Search Console: Mais controle de dados e notificações por e-mail

Search Console: Mais controle de dados e notificações por e-mail

Para aqueles que utilizam o Search Console, já devem ter notado algumas aparições do bloco de resumo da ferramenta junto com os resultados de pesquisa do Google.

Esses blocos costumam aparecer quando estamos logados com a nossa conta que está atrelada a uma propriedade no Search Console, principalmente quando pesquisamos por uma de nossas palavras-chave.

O Google, atualizou recentemente os recursos do Search Console, fazendo com que os proprietários dos sites (Webmasters) tenham mais controle sobre as configurações de suas contas.

Dessa forma, os webmasters terão acesso a duas novas configurações existentes dentro do menu “Configurações do Usuário”, aonde dá a possibilidade de alterar a visualização dos dados de desempenho de suas propriedades, durante a exibição dos resultados de pesquisa.

Junto a isso, agora também é possível controlar quais os tipos de notificações por e-mail você gostaria de receber do Search Console.

O que veremos nesta notícia?

Aonde encontro essas atualizações?

As novas atualizações podem ser encontrados dentro da opção “Configurações do Usuário”, localizada no canto superior direito, representado pelo ícone do usuário com uma chave dentada.

ícone de configurações do usuário no search console

Ao clicar no ícone, você será direcionado a página de configurações aonde poderá alterar as preferências da plataforma.

Opções de configurações do usuário no search console

Search Console nos resultados da Pesquisa

Um recurso presente desde dezembro de 2018, e que foi lançado sem aviso prévio aos webmasters, agora pode ser desativado por padrão.

Antigamente, se o webmaster tivesse conectado a sua conta do Google enquanto realizava uma pesquisa, ele era obrigado a visualizar o bloco de resumo nos resultados de busca.

Exemplo do bloco de resumo do search console nos resultados de pesquisa

A imagem acima, ilustra a forma como isso é mostrado junto com seus resultados de pesquisa, repare que isso é só visível para você (Visible only to you).

Dessa forma, os webmasters poderiam acompanhar um resumo sem precisar entrar na plataforma do search console.

É importante ressaltar que esses dados são mostrados apenas para você enquanto permanece conectado a sua conta do Google.

Como desativar?

Para desativar esses blocos, basta ir em Configurações da Conta > Search Console nos Resultados da Pesquisa.

tela de search console nos resultados de pesquisa

Lá, você tanto pode desativar a opção “ativar para as propriedades como listado abaixo”, no qual desativaria a amostragem dos blocos para todas as suas propriedades.

Ou se preferir, você também pode desativar uma por uma, para isso basta escolher uma propriedade no bloco “Suas Propriedades”, clicar na seta pra baixo, e trocar a opção “Mostrar” para “Não Mostrar”.

desativando o status das minhas propriedades no search console

Para ativa-las novamente é só fazer o caminho inverso 😉

Preferências de E-mail

A partir deste momento os webmasters terão um controle maior sobre quais tipos de e-mails eles desejam receber.

tela de preferencias de e-mail do search console

Para cancelar o recebimento de alguns e-mails, você precisa abrir o seu e-mail na qual o search console te envia as notificações, achar uma notificação que você não queria mais receber, e clicar no link chamado “Cancelar Inscrição”.

Exemplo do link cancelar inscrição dentro do e-mail enviado pelo search console

As suas inscrições canceladas aparecerão na lista de preferências de e-mail modificadas.

Para reverter o processo, basta alterar o status na lista, de “Inscrição Cancelada” para “Inscrição Ativada”:

Revertendo um e-mail na qual a inscrição está cancelada

Precisa de ajuda para configurar o Search Console? Então não deixe de seguir os Nossos Primeiros Passos com o Search Console.

Autor: William Lima

William Lima

Entusiasta de Marketing

William Lima é fundador da Olyng.com, que é uma ferramenta especializada em SEO. Trabalha com internet a 15+ anos , graduando em Gestão em TI, professor de Marketing Digital na Olyng.

Comentários

x