é mais usada para saber se realmente vale a pena investir na criação de conteúdo para uma palavra-chave, visto que, ela faz um calculo que mede o nível de dificuldade perante aos sites na primeira posição do Google.

Outras ferramentas para buscar palavras-chave

Como opção, iremos deixar outras ferramentas que também usamos e que são muito úteis para buscar ideias de palavras-chave do nosso público atrelados a analises de concorrentes.

SemRush

Podemos dizer que essa ferramenta, é a ferramenta!

Sendo a ferramenta mais completa do mercado, ela fornece dados o suficiente não só para você montar a sua lista de palavras-chave, mas como acompanhar seu crescimento além das palavras-chave usadas pelo seu concorrente.

Obviamente ela é paga, mas vira e meche você consegue uns descontos com profissionais que são parceiros da semrush, ou algum período de testes prolongado.

Podemos dizer que aqui você também poderá encontrar as palavras-chave usadas pelo seu público!

Link da Ferramenta: SemRush.

Keyword Tool

Uma ferramenta freemium bem conhecida internacionalmente que bate de frente com a ubersuggest, ela gera até 750 ideias de palavras-chave que você pode usar no seu conteúdo.

As ideias são extraídas de locais diferentes como:

  • Google;
  • Youtube;
  • Bing;
  • Amazon;
  • eBay;
  • Play Store;
  • Instagram;
  • Twitter;

Link da Ferramenta: Keyword Tool.

Moz Keyword Explorer

Assim como a maioria das ferramentas de palavra-chave a Moz tem já tem bastante tempo no mercado e assim como a semrush, trabalha como o Google na busca de tendencias dos usuários.

Na versão gratuita você poderá fazer até 2 pesquisas por dia.

Link da Ferramenta: Moz Keyword Explorer.

Yoast Google Suggest Expander

Um dos maiores e melhores plugins de SEO para WordPress, inclusive já falamos dele por aqui, também possui sua própria ferramenta de ideias de palavras-chave.

Se você quer encontrar as palavras-chave mais usadas pelo seu público, vale a pena dar uma conferida nesta ferramenta.

Link da Ferramenta: Yoast Google Suggest Expander.

Long Tail PRO

A maioria das ferramentas que vimos até agora focam na obtenção de palavras-chave do tipo head tail e long tail.

Mas com a Long Tail PRO, a busca é um pouco mais long do que head rs

Link da Ferramenta: Long Tail PRO.

Conclusão

Achar as palavras-chave mais usadas pelo seu público não é uma tarefa muito fácil e como vimos neste artigo, existem diversas maneiras e ferramentas diferentes ao seu alcance.

Com essas dicas você estará a um passo a frente dos seus concorrentes mais leigos e terá mais chance de fazer sucesso com seu negócio digital.

Escrito por William Lima - 18 de julho de 2019 - 877 Views

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of