Novidade: Search Console lança novo filtro por data mais recente

Novidade: Search Console lança novo filtro por data mais recente

O Google Search Console, que é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente para analisar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa do Google lançou mais uma novidade em seus relatórios.

Novidade: dados recentes na seção "desempenho nos resultados da Pesquisa"

Agora você pode visualizar o histórico de desempenho das suas páginas do seu site em um intervalo de tempo de 24 horas, graças a um novo filtro chamado de Data mais recente.

Tal filtro pode ser encontro na aba de Desempenho, mais especificamente quando você altera o período de amostragem de dados.

O que iremos aprender hoje?

Aprenda a filtrar pela data mais recente com o Search Console

Em épocas passadas através da ferramenta Google Search Console, só conseguíamos acompanhar o desempenho de cada uma das páginas do nosso site usando uma filtragem por períodos que podem variar entre:

  • Últimos 7 dias;
  • Últimos 28 dias;
  • Últimos 3 meses;
  • Últimos 6 meses;
  • Últimos 12 meses;
  • Últimos 16 meses;

Você também era – e ainda é – capaz de selecionar um período personalizado informando uma data de início e uma data de término.

Entretanto inerente do período que você escolher, a ferramenta só conseguirá retornar dados contando menos 2 dias da data atual.

Ou seja, se eu selecionar o filtro cujo o período seja de “Últimos 7 dias” por exemplo, como hoje é dia 23/09/2019 (data em que foi escrito este post) a ferramenta me retornará os resultados dos últimos 7 dias contando a partir do dia 21/09/2019 – Menos 2 dias da data atual.

Agora você imagina, em pleno seculo XXI aonde diversas ferramentas de analytics mostram dados quase que em tempo real e o Search Console com dados um pouco… arcaicos?, mas é claro que ele não poderia ficar de fora dessa!

Para usar o novo filtro, certifique-se de que você tem uma conta e um site configurado no Google Search Console, se você ainda não tem separamos um artigo para você que vai te ensinar a dar os primeiros passos com essa ferramenta.

Dentro do painel da ferramenta (clique aqui para ir direto pra lá, selecione o botão de iniciar agora), vá em Desempenho e selecione o segundo filtro aonde geralmente está escrito “Data: Últimos 3 meses” (clique nele).

Caminho para o box de seleção de filtro por período

Automaticamente a caixa de seleção de filtros por períodos se abrirá, basta que você selecione a primeira opção aonde esta escrito Data mais recente.

Search Console data mais recente

E pronto, agora você pode acompanhar os resultados de pesquisa em menos de 24 horas, mas tenha em mente que os dados contidos naqueles gráficos são considerados dados preliminares.

Dados Preliminares

De acordo com a o suporte da ferramenta, os dados mais recentes ali presentes nos gráficos ainda são considerados dados preliminares (ou incertos).

Nesse caso, isso significa que aqueles relatórios que estão sendo filtrados a partir da data mais recente (24 horas) podem sofrer pequenas alterações antes de serem confirmadas.

É importante ressaltar que os dados preliminares costumam incluir menos de três dias, e que em dado momento (não informado pelo Google) tais dados são confirmados pela plataforma.

Outro observação importante, é que os dados premilinares somente são incluídos em gráficos e em tabelas existentes na aba de Desempenho, sendo assim os dados do discover ficam de fora dessa vez.

Como eu sei que dada informação se trata de um dado preliminar?

Simples, basta passar o cursor do mouse em cima do gráfico, caso a advir a mensagem: “Ponto de dados parcial: as informações recentes não se referem ao dia todo” significa que tal resultado se trata de um dado preliminar.

exemplo de dados preliminares do google search console

Graças ao novo filtro de data mais recente do search console, agora podemos acompanhar os dados de pesquisa quase que em tempo real, o que vai ajudar muito nas estratégias de marketing digital 😉

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x